segunda-feira, 23 de julho de 2018

COLUNA: “RESENHA DA PRINCESA DO NORTE”


esta coluna e de responsabilidade do autor
Por Luis Rosas (advogado)


A SINCERIDADE É MAIOR QUE QUALQUER TÍTULO!


Temos percebido que algumas pessoas acham que o uso de um titulo lhes deixam maiores ou melhores que outras. Mas é importante destacar que antes de usar qualquer título que seja é melhor ter a simplicidade de reconhecer que não nascemos com titulo, quero dizer em especial o de doutor, isso mesmo sou advogado e me incomodo e muito de ver pessoas me chamando deste título, fora do meu ambiente de trabalho.
Afinal aprendi certa vez com uma pessoa que trabalhei onde mais do que usar um DR à frente do seu nome, o mais importante é como você trata com respeito às pessoas ao seu redor, o título é muitas vezes apenas um título.
A sinceridade, a lealdade, a humildade e a gratidão valem mais que qualquer titulo que ostentamos, temos que lembrar que antes disso somos todos seres humanos e assim devemos reconhecer a precariedade de querer exigir um título seja ele qual for.
Quero registrar uma passagem que ocorreu comigo, conversando com um líder religioso de nossa cidade e num momento da conversa ele me olhou e disse: “Pois bem Doutor Luis!”, imediatamente com toda educação lhe interrompi e disse para que não usasse este titulo antes do meu nome, ele se surpreendeu e me indagou qual a razão e então lhe expliquei que não é um título que diferencia as pessoas, mas sim a humildade e sinceridade, que são virtudes que todo ser humano deve ter! Ele abriu um sorriso e disse estar convencido disso!
Assim entendo que as pessoas que buscam e exigem o uso de um titulo necessitam refletir e avaliar se ele muda algo nas suas virtudes, certamente que não. Na vida e no trabalho diário temos que buscar humanizar nossas relações cotidianas, uma das formas mais simples de se fazer isso, e por onde podemos começar é justamente nesta questão, visto que humanizar é uma forma que vai além do tratar a todos com dignidade, mais que isso é certamente não deixar que títulos sejam um obstáculo a uma relação mais simples e cordial no dia a dia das pessoas, como dizem sem cerimônias.
Se pararmos para pensar podem dizer mas eu aprendi assim a chamar alguns profissionais de doutor, mas veja não há proibição de tratar estas pessoas assim, não é isso, mas o que sou contra é alguns exigirem este tipo de tratamento e ainda ter em discurso a bela palavra humanizar.
         Só conseguiremos humanizar algo se começarmos por nós mesmos, no nosso íntimo e assim reconhecer que um título muitas vezes é só um titulo e não te coloca melhor que ninguém, especialmente no aspecto humanitário. Eu sigo com a convicção de que a sinceridade, a lealdade e a humildade são maiores que qualquer título!

         Até a próxima coluna e um forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário