segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Cardápio desta segunda feira abençoada


 Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Carne seca com quibebe

✅ Sardinha

✅ frango com polenta

✅ Strogonoff

✅ Bife de pernil acebolado

✅ Carne moída com batata


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Polenta

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Mandioca frita

✅ Brócolis e cenoura

✅ Pimentão

✅ Batata doce


 Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Cenoura

✅ Tabuli

Giro da Política

Vitão não é candidato a prefeito

É importante esclarecer, principalmente para as pessoas mais humildes, que o ex-prefeito Vitão Ardito, apesar de seu legado de conquistas na cidade, não é candidato a prefeito, e sim a vice-prefeito.

Os candidatos a prefeito de Pindamonhangaba são: Herivelto Vela, Paulo Torino (Senai), Ricardo Piorino e Giovani Nicoleti. Em alguns bairros, ouvimos eleitores dizendo que votarão no Vitão, mas isso é um equívoco que pode confundir as pessoas. Ele não será o responsável por atender a população no gabinete. Avalie bem antes de votar.

 


Evento no Deck foi um sucesso

No último dia 20, foi realizado o evento "Rock no Deck" no Parque da Cidade, que contou com praça de alimentação, boa música e uma grande presença do público.

Ficam aqui os parabéns a Ricardo Flores e a todos os envolvidos por mais um grande sucesso na cidade.



Protecionismo

Nesta semana decisiva para a escolha do novo prefeito e vereadores para o próximo mandato, o grupo político do Palácio de Vidro, liderado pelo Dr. Isael, está apostando todas as suas fichas e investindo pesado no ex-superintendente Ricardo Piorino, que tem o apoio do professor Everton Chinaqui. O candidato a vice-prefeito, Rafael Goffi, está intensificando a campanha para eleger sua esposa, Ana Paula, mas enfrenta perda de força entre os candidatos a vereador de sua base aliada, que em sua maioria estão fazendo campanha de forma independente.

Por outro lado, a coligação do PSD, com Paulo Torino e Vitão, que conta com 48 candidatos a vereador, vê grande parte desses candidatos desanimados ou desistindo da campanha, enquanto outros optam por seguir carreira solo, enfraquecendo a campanha do partido.

Fica a dúvida: o que está fazendo com que esses dois grupos políticos estejam "furando" na reta final?

 

Roseira

O ex-prefeito de Roseira, que recorreu da sua impugnação ao TRE, segue intensificando sua campanha, falando com firmeza e, inclusive, participando da Rádio Aparecida. Ele afirma acreditar na justiça e pede que a população de Roseira vote sem medo, garantindo que sua foto estará na urna.

Por outro lado, o atual prefeito Fernando e seu vice, Altair, que concorrem à reeleição, seguem suas campanhas. Fernando, aparentemente confiante, enquanto Altair trabalha intensamente e cumpre sua agenda.

A dupla Rafael Caneca e Chesquinho, que representam a renovação e a juventude, têm feito uma campanha sólida, visitando casa a casa e conversando com a população, pedindo a oportunidade para a juventude trabalhar por Roseira. Caso o TRE não decida a situação de Jonas até o dia da eleição, um novo cenário pode surgir: ele pode vencer, mas não assumir, e os votos serem anulados, abrindo espaço para o segundo colocado, com Rafael Caneca e Fernando tecnicamente empatados segundo as pesquisas. Vamos aguardar para ver o desfecho em Roseira.

 


 

Cadê o engenheiro Jú?

Antes do período eleitoral, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Eng. Jú, era visto regularmente na secretaria. Agora, em plena campanha, ele parece ter desaparecido e está empenhado 100% nas campanhas de Ricardo Piorino e, principalmente, de seu amigo Everton Chinaqui. Fica o alerta, secretário: estamos de olho! É necessário cumprir o horário de expediente, e o trabalho da secretaria, que é mais burocrático, exige sua presença para reuniões com empresas em busca de geração de emprego na cidade.

 



Comício de Vela, João Ribeiro e Alckmin lota Alto do Cardoso






Na última sexta-feira (27), com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, centenas de pessoas de todas regiões da cidade lotaram a Praça São Cristóvão, no Alto do Cardoso.
Vela, ao final do evento disse: “Não há pesquisa paga, povo forçado, ameaças, mas teve gente da gente, feliz, cantando e demonstrando seu apoio.
Se já estávamos confiantes, agora mais do que nunca”.
Geraldo Alckmin reafirmou a importância da eleição de Vela e João Ribeiro, pois o contato é muito maior para conquistas que podem ajudar muito Pindamonhangaba.
Em quase dois anos, através da articulação política de Vela, Pinda conquistou e destravou mais de R$35 milhões, sendo para a infraestrutura do Goiabal, novo CRAS de Moreira César, unidades de saúde no Terra Nova e Santana, Centro Especializado em Reabilitação CER), três ambulâncias novas para o SAMU, um novo CAPS Infanto Juvenil, a maioria deles não foram colocadas em obras pela Prefeitura.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Câmara convoca sessão extraordinária para julgar vereador Magrão



 

Hoje , sexta-feira, o presidente da Câmara de Pindamonhangaba, vereador Norbertinho, convocou uma sessão extraordinária para avaliar e realizar o julgamento após a conclusão da Comissão Processante que investigou o suposto envolvimento do vereador Magrão em extorsão (corrupção) junto ao ex-administrador do Pronto Socorro.

A sessão está marcada para às 8 horas e terá a leitura de mais de 30 páginas do relatório da Comissão Processante. Em seguida, será concedida a palavra ao advogado de defesa do vereador Magrão, que terá duas horas para apresentar seus argumentos e tentar convencer os 11 vereadores da inocência de seu cliente. Após isso, cada vereador terá 15 minutos para suas manifestações, antes da votação nominal que decidirá o destino do vereador Magrão, se será cassado ou não.

Este é o primeiro fato na história política do município em que ocorre uma sessão para decidir a cassação ou não de um vereador.

Festival da Primavera agita Ribeirão Grande em Pindamonhangaba

 



 

Acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, o Festival da Primavera, que será realizado no campo do Restaurante do Edmundo, no Ribeirão Grande. O evento contará com uma programação musical diversificada, reunindo bandas e artistas locais e regionais, além de festivais temáticos que prometem agitar o público durante os três dias de festa.

A abertura do festival, no dia 27 de setembro, será com a apresentação da Banda Radiola às 19h, seguida pelo show da dupla Bruno & Hiago às 21h. No sábado, dia 28, a programação começa ao meio-dia com o Trem da Viração, seguido do Festival Sertanejo às 15h. Às 18h, o público poderá curtir Maria Clara, e, fechando a noite, Talis & Welinton sobem ao palco às 21h. O último dia do festival, 29 de setembro, será marcado pelas apresentações do Quarteto Caipira às 10h, Lorena às 12h, a segunda parte do Festival Sertanejo às 15h, e o encerramento com os Irmãos da Gaita às 17h.

Com entrada gratuita, o evento promete ser uma grande celebração da cultura local, oferecendo momentos de diversão e lazer para toda a família. O Festival da Primavera é uma oportunidade para os moradores e visitantes de Pindamonhangaba aproveitarem a música, a natureza e o clima agradável da estação no Ribeirão Grande.

 

VEM AI 39°FESTA SÃO JUDAS TADEU



 

VEREADORA REGININHA AGRADECE A POPULAÇÃO A CONFIANÇA EM SEU TRABALHO DURANTE ESSES QUASE 04 ANOS.

 

Os últimos três anos e 9 meses, foram de grande aprendizado, foram muitas conquistas e um trabalho árduo, que se  desenvolveu, no decorrer do caminhar.

Dessa forma eu quero agradecer a todos aqueles que acreditaram no meu trabalho, que participaram do processo. Dizer que sem vocês eu não estaria aqui, foram dias difíceis, dias maravilhosos, cheios de notícias boas, projetos finalizados, outros ainda no forno. Ao longo desses três anos e nove  meses, eu aprendi que a vida vale a pena, que as dificuldades vêm para nos fortalecer e que tudo é para o nosso aprendizado.

Agradeço aos colegas de trabalho que me ensinaram muito, a equipe que trabalha na Câmara de Vereadores, profissionais competentes e acolhedores, a Prefeitura de Pindamonhangaba na pessoa do Prefeito, eu estendo todo o meu carinho e gratidão a cada servidor, a cada secretário(as), que não mediram esforços para atenderem nossos pedidos, que não foram poucos.

Chego aqui ao fim desse mandato com o coração cheio de gratidão !

Amadurecida, e melhor capacitada para continuar na luta, por uma cidade melhor.

E com o coração cheio de esperança para poder estar aqui novamente nos próximos 04 anos, fazendo o que eu mais gosto, que é lutar pelo povo, por uma cidade mais humanizada. Com trabalho, creches, e saúde para todos.

Muito obrigada !!!!

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Torino afirmou que Herivelto Vela é o mais preparado para a Prefeitura

 




 

Há pouco mais de 95 dias, ainda em pré-campanha, o candidato do PSD, Paulo Torino, em entrevista a um podcast comandado pelo Dr. Julielton Modesto e pela jornalista Aline Bernardes, afirmou que o vereador e atual candidato a prefeito Herivelto Vela era o mais preparado para administrar a Prefeitura de Pindamonhangaba. Durante a entrevista, Torino também fez várias críticas à administração de Vito Ardito, apontando inúmeros erros, mencionando que Vitão já estava ultrapassado e, supostamente, desatualizado das grandes necessidades do município.

O curioso é que a política, às vezes, é difícil de entender. No vídeo dessa entrevista, é possível perceber bem a mudança de postura de Paulo Torino. Para quem acompanha o cenário político, é importante refletir. Em 2020, Vitão procurou Paulo Torino para ser seu vice, mas foi rejeitado pelo diretor do SENAI. Vitão só saiu candidato por causa de seu amigo Aristeu Tranin.

Em 2020, Paulo Torino queria apoiar a reeleição de Dr. Isael e Ricardo Piorino. Hoje, ele critica essa administração da qual não conseguiu fazer parte. Sua ida para o PSD só não foi possível por conta de Dr. Julielton Modesto, que havia montado o time de candidatos a vereadores. Na convenção, Paulo Torino foi reprovado, pois os candidatos da época queriam a liberação do partido para apoiar quem quisessem.

Como é característica de Paulo Torino não aceitar a decisão da maioria e, sendo um apoiador de Bolsonaro, acredita que as decisões devem ser soberanas a ele. Tentou uma manobra junto ao diretório estadual, mas fracassou novamente. E o PSD, partido que Paulo Torino queria apoiar para Dr. Isael e Ricardo Piorino, tiveram que acatar a decisão dos vereadores, conforme orientação do mentor Dr. Julielton Modesto.

Depois disso, Paulo Torino amargou a ira de Dr. Isael e Ricardo Piorino, que contaram na época com o apoio do deputado Marcos Bertaiolli, que já negociava com o PL da ALESP para garantir a aprovação de seu nome para o Tribunal de Contas do Estado. Torino foi supostamente humilhado em sua sala no SENAI, quando foi surpreendido por Dr. Isael e Dr. Fernando Oliveira ao entregar a nominata da nova direção de Pindamonhangaba.

Torino perdeu o PSD, ficou isolado, e Dr. Fernando saiu candidato a deputado estadual, dobrando com Bertaiolli. Na oportunidade, o objetivo era apoiar e lançar o maior número de candidatos a estadual para enfraquecer o vereador Herivelto Vela, que contou com a aclamação popular e foi o mais votado, derrotando todos os candidatos de Dr. Isael e Piorino nas urnas.

Hoje, é triste ver um ex-prefeito, que foi chamado de ultrapassado e renegado por Paulo Torino, ser convidado a ser seu vice neste processo. Seu irmão, o ex-vereador Jânio Ardito, rachou a família, apoiando e trabalhando para o Dr. Isael na eleição de Ricardo Piorino.

Outro agravante, como diz o ditado "desandou a maionese", foi o apoio apaixonado à reeleição do vereador Magrão, que saiu em todos os outdoors ao lado de Paulo Torino e Vitão como o único candidato da coligação. Até o final do ano passado, é bom lembrar a memória da população e de todos nas redes sociais que Magrão tinha Dr. Isael e Ricardo Piorino como "Deus no céu e eles na terra". Essa mudança de posicionamento é suspeita e parece ter mais a ver com interesses pessoais do que com os da população.

Confira o vídeo.

Gilson Nagrin destina recursos para cirurgias eletivas e alivia filas

 

                                   O vereador tem recebido uma onda de agradecimentos de pacientes

O vereador Gilson Nagrin destinou 1 milhão e 300 mil reais para acelerar o atendimento nas cirurgias eletivas. Esta iniciativa visa reduzir as longas esperas que muitos pacientes enfrentam, principalmente aqueles que aguardam procedimentos essenciais há mais de um ano.

As cirurgias que serão contempladas incluem uma variedade de especialidades, como cirurgia geral, cirurgia de hérnia, ginecologia, catarata, urologia, tratamento de próstata e varizes, entre outras. A medida é um passo significativo para atender a demanda crescente por esses procedimentos, que muitas vezes são adiados devido à falta de recursos e à sobrecarga nos serviços de saúde.

Gilson Nagrin tem recebido uma onda de agradecimentos de pacientes que, após longos períodos de espera, finalmente conseguiram realizar suas cirurgias. Esse retorno positivo destaca a importância de ações efetivas na saúde pública e o impacto que elas têm na vida das pessoas. "É gratificante ver que nosso trabalho está fazendo a diferença na vida de tanta gente. A saúde deve ser uma prioridade e estamos aqui para garantir que todos tenham acesso aos cuidados que precisam", declarou o vereador.


A iniciativa de Gilson Nagrin representa um passo importante na busca por um sistema de saúde mais eficiente e humano. O esperado é que a fila das cirurgias eletivas diminua significativamente, permitindo que mais pessoas tenham acesso a tratamentos que são fundamentais para sua saúde e bem-estar.


Festival da Primavera agita Ribeirão Grande em Pindamonhangaba



 

Acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, o Festival da Primavera, que será realizado no campo do Restaurante do Edmundo, no Ribeirão Grande. O evento contará com uma programação musical diversificada, reunindo bandas e artistas locais e regionais, além de festivais temáticos que prometem agitar o público durante os três dias de festa.

A abertura do festival, no dia 27 de setembro, será com a apresentação da Banda Radiola às 19h, seguida pelo show da dupla Bruno & Hiago às 21h. No sábado, dia 28, a programação começa ao meio-dia com o Trem da Viração, seguido do Festival Sertanejo às 15h. Às 18h, o público poderá curtir Maria Clara, e, fechando a noite, Talis & Welinton sobem ao palco às 21h. O último dia do festival, 29 de setembro, será marcado pelas apresentações do Quarteto Caipira às 10h, Lorena às 12h, a segunda parte do Festival Sertanejo às 15h, e o encerramento com os Irmãos da Gaita às 17h.

Com entrada gratuita, o evento promete ser uma grande celebração da cultura local, oferecendo momentos de diversão e lazer para toda a família. O Festival da Primavera é uma oportunidade para os moradores e visitantes de Pindamonhangaba aproveitarem a música, a natureza e o clima agradável da estação no Ribeirão Grande.

 


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Denúncia de pagamento atrasado de controlador de acesso do Pronto Socorro é mentira



Depois de ter chegado denúncias na assessoria do vereador |Herivelto Vela e também nesta redação e também questionado por vela que pediu in formação sobre este fato aprofundamos a nossa apuração e em contato com a empresa grupo   ZELAR  que é prestador de serviço no setor de controle de acesso do pronto socorro de Pindamonhangaba.

Diga se passagem muito bem administrada pela O.S FÊNIX do BRASIL  obtivemos copias de todo o pagamento dos 12 funcionários efetuado no dia 5 de setembro   , exatamente 30 dias  após á nova administração cópia do pagamento da nota de vale  refeição do  restaurante que presta serviço para grupo zelar , cópia da nota do cartão de vale alimentação ( cesta básica) enfim todos os tributos também recolhidos como FGTS , INSS, ISS, NA SEMANA QUE VEM  provavelmente no dia 5 de outubro  o pagamento será integral de 30 dias que soma os 5 dias do fechamento da folha de agosto e mais os 35 dias trabalhados em setembro .

Conversando com o diretor do grupo zelar Washington  Felipp dos Santos  o compromisso firmado com a FENIX do Brasil foi de respeitar as leis trabalhistas , manter os salários em dia e dar dignidade aos seus funcionários para que isso reflita no atendimento da população .

Nota da redação:

Como conhecedor dos inúmeros problemas que á ACENI e a IASG tudo mesmo grupo  onde atendimento de péssima qualidade , falta de recolhimento de tributos  , atraso nos pagamentos enfim era apenas um guarda roupa  cheio de cabide de emprego  político  onde a população não tinha atendimento de excelência e sim de sofrência . Cuidado Fênix do Brasil e grupo ZELAR  tem vários X 9  plantado dentro do pronto socorro  para atrapalhar o bom atendimento e denegrir á imagem de vocêis .

Walter Magui

 

HOSPITAL VETERINÁRIO 24 HORAS E ABRIGOS DE ANIMAIS EM TODAS REGIÕES DA CIDADE. AFIRMA VELA



O candidato  Herivelto Vela apresentou á sua proposta referente á causa animal assumindo á implantação de um hospital veterinário 24 horas . Confira o video . 

 https://www.instagram.com/reel/DAUkpHioyIs/?igsh=MWV2Ymh3azk2YmNlOQ==

https://www.facebook.com/share/r/fCDT2uBngab2CsKz/?mibextid=oFDknk 

Desespero: Prefeito e seu staff abandonam gabinete e vão para as ruas tentando alavancar a campanha de Ricardo Piorino




 

Para alguém que aparece nas pesquisas, supostamente manipuladas, com 10 pontos à frente dos demais concorrentes, o cenário não reflete a confiança. O desespero parece estar tomando conta do Palácio de Vidro. Reuniões com todo o seu staff, incluindo servidores e até terceirizados, são obrigatórias, com lista de presença assinada, como a realizada no Marinelli. Além disso, eles estão ocupando diariamente rotatórias, pontos de ônibus, portas de escolas e até acompanhando Ricardo Piorino nas ruas, tudo sob o comando do prefeito Dr. Isael.

 

Onde há fumaça, há fogo

 

Durante a pré-campanha, era evidente que as pré-candidaturas de Patrícia Marcondes e do professor Leandro Galdino eram apenas uma questão de tempo. Dentro do próprio Palácio de Vidro, muitos afirmavam que ela não seria candidata. E, de fato, ela e seu grupo foram deixados de lado, com o escolhido sendo o homem de confiança de Sérgio Vitor, que havia apoiado sua campanha para deputado estadual. No lançamento da pré-candidatura, Sérgio foi prestigiado pelos secretários Marcela Franco e Danilo Veloso.

Com o avanço da campanha, e agora chegando à reta final, parece que Giovani Nicoletti (NOVO) tirou o pé do acelerador, puxou o freio de mão e está fazendo uma campanha tímida, a ponto de não participar do debate da Vanguarda. Será que há cheiro de desistência da campanha e uma possível declaração de apoio ao Palácio de Vidro?

 

Ensaio ou fake?

 

No fim da semana passada, em meio ao desespero do Palácio de Vidro, houve um suposto ensaio ou informação plantada por candidatos de partidos da base do prefeito.

 O boato envolvia um café em Roseira com Dr. Isael, Ricardo Piorino, Jânio Ardito, Paulo Torino e Vito Ardito. Entramos em contato com Paulo Torino, que negou e afirmou que é fake . No Palácio de Vidro, o silêncio predomina. Vamos ficar atentos nesta reta final.

 

GIRO DA POLÍTICA


 - Processante

A partir de hoje, a Comissão Processante começará a avaliar a defesa apresentada ontem à tarde pelo vereador Magrão, após ele e suas testemunhas terem prestado depoimento. O vereador Magrão é acusado de suposto suborno e extorsão (corrupção) junto ao ex-diretor do Pronto Socorro.

 






- Samurai

Nos últimos dias, o prefeito , Dr. Isael, e seu candidato a prefeito, Ricardo, foram vistos almoçando várias vezes em um restaurante japonês. Será que estão buscando alguma estratégia de "Samurai" para alavancar a candidatura do Palácio de Vidro?

 

- Vela cobra terceirizados

Várias reclamações chegaram ao vereador e candidato a prefeito, Herivelto Vela, sobre a empresa terceirizada do SAMU, que continua com os pagamentos atrasados aos funcionários que prestam um serviço importante à nossa cidade. Outra reclamação vem dos controladores de acesso ao Pronto Socorro, que não estão recebendo cestas básicas e parte do salário. Vela pede providências.

 



- Petista fazendo campanha para bolsonarista


O que não dá para entender é como um petista, filiado ao partido em São José dos Campos, está em Pindamonhangaba fazendo suposto assédio eleitoral aos artistas e àqueles que têm projetos com a prefeitura, pedindo votos para o candidato bolsonarista do Palácio de Vidro. O mais ridículo é vê-lo panfletando nas catracas dos pontos de ônibus e pedindo votos para bolsonaristas. Foram pedidos à direção do PT e ao diretório municipal de São José dos Campos medidas cabíveis e estatutárias contra o secretário de cultura, Alcemir Palmas.

 

- Batendo asas

Após levar uma rasteira e não conseguir legenda no Republicanos, Fernando Barbosa se uniu a Patrícia Marcondes no partido NOVO, mas tomou outra "tapetada". Seu filho, que é assessor no Palácio de Vidro, está apoiando a candidatura de FD do Arara, enquanto Fernando, agora na reta final, está "batendo asinhas" para o lado do Dr. Fernando de Oliveira. Segundo apuramos, ele também está se esquivando e anda procurando o candidato a prefeito Herivelto Vela, que também está evitando o contato. Dentro do grupo fiel, Fernando Barbosa parece não ter espaço. Que situação, hein?

 

- Professor Felipe Guimarães agradece

O vereador professor Felipe Guimarães está agradecendo à Secretaria de Governo e Zeladoria, em especial ao Miltinho Vinagre, pela obra de contenção do desbarrancamento da cabeceira da ponte da Avenida Nicanor Ramos Nogueira.

 

                                                                                         
- G1

No final da semana passada, circulava uma pesquisa na cidade se intitulando como Quest e contratada pela Vanguarda/G1. Após apuração, descobrimos que se trata de mais uma suposta pesquisa mapeada, seja do PL ou PSD, e com certeza o resultado não será o reflexo das ruas. A Vanguarda só vai fazer pesquisas nas cidades onde há segundo turno, como Taubaté e São José dos Campos. Aproveitando que estão falando de Vanguarda, neste sábado, dia 28, às 23h, teremos o debate com três dos quatro candidatos de Pinda.

 

- Norbertinho continua dando aula

Na sessão do dia 23, novamente o presidente da Câmara, Norbertinho, e o vereador Magrão voltaram a trocar farpas. Norbertinho esclareceu o que é permuta e o que é aquisição/compra. Magrão rebateu e tentou distorcer o momento.

 


terça-feira, 24 de setembro de 2024

NOSSOS CANDIDATOS E SEUS PLANOS PARA A SEGURANÇA


Ítalo do Couto Mantovani*


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que o eleitorado apto a  comparecer às urnas nas eleições municipais de 6 de outubro. De acordo com o Órgão, o Brasil terá 156 milhões de eleitores que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Um crescimento de 5,4% em relação às eleições de 2020.

Pindamonhangaba realizará apenas um turno, devido aos seus 107 mil eleitores.

Menos de 200 mil para um segundo turno, como rege a lei. Com aproximadamente 230 candidatos a vereador, 11 vagas apenas para Câmara dos vereadores, apresenta uma proporção de 20 candidatos por vaga; e 4 candidatos para prefeitura do município. Com um orçamento em 2024 na casa dos 960 milhões de reais, mais de 95% dos domicílios com esgotamento sanitário adequado, um PIB per capita em 2021 de quase 80 mil reais e outros indicadores satisfatórios ao município o eleitor precisa estar ciente de quem vai eleger para o legislativo e executivo, uma vez que serão quatro anos para crescimento e desenvolvimento de nossa cidade ou não.

Segurança Pública cada vez mais se torna tema de debate não ao nível estadual, mas municipal. Pindamonhangaba não é diferente, com uma secretaria especifica de Segurança Pública, um orçamento de mais de 60 milhões de reais, uma Guarda Civil Municipal gradativamente mais parecida com a Polícia Militar e uma cidade com 10% de todas as vítimas de homicídios dolosos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, 5% dos Roubos, e quase 7% dos roubos de veículos. Para isso, vamos analisar os Planos de Governo dos 4 candidatos de Pindamonhangaba.

O primeiro que analisaremos será do Giovanni Nicoletti, do Partido Novo. Seu plano tem 7 páginas. O termo segurança aparece 5 vezes, todos especificamente no tema de segurança pública. Seu plano para todas as áreas, inclusive de segurança, é dividido em objetivos e ações. Assim sendo seus dois objetivos principais são: “Reduzir os índices de criminalidade em especial a violenta” e “Aumentar a sensação de segurança  na população”. Para o alcance desses objetivos teremos as 7 ações do prefeito, que vão

de aumento do efetivo da GCM, capacitação da GCM, reforço e ampliação da Atividade Delegada e até a criação de um plano para saturação para enfrentar o tráfico de drogas  na cidade. Contudo, não temos o detalhe de como será feito cada uma dessas ações.

Aumento do efetivo será feito como? Há estrutura para isso? Qual o investimento?

Capacitar como os GCMs? Capacitar em que? Isto é, o plano é superficial e pouco explicativo.

Nosso segundo plano analisado é do candidato Paulo Sergio Torino, do Partido Social Democrático. Suas propostas estão divididas em 28 páginas, sendo que a segurança especificamente, com suas propostas e ideias, aparece da página 24 até 26, com o título “temática segurança”. Páginas iniciais do plano ele delimita alguns objetivos, metodologia, mas são nessas 3 páginas que o tema é tratado mais

precisamente. O candidato faz uma síntese interessante sobre o que o município tem responsabilidade sobre segurança, seu direitos e deveres. Logo em seguida apresenta “soluções propostas”, ao todo são 10. Dessas 10 propostas “soluções” para melhorar a segurança do município 2 valem atenção, a que seria a da “Instalação de bases comunitárias da polícia militar e GCM em bairros estratégicos”, como ele faria isso?

Uma vez que todos sabemos que a PM passa por um dos seus maiores déficits de  efetivo e colocar uma base fixa tira PM do patrulhamento de outras localidades e a segunda questão levantada é de “Atuar junto ao Governo do Estado para manter o

atendimento 24 horas da Delegacia de Polícia”, novamente caímos na mesma seara da PM, que faz com que para a Policia Civil ainda seja muito maior, temos um déficit gigantesco nessa instituição, como a prefeitura irá fazer uma delegacia 24 horas se falta policial até mesmo em municípios menores que o nosso?

O terceiro candidato que analisaremos o Plano de Governo é o do Herivelto dos Santos Moraes “Vela”. Um plano bem robusto, com mais de 50 páginas. O tema da segurança está entre as páginas 12 e 13. São 16 propostas apresentadas de maneira bem objetiva, simples e sem detalhes, a maioria (10 propostas) em menos de uma linha. Há aproximadamente 5 propostas que pregam a parceria Governo do Estado e/ou Policia, essas propostas estão no mesmo patamar das dos outros candidatos analisados, como por exemplo, “Firmar parceria com o Governo do Estado para o retorno do plantão da

Delegacia da Polícia Civil 24 horas” como será feito isso? A polícia não tem efetivo, o município vai bancar? Será uma parceria público privada? Há também “Firmar parceria com o Governo do Estado para implantar uma Delegacia Seccional na Cidade”, será que o candidato sabe como é criada uma Seccional? Qual a sua funcionalidade? Mas, algo de diferente que pouco se fala na esfera da segurança, e esse candidato propõe é a iluminação pública, que fortalece muito a percepção de segurança e diminui a criminalidade.

O Candidato Ricardo Piorino, do Partido Liberal, não apresentou um plano de governo, de acordo com o site https://divulgacandcontas.tse.jus.br/.

Enfim, percebemos uma área que é muito debatida, mas com propostas rasas, sem fundamentos e de pouco valor para a sociedade. Precisamos questionar mais, pensar, racionalizar e entender o poder que tem o voto.


* Diretor da Divisão de Estudos e Monitoramento da Coordenadoria da Atividade Delegada – Secretaria de Governo Municipal da Cidade de São Paulo Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional

Graduando e História pela USP

Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo

Contato: italocmantovani@gmail.com

VEM AI 39°FESTA SÃO JUDAS TADEU


 


“Entusiasmo pela Educação” e “Otimismo Pedagógico” na atual educação brasileira



             O entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico foram movimentos educacionais ideológicos ocorridos nas primeiras décadas da 1ª República, entre 1888 e 1920. Nas palavras de Jorge Nagle (1929 – 2019), o entusiasmo pela educação representou entre 1888 e 1896, a possibilidade de expansão do número de escolas primárias, caracterizando-se como iniciativa de caráter quantitativo, no contexto da República recém proclamada. Já o otimismo pedagógico, na década de 1920, de caráter qualitativo, consistiu em qualificar tecnicamente a educação por parte de pensadores liberais, no contexto de disputa entre os modelos da “escola tradicional” e da “escola nova”.

            O período republicano favoreceu o processo de industrialização do país, considerando a indústria o lugar para tirar o Brasil do atraso agrário e resolver os problemas de massa populacional como emprego, política e economia. Sob o ângulo educacional, a “escola nova” defendia e representava novos valores educacionais como novos métodos de ensino, novo significado curricular, novo formato de gestão escolar e nova compreensão de relacionamento entre professor e estudante. Sob a perspectiva sociopolítica e econômica, a escola nova abriria as portas da modernidade para o Brasil, preparando mão de obra para a indústria.

            As reformas educacionais da 1ª República do Brasil discutiram fortemente a regulamentação do ensino secundário como aparato para o ensino profissionalizante. Têm-se como marco de reformas educacionais desse período, a reforma Francisco Campos de 1931, que instituiu o Ministério dos Negócios da Educação, hoje conhecido como Ministério da Educação. O termo “negócio”, já antecipava em décadas a recomendação do consenso de Washington, de 1989, de tornar a educação um serviço comercial, como parte de uma política neoliberal mundial.

Se por um lado esses dois movimentos educacionais contribuíram com o desenvolvimento da educação do país em expansão de estabelecimentos de ensino e parcial qualidade educacional, por outro, foram instrumentos ideológicos da macroeconomia oligárquica da época, para tornar a educação e a escola, um espaço de preparação técnica de mão de obra para a indústria.

            Compreendido que o contexto histórico da 1ª República do Brasil foi marcado pelos movimentos de entusiasmo pela educação e otimismo pedagógico, enquanto expansão e qualificação profissional da educação, é possível estabelecer uma genérica comparação reflexiva com a educação nacional atual. Se na 1ª República do Brasil buscava-se a ampliação de estabelecimentos de ensino primário e, em décadas seguintes, maior qualidade técnica na educação, na atualidade, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE, 2014 – 2024), metas relacionadas a oferta e conclusão de etapas de ensino permanecem aquém do esperado, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2023).

Sob a perspectiva da qualidade do ensino escolar na atualidade, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB, 2021), aponta índice projetado de  6,1 pontos e índice real de 5,9 pontos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; índice projetado de 5,3 pontos e índice real de 5,0 pontos para os Anos Finais do Ensino Fundamental; e índice projetado de 4,9 pontos e índice real de 3,9 pontos para o Ensino Médio - (critério de nota de português e matemática dividido por dois, e multiplicado pela taxa de aprovação anual).

Soma-se a isso a perda de posição do Brasil no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo relatório de 2024, com dados de 2022 aponta que o Brasil caiu da 87ª para a 88ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH, 2024), com base nos critérios de renda per capta, saúde e educação (rendimento escolar). Este último, ainda com baixos resultados de aprendizagem no IDEB do ano de 2021.

            Considerando que o ideário do entusiasmo pela educação e otimismo pedagógico da 1ª República se mostraram ousados e a frente do seu tempo, ainda hoje, continuam ousados, pois a atual legislação do PNE (2014 – 2024) e a anterior (2001 – 2010), não alcançaram as metas estabelecidas de alfabetização, conclusão de etapa por ano e série, bem como a sua devida profissionalização técnica e universitária. Como dito por teóricos do modelo da “escola nova”, a educação requer bons métodos e bons professores.  Um novo entusiasmo pela educação e otimismo pedagógico é possível e é para hoje!

            Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, Filósofo e Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

VELA E JOAO RIBEIRO APRESENTA PROPOSTA E SOLUÇÃO PARA ROTATÓRIA DO TENDA


O candidato á prefeito Herivelto Vela e seu vice João Ribeiro  apresentou  proposta e solução para rotátória do Tenda enda confira o video . 

https://www.instagram.com/reel/DAQx-7mubTS/?igsh=aXJjMm13dTluMWdq



Caso Vereador Magrão: Entenda o drama do processo de cassação por corrupção , extorsão e cobrança de propina, podendo ser o primeiro vereador cassado em Pindamonhangaba


A Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba pode definir nos próximos dias o futuro do vereador Magrão (PSD), que poderá entrar para a história de Pindamonhangaba como o primeiro vereador cassado  por corrupção.

No último mês de julho a CEI (Comissão Especial de Inquérito) indicou a perda do mandato do vereador pela prática de extorsão e no último dia 6 de agosto foi aberta a Comissão Processante, que ao longo dos últimos dias realizou todo o ritual ouvindo testemunhas e a própria defesa do vereador e analisando toda documentação.

O vereador Magrão, do PSD, pertence ao grupo político de Torino e Vito Ardito e foi acusado de pedir propina ao administrador do Pronto Socorro, onde sua namorada trabalhava. "As acusações são gravíssimas como suposta propina, coerção, corrupção e improbidade administrativa", afirmou na época o vereador autor do pedido de abertura de investigação contra Magrão, Marco Mayor.

Após a finalização dos trabalhos da Comissão Processante, o relatório final será votado em plenário e Magrão poderá ser cassado. Segundo o regimento da Casa de Leis, para perda de mandato é necessário 8 votos. A Câmara é composta por 11 vereadores.

Entenda a trama

Em junho deste ano, uma nova CEI foi aprovada no plenário para realizar a apuração das acusações de irregularidades cometidas por Magrão. A comissão foi composta pelo autor do requerimento e presidente da CEI, o vereador Marco Mayor (PL), além dos membros Rogério Ramos (Podemos) e José Carlos Gomes, o Cal (Republicanos).

A leitura do relatório final foi acompanhada pelos vereadores e o documento apresentou três possíveis irregularidades como a utilização da posição para obter vantagens financeiras, prática de ato de perseguição e indicação de funcionários no Pronto Socorro Municipal. Após o relatório final , foi apresentado denúncia para abertura de processo de cassação do mandato , uma comissão processante composta pelos vereadores Cal, Felipe Guimarães e Renato Cebola. As testemunhas apresentadas pelo vereador Magrão foram  ouvidas e agora será realizado alegações finais do vereador com prazo fixado. A Comissão processante da câmara avaliará e emitirá o seu relatório, colocando em plenário para ser apreciado .  E possível que nos próximos dias teremos mais informações .

GIRO DA POLÍTICA

 


- TRABALHO SOCIAL INCANSAVEL

 

Queremos destacar o trabalho incansável social que o vereador Marco Mayor vem realizando alguns anos em Pinda e região , principalmente nos ultimos 4 anos que esta como vereador em Pindamonhangaba. Um dos nomes praticamente garantido para retornar  na legislatura de 2025 , Marco Mayor pelo grande trabalho esta sendo cotado o mais votado desta eleição .Pé no acelerador vereador .

 

- Video Bomba  balança á agricultura

 

Depois da publicação na rede social e que tomou conta dos wathaps , o vídeo bomba parecia que ia ser uma nuvem carregada que ia tomar conta do Campo Belo mas ,  pelo visto o efeito foi ao contrário e causou um vendaval na Secretária de aA
ricultura .Será que tem alguma arvore chamada ciúme da cidade ?.

- Presidente do conselho não pode tomar posição política

 

Vimos uma publicação que chegou até nos de uma suposta posição política postada no grupo do conselho de turismo , este fato é errado pois quanto presidente qualquer questionamento do conselho tem ser conjunta . Já quanto pessoa cidadã ela pode postar em sua rede social pessoal , qualquer critica ou posicionamento político. Fica apenas um alerta .

 

- Funcionário em horário de expediente fazendo politicagem

 

Chegou em nossa redação que o carro da saúde que esta fazendo entregas de exames residencial , em pleno horário de expediente está levando´propaganda política do Lucas da bike e tentando tirar adesivo de candidatos á vereador e prefeito concorrente do palácio de vidro .

Já tem foto do carro e vídeo e pedimos providencia por parte da secretária de saúde .

 

- Escola Reinvente

 

Foi inaugurado nos últimos dias pelo Fundo Social a escola Reinvente localizado no antigo prédio do arquivo municipal na rua Rubião Junior  e tem dois andares . O trabalho sensacional , curso profissionalizandte de padeiro , cabelereiro e demais cursos . Fica á pergunta será que do terrio para primeiro ao segundo andar possui elevador para os deficientes ?.

-

 

-   

 

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Vem ai ESQUENTA HAWAI PRIMAVERA NA FERRÔ


 

Vereador Renato Cebola Cobra Ações Contra Barulho na Praça do Quartel e Aplicação da Lei 6.803/2024 que Dispõe Sobre Emissão de Ruídos Por Veículos Automotores


Nos últimos meses, a Praça do Quartel tem sido palco de intensas discussões sobre a perturbação causada por barulhos excessivos e a sujeira que afetam a tranquilidade da região. O vereador Renato Cebola, atento às queixas dos moradores, especialmente aqueles mais velhos, tem se mostrado um defensor incansável na busca por soluções.

Os problemas começam a se intensificar entre quarta e domingo, quando aumenta o movimento das adegas ao entorno da praça geram ruídos que incomodam não apenas os frequentadores, mas principalmente os residentes nas imediações.

O vereador apresentou requerimento verbal solicitando do executivo que informasse quais são as ações
que estão sendo tomadas naquela região para coibir a “bagunça” que ocorre no local, complementou dizendo que: “sem generalizar, porque tem muito motoqueiro de bem, mas tem meia dúzia ali que está poluindo a cidade com escapamentos adulterados”.

Para muitos moradores, a situação se tornou insustentável. Pessoas idosas, que costumam buscar a paz e o descanso em suas casas, sentem-se acuadas e inseguras, hesitando até em sair de casa devido à bagunça e ao barulho.

Cebola, em suas manifestações na Câmara Municipal, destaca a importância de um espaço público que atenda a todos, sem comprometer o direito ao sossego dos que ali residem. Ele enfatiza que é fundamental encontrar um equilíbrio entre o uso da praça para eventos e a preservação do bem-estar dos moradores. “Ninguém pode viver sob constante estresse e insegurança em sua própria casa. Precisamos de um diálogo aberto com os frequentadores, donos de estabelecimentos e com a administração pública para garantir que a praça seja um espaço de convivência agradável para todos”, afirmou o vereador.

Os apelos de Renato Cebola refletem uma preocupação crescente com a qualidade de vida na comunidade. Moradores já organizam abaixo-assinados e reuniões para reivindicar medidas que garantam um ambiente mais tranquilo, como restrições em horários de eventos e a implementação de um cronograma que minimize os incômodos.

O vereador finalizou sua fala cobrando as ações do executivo para aplicação da lei 6.803/2024, oriunda da indicação ao projeto de lei 32/2023 do próprio vereador, através, onde é regulamentado a emissão de ruídos excessivos emitidos por escapamentos de motocicletas e veículos automotores similares, em caso de descumprimento serão aplicadas multas, dobrando o valor conforme reincidência. O mesmo vale para veículos que circulem com som audível do lado externo independente do volume e que cause perturbação ao sossego.

Diante dessa situação, é essencial que a administração municipal ouça as vozes dos moradores e trabalhe em conjunto com o vereador para implementar soluções que respeitem tanto o direito ao lazer quanto à paz no lar. Afinal, a Praça do Quartel deve ser um espaço de convivência, mas também de respeito ao sossego dos que ali habitam