A Prefeitura de
Pindamonhangaba está reorganizando o agendamento para transporte de pacientes
para fora do município. Esse serviço, o TDF (Tratamento Fora de Domicílio) é
responsável por levar pacientes do SUS e seus acompanhantes, quando necessário,
para a realização de atendimento médico especializado em média e alta
complexidade em unidades de saúde cadastradas ou conveniadas ao SUS em
instituições de referência fora de Pindamonhangaba, como Taubaté, São Paulo,
Bauru, entre outras.
Para que seja realizado
com mais eficiência e eficácia, o transporte de pacientes vai seguir o
cumprimento das regras de acordo com a Lei Municipal 5677/2014 e Resolução nº.
13 do Ministério da Saúde, de 23/02/2017, ambas disponibilizadas no Setor de
Agendamento e internet. O TFD somente irá ocorrer quando esgotados todos os
meios de tratamento e realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no
próprio município.
Para ter direito ao
transporte, o beneficiado precisa ser paciente SUS e apresentar o comprovante
de agendamento da instituição em que irá fazer a consulta ou exame ou demais
procedimentos médicos. A solicitação do transporte deve ser feita no CEM -
Centro de Especialidades Médicas - localizado na Rua Dr. Frederico Machado,
centro.
“O comprovante de
agendamento de consulta na instituição SUS será obrigatório. Esta medida é para
dar mais segurança ao próprio usuário durante o transporte”, explica a
secretária de saúde, Valéria dos Santos.
Alguns pacientes têm,
ainda, direito a acompanhante. São eles: menores de 18 ou maiores de 60 anos,
pessoas com deficiências ou que tenham exigência médica de acompanhamento. O
beneficiado e o acompanhante recebem ajuda de custo para alimentação, para
referências acima de 50 Km, bem como pernoite, se for o caso.
Com essa reorganização,
algumas melhorias já foram implantadas. A equipe de atendentes já está
instalada em uma sala arejada e com melhores condições de trabalho. Os
pacientes interessados não precisam mais ficar aguardando atendimento ao ar
livre, podem ficar sentados enquanto esperam sua vez, e agora também são
atendidos por meio de senha.
Nesta semana, as
atendentes passarão por um treinamento do sistema CROSS - Central de Regulação
de Ofertas de Serviços de Saúde.
Outra melhoria é que agora
há um funcionário que liga para os pacientes confirmando o transporte, horário
e local. Antes, o próprio paciente é que tinha que ligar para o transporte e,
dependendo do horário da ligação, com o final do expediente, muitas vezes não
era possível este contato.
"Todas essas
melhorias visam o bom atendimento do paciente, pois quando se trata de saúde é
preciso ter uma atenção especial. Lidamos com pessoas fragilizadas e que
precisam de cuidados. Estamos ainda em processos de melhorias, estaremos em
breve implantando um sistema que será interligado diretamente com o Setor de
Transporte da Prefeitura", comenta Valéria dos Santos.
Nota da redação
O texto é bonito e o
projeto é bom, vamos ver na prática, pois ao longo desses 100 dias de governo
já tivemos paciente que foram esquecidos em São Paulo quando fazia tratamento
de câncer, autista esquecido em São José, paciente de hemodiálise em Taubaté e
ainda agendaram em horários diferentes para crianças Nicole e Nicolas , sendo um
às 7 e o outro às 12 horas, onde é o mesmo paciente, falta de atenção por parte
do responsável pelo transporte da saúde.
Na saúde da mulher falta
anticoncepcional e tem uma fila para ultrassom para mais de 1 mil mulheres.
Falta vaga para cirurgia
de catarata, hérnia, etc.
Criança morre no Pronto
Socorro, além de falta de medicamentos, exames, médicos e atendimento de
qualidade para população.
O prefeito é médico, sua
esposa é biomédica e a população esperava um pouco mais do governo na área da
saúde. Por isso senhor prefeito está na hora de colocar um basta em acordos com
deputados e colocar ao invés de politiqueiros, na frente da saúde pessoas que
tenham compromisso com pessoas e trate a saúde com respeito e amor.
Walter Magui
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