segunda-feira, 23 de julho de 2018

Lar Irmã Terezinha: Referência em acolhimento no Estado de São Paulo






Em breve o Lar Irmã Terezinha receberá oficialmente um prêmio por ter sido considerada referência no Estado de São Paulo em acolhimento ao idoso. Esse título foi conquistado graças ao excelente trabalho que o atual presidente da instituição Álvaro Bondini vem realizando.
Álvaro Bondini foi eleito presidente do Lar Irmã Terezinha por aclamação e deve ficar no mandato até final de 2019. Bondini, 56 anos, é empresário, marido e pai de seis filhos e o seu principal objetivo é terminar a sua gestão com a instituição referência em atendimento, acolhimento, saúde e infraestrutura, itens que já vem conquistando desde que assumiu.
Hoje os idosos acolhidos pelo Lar participam de diversas atividades voltadas para área da saúde, bem-estar, desenvolvimento, cultura e interação que são realizadas durante a semana como: leitura, arte terapia, cão terapia, atividade funcional, dança e teatro.
Com a nova gestão o Lar teve diversas mudanças em sua infraestrutura, o atendimento e acolhimento dos idosos foram renovados, a área de saúde e alimentação dos acolhidos foram adequadas tudo pensando no bem estar deles e com toda essa mudança a instituição conseguiu diminuir o seu número de óbitos.   
Uma das conquista da nova gestão foi o Centro de Reabilitação que irá oferecer para os idosos acolhidos pelo lar e comunidade atividades de inclusão digital e alfabetização, além de atendimento de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicólogo, fisioterapia e odontologia. O local já foi inaugurado e apresentado para autoridades locais.
 Outra conquista do Lar Irmã Terezinha será a inauguração, ainda este ano, da Casa Dia, que atenderá 40 idosos da cidade. A Casa Dia é uma creche do idoso e dará atendimento diário, e os acolhidos poderão participar de todas as atividades oferecidas pela instituição.
Álvaro anunciou também que no início de 2019 o Lar Irmã Terezinha deverá inaugurar um espaço que terá capacitação para atender idosos que sofrem com Alzheimer. Uma grande conquista para região, pois atualmente não possui muitos locais referência neste tipo de acolhimento. 
Hoje o Lar acolhe 78 idosos e conta com um quadro de 54 funcionários e 12 prestadores de serviço. Além de idosos da comunidade que atenderá através da Casa Dia e do Centro de Reabilitação.

Conheça um pouco da história do Lar Irmã Terezinha

O Lar Irmã Terezinha é uma instituição de Acolhimento ao Idoso de Pindamonhangaba, fundada em 1945, e tem uma história de 71 anos de existência de asilo para velhos desamparados e albergue noturno. Constata-se que ao longo dos anos a instituição absorveu as conquistas geradas por uma sociedade que se moderniza a cada dia, para oferecer serviços e procedimentos que promovam a qualidade de vida das pessoas por ele acolhidas e seus colaboradores. Considerando os diversos tipo de atendimento que se caracterizava por intervenções tópicas, passando a implantar um programa articulado de atendimento integral ao idoso, onde a proposta de trabalho desenvolvida reflete, enfim, a função da filantropia que permeia os princípios cristãos, com postura ética e civil de respeito aos direitos humanos.
Procurando atender as exigências legais e fiscais, a instituição tem buscado adequar-se adaptar-se cada vez mais à sociedade atual, comprometendo-se em atender substancialmente o que propõe o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) quanto ao acolhimento institucional da pessoa idosa. A assistência social aos idosos será prestada de forma articulada, conforme os princípios e diretrizes previstos na Lei orgânica da Assistência Social, na Política Nacional do Idoso, no SUS e demais normas pertinentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário