quarta-feira, 4 de julho de 2018

COLUNA: “RESENHA DA PRINCESA DO NORTE”


Esta coluna e de responsabilidade do autor
Por Luis Rosas (advogado)

AFINAL, É OUVINDO MAIS QUE SE ACERTA MAIS...

         Hoje vamos tecer alguns comentários sobre algo que muitos ainda não compreenderam ou se fazem muita das vezes de desentendidos talvez, sobre a questão da real função da oposição madura junto a qualquer governo.
         Existem vários tipos de posicionamentos que não expressam exatamente uma oposição apenas por ser contrária a determinado governo ou gestão, e são na verdade uma forma indireta de apresentar sugestões e até mesmo apontar erros para serem corrigidos, e infelizmente os gestores na maioria das situações por vaidade e falta de maturidade política acabam por não dar ouvidos e ignoram tais apontamentos e tentam de toda forma aniquilar e isolar quem os fez.
         Este tipo de postura é certamente uma mistura de imaturidade e falta de visão política, ou seja, preferem enxergar como um “ataque” do que uma sugestão ou até uma atuação de “abrir os olhos” para fatos que podem estar acontecendo, mas optam por ignorar pura e simplesmente. Somente teremos uma nova política quando alguns gestores começarem a entender e também a filtrar os posicionamentos advindos daqueles tidos como “oposição” numa visão madura e sensata de que certamente algo de errado pode estar acontecendo.
         Vocês podem estar se perguntando, mas num dia-a-dia corrido de qualquer administração é possível fazer estas distinções, e se vier aceitar a sugestão não irão usar aquele jargão de que “a oposição está governando”? Mas aí está justamente o que falei da maturidade que deve existir nos dois campos, inclusive na oposição, não se pode apenas criticar e ter uma postura contrária única e exclusivamente por ser contra, isso não é ser oposição, isso é justamente a tal da imaturidade política que mencionei no início do texto.    
          Mas o que percebemos é que muitos gestores ainda não possuem este tipo de discernimento e acabam por usar a velha política de isolamento e aniquilação daqueles que através de posturas sérias e responsáveis fazem importantes apontamentos e que se fossem percebidos muitos destes erros seriam facilmente evitados, mas é mais fácil deixar de lado, e de forma simplória rotular: “é da oposição” e deixa para lá.    
        Assim caminha a política ... e quem perde com isso? Ah sempre a população, a qual muita das vezes faz alguns apontamentos e também acaba por ser taxada de oposição lamentavelmente.
        Esperamos que a tão sonhada maturidade política chegue um dia e assim entendam o real papel tanto da gestão como da oposição e com isso a população saia vencedora. Afinal é ouvindo mais que se acerta mais!!               
        Até a próxima coluna e um forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário