sábado, 25 de fevereiro de 2017

PARABENS RENATO MAMÃO

Registramos hoje , 25 , o aniversário do amigo e do ex presidente do Sindicato dos Metalúrgico renato Mamão.
A ele os nossos cumprimentos e também de amigos e familiares.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Prefeito sai do SAMU e Pinda fica isolada na saúde


Em entrevista coletiva realizada agora pela manhã o prefeito de Pinda anunciou oficialmente a saída do município do consórcio do SAMU, alegando falta de recurso e analisando que a mensalidade de 397 mil é inviável para o município. A Prefeitura a partir de agora sem o SAMU irá perder o sistema RUE que engloba 9 municípios da região de Taubaté.
A Rede de Urgência e Emergência que tem livre acesso ao atendimento no Pronto Socorro, Santa Casa, Hospital Universitário e Regional com a saída Pinda terá dificuldade no atendimento a população.
Ontem 40 funcionários da base do SANU de Pinda foram notificados da demissão e com essa decisão do prefeito o município terá apenas o atendimento da EMERCOR.
O SAMU foi criado através da portaria 2110/2014 pelo Conselho Nacional de Medicina que conta com total apoio do Ministério da Saúde através de repasse de recursos. Pinda foi contemplada por fazer parte do consórcio do SAMU com 2 ambulâncias básicas e uma avançada, que mesmo saindo ficará para o município que com certeza para colocar em funcionamento terá que cumprir com as exigências dessa portaria.
Além do prejuízo imediato de atendimento a população a cidade perderá o credenciamento das três UPAs, e aumento da taxa de internação da Santa Casa que irá totalizar anualmente um prejuízo na casa de 800 mil reais/mês e de aproximadamente 9 mi 600 mil reais/ano.
No período da tarde o prefeito convocou uma reunião com os vereadores para explicar esta decisão e para falar da solução que dará para substituir o serviço do SAMU.
Os funcionários dispensados ontem estão resistindo em trabalhar no Carnaval o que será um novo problema para Secretaria de Saúde resolver esta tarde de sexta-feira.
É bom frisar que a região Metropolitana no Vale do Paraíba possui 4 bases administrativas do sistema SAMU, a região de São José dos Campos, região do Litoral Norte, região de Taubaté a qual inclui Pinda e a maior de Guará que atende 17 municípios. A rumores que Pinda pode tentar ingressar na região de Guará, mas o respaldo hospitalar desta região contem as Santas Casas de Aparecida e Cruzeiro em situação difícil, Guará contaria com a Santa Casa de Pinda e Pronto Socorro com condições financeira e de atendimento em melhor situação.
No entanto a discussão SAMU independente do prejuízo financeiro tem que ser muito bem discutido no que se diz no atendimento da população, onde o assunto é vida e por isso tem que ser pensado, repensado antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Pinda ingressou no consórcio do SAMU em novembro e está a pouco mais de três meses e 15 dias de atraso e por isso não seria o momento de parcelar essa dívida e renegociar o valor mensal diante da demanda e, principalmente da situação financeira do país e do município. 

Nota oficial da prefeitura

Pindamonhangaba permanece com atendimento municipalizado de emergência

Pindamonhangaba vai permanecer com os serviços de atendimento de urgência e emergência, por meio do Emercor, que já atende a cidade desde junho de 2012, e a Clínica Médica Vale Guaratinguetá. No total, são três ambulâncias, sendo uma ativa e uma reserva da Emercor e uma UTI da Clínica, prontas a atender as ocorrências dentro do município.
Em média, são 450 atendimentos mensais, com investimento da Prefeitura de R$ 125 mil. O serviço inclui ainda profissionais e médico na central de regulação, enfermeiro e técnico de enfermagem. O atendimento é 24 horas, com telefonistas de emergência além da equipe de atendimento de Pinda.
Como a cidade já conta com este atendimento, e não dispõe de verba no orçamento para manter outro serviço semelhante, Pindamonhangaba está encerrando, até o final de fevereiro, a participação no Cisamu - Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Atualmente, o custo para se manter no Consórcio é de R$ 4,8 milhões por ano e ele atende a uma média de 324 pacientes por mês, no município.
"Nunca tivemos a intenção de sair do Samu. Ocorre que o método utilizado pelo colegiado (Consórcio) encareceu muito os custos. Fizemos um estudo orçamentário para tentativas de remanejamento de verba para suprir os custos do Samu, mas infelizmente o município não conta com esse recurso", explicou a secretária de Saúde, Valéria dos Santos.
A secretária destacou, ainda, que foram feitas propostas em quatro reuniões, dentro da viabilidade econômica do município. "Foi proposto o pagamento aproximado de R$ 215 mil por mês para nos mantermos no Samu. Porém todas as ofertas foram recusadas. Assim, para a redução dos custos, seria necessário novo modelo de gestão. Por exemplo, o modelo fundo a fundo, ou seja, sem a necessidade de consórcio", ressaltou.
O serviço de atendimento de urgência e emergência continua através do telefone 192. 


Serviço de odontologia para por falta de material


Conforme mostra a foto enviada para o nosso WhatsApp por um munícipe, as Unidades de Saúde do Jardim Eloina e Cidade Nova pararam o atendimento odontológico por falta de luvas, já no Castolira o dentista se encontra de férias e no posto central está faltando material.
Entramos em contato com o coordenador de odontologia Dr. Beneton, que reconheceu os fatos e embora esteja a frente do serviço a menos de 15 dias nos afirmou que na semana que vem começará a ser reabastecido as unidades com material e medicamentos e que está agilizando a contratação de uma nova empresa para manutenção dos equipamentos tendo em vista que o contrato venceu no ano passado e não foi aditado.
Dr. Beneton é servidor de carreira a 27 anos e tem o respeito por todos os profissionais da categoria e já exerceu este trabalho há 10 anos, onde na ocasião desenvolveu um excelente trabalho.


Prefeitura responde questionamento do Sindicato sobre o não pagamento de diárias de motoristas


A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba enviou ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba uma resposta ao ofício nº 33/2017 onde pede informações sobre o não pagamento das diárias aos motoristas lotados na área da saúde.
A resposta da Secretaria foi: Primeira, vale ressaltr que o orçamento deve referir-se a um periodo de tempo determinado. O prazo de vigência da lei orçamentária será anual, devendo esta ser elaborada, votada e aprovada anualmente. Isso serve para que o Executivo reveja anualemnte suas perioridades e metas.
Na sequência, não obstante seja de conhecimento não só da categoria dos motoristas, mas também do público em geral, é certo que, em regra, nem sempre se consegue aprovar o orcamento até o final do ano, iniciando-se o exercício financerio seguinte sem orçamento, e consequsntemente sem autorização para efetura os gastos públicos.

No caso deste municipio a programação orçamentária se efetivou na segunda quinzena de janeiro e, sendo assim, pequenos atrasos acabaram ocorrendo, os quais, contudo, foram franca e diretamente explicados à categoria dos motoristas, considerando que na presente data dos pagamentos encontram-se saldados. 

Polícia Civil perde 381 agentes aposentados em 2017 e atua sem 1/4 da equipe



A Polícia Civil de São Paulo já perdeu quase 400 policiais aposentados só neste começo de 2017. A debandada escancara ainda mais a defasagem de funcionários na instituição que, segundo a última atualização do Portal da Transparência, já atinge 25%. Ou seja, um quarto dos cargos estão vagos.
Foram 332 aposentadorias publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e, só na primeira semana de fevereiro, outras 49, totalizando 381 policiais a menos na instituição em pouco mais de um mês.
As carreiras mais afetadas pelas aposentadorias foram as de escrivão e investigador, que perderam 125 e 108 policiais, respectivamente, no período. Os cargos já contavam, juntos, com um déficit de mais de 5,2 mil profissionais.
13 delegados, 22 agentes policiais, 26 agentes de telecomunicações, 5 papiloscopistas e 11 auxiliares de papiloscopistas também abandonaram o barco e engrossam a crise na Polícia Civil.
Nas carreiras ligadas à Polícia Técnico-Científica (PTC), responsável pelos trabalhos de perícia nos crimes ocorridos no estado, a situação não é diferente. A corporação é um braço da Polícia Civil e conta com seis carreiras: auxiliar de necropsia, atendente de necrotério, desenhista, fotógrafo, médico-legista e perito, que perderam, juntas, outros 30 policiais aposentados só no começo deste ano.
Na PTC, quase 40% das vagas estavam desocupadas em dezembro. Não à toa, a instituição ainda emitia, no último trimestre de 2016, 11,5 mil laudos de exames necroscópicos, criminalísticos, clínicos e laboratoriais realizados em 2015.
Em Pindamonhangaba não é diferente a Polícia Civil tem em seu 1º DP no mínimo 15 policias, o 2º DP está funcionando com um delegado, dois escrivães e dois investigadores, precisaria de no mínimo mais 8 para atender 30 bairros e na região leste o 3º DP que atende 28 bairros possui apenas um delegado, um investigador e um escrivão precisaria de no mínimo mais oito.
Para que a polícia possa desenvolver um trabalho adequado tem que ter um convênio de parcerias com a Prefeitura, para que servidores ou PADs possam trabalhar na parte administrativa.
Recentemente gerou sérios boatos que a delegacia da Cidade Nova iria fechar, fato que não é verdade, mas a população tem que entender que se no futuro acontecer essa necessidade o serviço da polícia civil pode estar integrado todo em apenas um prédio, pois ela só atua após o crime ocorrido que é a investigação, instalação de inquérito e conclusão.
Especificamente falando da região leste foi fechado o destacamento da polícia militar, ela sim tem a função de fazer o patrulhamento ostensivo e preventivo em todos os bairros da cidade fato que também tem que levar em conta que o efetivo de Pinda está defasado e precisaria de no mínimo mais 60 homens e mais viaturas.
Dentro desta avaliação a uma importante necessidade, já que o prefeito está investindo no COI seja feito também uma reunião com a Polícia Civil para dar suporte e voltar o convênio para que as delegacias tenham mais funcionários realizando o serviço administrativo liberando assim os polícias civis para ampliar o serviço de investigação.
O vereador Rafael Goffi está movimentando junto ao governo do estado para ampliar o número do efetivo tanto da polícia civil como militar.


Fonte: Dados do site G1

Renato Cebola visita Conselho Municipal de Saúde e Cooperativa Recicla




O vereador Renato Cebola essa semana fez uma visita a sala do Conselho Municipal de Saúde e a Cooperativa de Catadores de Moreira César Recicla para conhecer um pouco mais do trabalho deles e ouvir as suas reivindicações.
No Conselho Municipal de Saúde o parlamentar foi recebido pela presidente Irene Ribeiro que na oportunidade compartilhou como é o funcionamento do Conselho e as demandas da Saúde. Na visita Cebola conversou com a enfermeira chefe do EMAD - Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar, Gislaine Costa que apontou as dificuldades para o funcionamento do programa.
Diante do exposto pelas profissionais o vereador fez alguns requerimentos que já foram aprovados e encaminhados aos órgãos competentes.
Em visita as instalações da Cooperativa de Catadores de Moreira César Recicla, Renato Cebola foi recebido pela presidente, Angela Gonzaga que na oportunidade apresentou o trabalho realizado por 30 cooperados, apresentou também os planos e dificuldades encontradas devido a não regularização por parte da administração pública, situação esta que barra o crescimento da cooperativa.

“Enfatizamos que já entramos em contato com o prefeito e vice-prefeito para que possamos juntos, buscar uma rápida solução e, consequentemente, ampliar a renda das pessoas que ali executam seu trabalho”, disse o vereador Renato Cebola.

Rafael Goffi recebe servidoras municipais e inicia luta pela inclusão do adicional de insalubridade das ASGs



Reunião aconteceu na segunda-feira, no auditório da Casa e reuniu mais de 50 profissionais da Prefeitura

No intuito de lutar pelos direitos dos servidores municipais, o vereador Rafael Goffi (PSDB) – atual presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Direitos da Mulher da Câmara – esteve reunido com cerca de 50 profissionais da área de Serviços Gerais da Prefeitura na segunda-feira, dia 20, no Auditório da Câmara, para discutir diversos assuntos, em especial, na busca dos direitos trabalhistas da categoria, o chamado “Adicional de insalubridade”. As ASGs – Auxiliares de Serviços Gerais – procuraram o parlamentar para reivindicar esse direito e debater formas de conquistá-lo junto ao Poder Público Municipal. “Essas pessoas, em sua grande maioria, são Auxiliares de Serviços Gerais que atuam na cozinha das escolas e, desta forma, estão constantemente expostas à agentes físicos insalubres, como ruído excessivo e calor intenso”, explicou o vereador.

Imediatamente após a reunião, Rafael Goffi participou da 4ª sessão ordinária no Plenário Dr. Francisco Romano de Oliveira e na Tribuna da Casa, expôs o problema das ASGs da Prefeitura que trabalham nas cozinhas de unidades escolares e outros órgãos. “Diante dos pedidos e após a reunião com as ASGs, formulei um requerimento verbal cobrando explicações do Executivo a respeito da concessão de citado adicional de insalubridade, visto que é direito desses profissionais”, concluiu Rafael Goffi.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prefeitura corrige funciona funções de assessores e exonera vereador de Tremembé



Após muitos questionamentos de nosso blog, finalmente a Prefeitura de Pindamonhangaba publicou no jornal oficial do município a portaria que corrige as funções dos coordenadores de gabinete de cada Secretaria, mas ainda três coordenadores continuam em desvio de função, Andrezão do Morumbi, Rodrigo Godoy e David Nerozi.
Foi publicada também a portaria retroativa ao dia 27 de janeiro de exoneração do cargo de diretor de saúde básica do vereador de Tremembé.
Amanhã acontece o pagamento dos servidores de Pindamonhangaba e até a presente data não foi nomeada a nova diretora da saúde básica que já está trabalhando a quase um mês.
Vamos acompanhar se amanhã o seu nome já consta na folha de pagamento de Pindamonhangaba.

Chegou a nossa redação uma denúncia que tem secretário e diretor que não estão cumprindo o horário de trabalho e justifica a seus servidores que está na Prefeitura, mas dias atrás diversos setores da prefeitura estavam procurando esses assessores e fica a pergunta: prefeito não vale a pena fiscalizar todas as secretarias de surpresa? 

Bosque da Princesa passa por manutenção



Questionamos por diversas vezes que fosse efetuado uma manutenção geral do Bosque da Princesa, limpeza dos três lagos, pintura das grades e parque e reparo nas calçadas de caminhada, fato este que levou o vereador Renato Cebola a protocolar um ofício, a Prefeitura está realizando parte desta manutenção que segundo informações deverá ser reaberto na tarde desta sexta-feira.
Infelizmente somente o primeiro lago foi limpo até agora, os demais que estão cheio de lodo matando os peixes por falta de oxigenação não serão limpos e com isso demostra que atual administração está seguindo exemplo da administração passada que realiza apenas uma maquiagem e nunca faz de fato uma manutenção completa em nosso principal ponto turístico e que concentra diariamente vários munícipes.



Mentira tem perna curta: Prefeitura de Pinda tem finança positiva



Após a divulgação por parte do prefeito e de seus secretários que a administração passada deixou um rombo na casa de 70 milhões, começou a ser desmentida na publicação do próprio decreto municipal que apontava um prejuízo de 15 milhões, na audiência pública quadrimestral realizada hoje de manhã, na Câmara de Pinda o secretário de finanças João Carlos Muniz afirmou que a dívida real do município hoje é de 8 milhões, mas se contar com a receita vinculada (verba carimbada da saúde e educação) o município passa a ter um superat positivo de 12 milhões, após esta audiência ficou bem claro que a mentira tem perna curta, fato que o vereador Roderley Miotto vem questionando desde janeiro chegando a apresentar um requerimento para esclarecer a população qual é a verdadeira dívida do município.
Uma dívida de 8 milhões para Pinda, se fazer uma avaliação na região e não contando com a verba vinculada demonstra que a situação da cidade é confortável e que a atual administração há quase 2 meses no comando não conhece a realidade financeira da cidade.
Questionado em relação ao pagamento dos fornecedores o secretário afirmou que iniciará o pagamento em breve dos fornecedores de valores baixos, já com relação aos outros estão sendo chamados para renegociar.

Não tendo mais desculpas que a cidade está quebrada e não ter mais nenhum santo para culpar o município teria que rever os altos valores que estão sendo pagos para os cargos de confiança que atualmente recebe o mais baixo R$5.250 e rever a criação da secretaria de gabinete que teve um aumento nas despesas sem necessidade, onde Pinda se não for a única é ums das poucas que tem essa secretaria. 

Justiça determina a 5ª reintegração na Tenaris Confab em apenas um ano

Crédito da foto: Guilherme Moura
Legenda: Ronaldo Cardoso – Pit Bull, o advogado Alison Montoani, Celso e Vicente Caetano - Serrinha



A Justiça do Trabalhou determinou mais uma reintegração na Tenaris Confab. Um funcionário da unidade Confab Equipamentos foi reintegrado nessa quinta-feira, dia 23. Em um ano, essa foi a quinta reintegração por ações movidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba apenas na Tenaris Confab.
Celso Antonio dos Santos, 61 anos, era maçariqueiro na área do corte quando teve perda auditiva. “Por muito tempo, lá atrás em 1998, a Confab oferecia pouco EPI (Equipamento de Proteção Individual). Você pegava um protetor de ouvido hoje e podia pegar outro só semana que vem. Tinha que ficar lavando. A perneira quando queimava também tinha que esperar”, disse Celso.
Em 2002, quando comprovou a surdez, Celso conseguiu ser transferido para uma função compatível, no setor de reciclagem, longe de área de corte. Apesar da estabilidade de emprego garantida por lei, em 2015 ele foi demitido, aos 59 anos, antes de conseguir aposentar. “Fiquei triste porque contribui por 18 anos quando estava bom. Quanta hora-extra eu tive que fazer. Só me falaram: Vai procurar seus direitos lá fora.”
Hoje reintegrado, Celso se diz aliviado. “Senti firmeza do sindicato, em nenhum momento me desprezaram. Me falaram que era direito meu e assim eu nunca abaixei a cabeça.”
Em um ano, essa foi a 5ª reintegração apenas na Tenaris Confab. As outras quatro foram na Confab Tubos, de José Francisco de Oliveira,

Eduardo Bernardes, Jailsom Miguel e João Batista Escossia.

Moradores do Castolira pedem providências em relação aos buracos na quadra de esportes

 Desde o final do ano passado foram efetuados mais de 30 buracos com profundidade de 3 metros aproximadamente ao redor da quadra de esportes do Castolira em virtude de uma obra de cobertura do local. Recentemente uma criança quebrou a perna ao cair num dos buracos.
Além de colar em risco os moradores os buracos também estão cheios de água podendo ser um possível criadouro do mosquito da dengue.
Os moradores já entraram em contato com a Prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. 









Polícia Civil identifica estelionatário em Pinda




Após registro nesta data de ocorrência de evento ocorrido no dia 17 de fevereiro, na Rua Francisco Glicério, Boa Vista, em que pessoa passando-se por representante da TIM alegava que teria Chip de uso ilimitado e aparelhos celulares com preços especiais, sendo que enganou a vítima que efetuou entrega de R$300,00, sendo que após o falso empregado saiu da cidade.
Após investigação do Setor de Investigação Geral (SIG), utilizando dos sistemas Infoseg e Ômega, com apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi possível identificar o envolvido, de prenome Alexandre. O autor já teria sido preso no Estado do Rio de Janeiro por golpe semelhante.
Existe informações que haveriam várias vítimas do estelionatário nas cidades de Pindamonhangaba, Tremembé e Taubaté. Caso alguém reconheça o envolvido deverá registrar ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima, a qual levantará a qualificação do autor no SIG local.

Organização do Carnaval Solidário realiza nova reunião sobre Segurança



Na quarta-feira (22), representantes da Prefeitura, Polícia Militar e empresa contratada realizaram uma nova reunião sobre a segurança do Carnaval Solidário 2017. O foco do encontro foi detalhar a ação de cada grupo de envolvidos no evento, visando levar uma festa carnavalesca mais segura para as famílias.
Participaram da reunião o coordenador de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores; o comandante da PM, Capitão Ricardo Prolungati; os representantes da empresa Alta Seg Vigilância Patrimonial, Fábio Augusto Rodrigues de Godoy e Thamires Silva Lopes; eo comandante da Guarda Municipal, e o secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão.
A segurança do Carnaval Solidário 2017 será realizada pela equipe da Guarda Municipal, seguranças contratados - sendo cerca de 40 por dia -, policiais militares em escala extra e reforço de um pelotão de alunos da escola de formação de soldados do batalhão de Taubaté, Forças Táticas e Rocam, não afetando, assim, o policiamento na cidade de Pindamonhangaba.
As equipes de Brigadistas também estarão em ação durante as festividades carnavalescas,  além do plantão do Corpo de Bombeiros.
Ainda na quarta-feira (22), foi feita a publicação do Decreto nº 5402, de 21 de fevereiro de 2017, que regulamenta os eventos e funcionamento das atividades no período das Festividades de Carnaval 2017 do Município. Os artigos deste decreto nortearão as ações de segurança. 


Centro Integrado de Assistência à Família inicia atividades na próxima semana



Pindamonhangaba está recebendo um novo local de atendimento à saúde de toda a família. O CIAF - Centro Integrado de Assistência à Família - inicia suas atividades na próxima semana, oferecendo consultas médicas, vacinas e outros serviços, para homens, mulheres, crianças e idosos.
O CIAF está sendo instalado na Rua João Gama, 115, São Benedito, onde atualmente também funciona o Ambulatório da Saúde da Mulher. Integrando o atendimento, a UBS Centro, que estava instalada no prédio da Rua Dr. Frederico Machado, junto com o CEM - Centro de Especialidades Médicas - também está de mudança para este novo local.
Em local amplo, arejado, de fácil acesso e contando com ótimos profissionais, o CIAF vem com o objetivo de oferecer um atendimento com qualidade, respeito e eficácia. Seu funcionamento será no piso térreo do prédio.

Procedimentos de transição

O atendimento no novo prédio será normalizado na Quarta-feira de Cinzas, dia 1 de março, a partir das 13h30. Até lá, os atendimentos da UBS Centro continuam, mas consultas com pediatras e clínicos serão reduzidas. As consultas que já estavam agendadas serão realizadas no prédio antigo.
As vacinas de rotina serão reagendadas, por motivo de segurança, mas o teste do pezinho e a BCG não terão alterações. 
O atendimento geral da pediatria, clínicos e vacinas será normalizado a partir do dia 2 de março, no novo endereço.
Pronto Socorro infantil

O prédio que vai receber o CIAF, na época em que foi adquirido, seria destinado para o Pronto Socorro Infantil. Contudo, a nova administração municipal verificou que a melhor opção seria agregar o atendimento infantil à reforma do Pronto Socorro Municipal. Com as obras, os pacientes infantis receberão uma ala exclusiva - com entrada independente - para atendimento.
A reforma será iniciada ainda neste ano, após finalização da licitação para a contratação da empresa que realizará as obras.
Centro de Diagnose

As reformas do CEM - Centro de Especialidades Médicas - continuam e estão previstas para serem finalizadas até o final de 2017. Após reformado, o prédio receberá o Centro de Diagnose, com exames como espirometria, Raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma, entre outros.
O Centro de Diagnose estará integrado ao CEM, e vai agregar num só local diversos equipamentos para a realização de exames, facilitando o acesso e levando mais comodidade aos munícipes que utilizam os serviços públicos. 


Estrelas além do tempo

PROCURADOR ANTONIO FLORÊNCIO

Hidden Figures (em inglês - original title) e Estrelas Além do Tempo (em português) é um filme americano que trata, baseado na realidade, da história de três funcionárias negras da NASA que superaram o racismo da década de 1960 e colocaram à serviço dos Estados Unidos da América e de seu povo seus fantásticos talentos profissionais. O filme parece simples num primeiro aspecto, mas na verdade trata de valores complexos e sofisticados: vale a pena assistir! Uma das mensagens subliminares que se pode notar é a importância das pessoas que pensam e agem além dos valores hodiernos como mecanismo de mudança da realidade social e instrumento para a evolução da civilização humana. Penso que essas pessoas anteveem o futuro e conduzem seus pares para um novo patamar evolutivo (Martin Luther King Jr., Tiradentes, Gandhi, Sérgio Moro, Mandela/Madiba, Yasser Arafat e outros poucos). Fato é que nunca precisamos tanto de pessoas além do tempo num Brasil chafurdado em corrupção.


Vereadora Gislene Cardoso se preocupa com o transporte público da cidade


A pedido da vereadora Gislene Cardoso foi realizado no último dia 17, uma reunião com os representantes e líderes de diversos bairros da cidade para tratar do transporte coletivo público. Participou da reunião o presidente dá Câmara de Vereadores e vários vereadores.
A vereadora salientou a importância da reunião e da união dos vereadores, que também têm diversas reivindicações dos seus eleitores. Gislene justifica que é o momento de unir a força dos vereadores para fazer um contrato transparente.
O contrato de concessão para exploração do transporte vem se renovando desde 2014 e a empresa atual atende as demandas do contrato, porém a cidade cresceu e é necessário rever novas linhas, coberturas e novos itinerário que não contemplam no atual contrato e, também trabalhar um contrato flexível ao desenvolvimento do município.
Além da importância da modernização como ar condicionado, wiffi e outras necessidades como gratuidade para acompanhante de deficientes físicos e idosos acima de 60 anos que deverá passar por projeto de indicação de lei ao prefeito.
A vereadora ficou muito feliz, visto que o Departamento de Trânsito já vem trabalhando no edital do novo contrato, ela agradece a participação da diretora Luciana, seu funcionário Tarcísio e de todos os representantes de bairros que participaram e aproveitou para convidar toda a população para a 1ª Audiência Pública, que acontecerá no dia 2 de março, na Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas.
A vereadora Gislene Cardoso vem trabalhando muito para que melhore o serviço público, dentre eles o transporte coletivo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Preocupado com segurança, vereador Felipe César - FC quer reforço na cabeceira da Ponte da Sapucaia

Vereador entende que a Administração Municipal deve manter entendimentos com o Governo de SP e fazer a manutenção da ponte para evitar acidentes na estrada

Após as fortes chuvas registradas em diversos bairros do município, o vereador Felipe César – FC (PV) está solicitando ao prefeito que promova entendimentos com o Governo do Estado para viabilizar verbas específicas visando realizar, com urgência, a manutenção da cabeceira da ponte da Estrada Sapucaia, localizada sobre o Rio Paraíba do Sul, na interligação da Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias (SP – 62) com a Estrada da Sapucaia. Atualmente, a ponte se encontra em condições precárias, dificultando o trânsito de caminhões e colocando em risco as pessoas que usam essa estrada.

Felipe César lamenta que o problema esteja ocorrendo e diz que esta ponte é importante para a região do Distrito de Moreira César, pois atende aos areeiros e as empresas que plantam eucaliptos como a Votorantim, além de toda a população do Distrito. “É dever da Administração Municipal prevenir acidentes e considerando que hoje o tráfego de caminhões na região é muito intenso, solicito a manutenção urgente na cabeceira desta ponte para evitar maiores problemas para aqueles motoristas que usam essa estrada”, enfatiza o vereador Felipe César – FC.

Falta de vontade ou de experiência na Prefeitura de Pinda?

Faltando dois dias para o pagamento dos servidores e de todos os cargos de confiança ainda não foi publicado a exoneração do vereador de Tremembé e nem a nomeação da nova diretora da saúde básica do município. Também não foi publicada a exoneração da gestora geral Maria Aparecida da Secretaria de Esporte que deixou a função no início do mês. Parece que Tião do leite também pediu exoneração de coordenador do abrigo dos animais será que é verdade?.
Outro erro da atual administração é que até a presente data ainda não foi nomeado os três diretores jurídicos, por isso que deve estar atribulando os serviços e o secretário não está dando conta.
Infelizmente a população perdeu essa semana uma grande assistente social, Lu Nalva que depois de 30 anos de bom serviço prestado a comunidade não aguentando mais a maneira de administrar deste governo e, principalmente as arbitrariedades dos seus assessores preferiu deixar a Prefeitura do que entrar em atrito e com isso temos a certeza que todos os pacientes que necessitam de agendamento para o transporte público vão começar a sentir na pele.
Fomos informados que nos próximos dias um diretor dessa nova administração vai pedir exoneração, qual será o motivo?
Já por outro lado 50% dos medicamentos da rede já chegaram e até que enfim a população poderá retirar seus medicamentos e dar continuidade ao seu tratamento.

Aproveitando que a pauta é governo municipal sugerimos ao prefeito que tome como exemplo vários municípios da região e apresente ao legislativo um projeto de lei de anistia, juros, multas e execução para que a população possa colocar em dia as suas pendências com a Prefeitura e ao mesmo tempo aumentar a arrecadação da cidade. 

Dias do esportista e do handebol geram homenagens



A comemoração dos dias do esportista e do handebol gerou homenagens na Câmara de Taubaté, em solenidade realizada dia 21, no plenário Jaurés Guisard, sob a presidência de Nunes Coelho (PRB) e tendo como orador Jessé Silva (SD).
Especialista em corridas de até 200 metros, salto e distância e salto triplo, o homenageado Ismaél Barbosa conheceu o atletismo praticando corrida de rua. Aos 16 anos de idade, foi convidado a representar Taubaté, disputando diversos campeonatos, entre eles os Jogos Regionais, ganhando várias medalhas.
Nessa época, conheceu o atleta Zildo Bueno, que se tornou seu grande incentivador, convencendo-o a ingressar em outra modalidade, o salto em distância. Nas provas mais recentes, Ismaél quebrou o recorde Sul-americano de sua categoria e terminou em sétimo lugar no Mundial disputado em Paris, na França, uma das melhores marcas de sua carreira.
Já o homenageado Miguel Olímpio do Nascimento é educador físico. Em Taubaté, conseguiu várias vitórias nas corridas de rua, e a que mais se destacou foi na prova Gazeta da Estiva, sagrando-se hexacampeão, com as vitórias obtidas nos anos de 1973 a 1977.
Em 1979 ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Transferido para a unidade militar da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado, passou a integrar a equipe de atletismo daquela unidade, se destacando em vários eventos. Foi campeão brasileiro Máster em 2005.
O terceiro homenageado é o paratleta Kaian Augusto da Silva Lima, que sempre esteve ligado ao esporte. Praticava atividades esportivas ao lado do pai, que lhe mostrou que, mesmo diante das limitações, poderia praticar qualquer modalidade. Desde muito cedo participava de campeonatos junto a pessoas que não tinham qualquer deficiência e que ficavam surpresas ao saber de suas lesões.
Em 2014, conheceu a equipe do Projeto Esporte para Todos, no qual percebeu o verdadeiro espírito da vitória e da força de vontade. Kaian praticou handebol, judô, futebol, basquete e atletismo, sendo o último que, nas modalidades de corrida dos 100 metros e salto em distância, lhe rendeu participação no Circuito de Atletismo nos anos de 2015 e 2016.
Representando o handebol, André Martins Soares “Alemão”, recebeu a homenagem. Iniciou a carreira aos 14 anos, em 1998, no Clube Metodista, onde permaneceu até 2005. Nesse período, alcançou as seleções de base jogando o Mundial Junior em Foz do Iguaçu, em 2003, campeão Pan-Americano Juvenil, em 2002, campeão Sul-Americano Junior, em 2004, campeão da Liga Nacional, em 2004, e Mundial Adulto da Tunísia, em 2005.
Em 2010, chegou a Taubaté, onde permanece até hoje, sendo tricampeão da Liga Nacional, tetracampeão Pan-Americano de Clubes, Campeão Paulista, dos Jogos Pan-Americanos de Seleções, no Canadá, e campeão Pan-Americano de Seleções, em 2016.

Agradecimentos

Ismaél disse estar “muito orgulhoso” ao receber a homenagem. Miguel agradeceu aos familiares, representantes dos Bombeiros e Polícia Militar e a seu primeiro técnico, William Saad.

Honrado em representar a equipe de paratletas de Taubaté, Kaian afirmou que, “com dedicação, Taubaté será conhecida como a cidade do paradesporto” e Alemão deixou um recado aos iniciantes no esporte. “Acreditem no sonho como eu acreditei e consegui.”

Carnaval ajuda a comprar fraldas para idosos





A Fundação José Carlos da Rocha - instituição que auxilia 12 lares assistenciais de idosos, sendo 10 no Vale do Paraíba - está vendendo abadás do Bloco do Socó.
Os abadás poderão ser usados no desfile oficial do Socó, na segunda-feira (27), com saída às 16 horas, do Largo do Quartel, durante o CarnavalSolidário  de Pindamonhangaba.
Cada camiseta custa R$ 10,00 e a renda será utilizada para compra de fraldas geriátricas.
Os interessados podem adquirir os abadás na Escola de Dança Alexandre Botelho (rua General Julio Salgado, 758 - Santana) ou na academia Aerofisic (rua Cônego José Luís Pereira Ribeiro, 111 - São Benedito). Mais informações com Cris, pelo telefone 98168-2622.


Pindamonhangaba recebe espetáculos de teatro



Pindamonhangaba receberá no dia 11 de março, duas peças teatrais, o clássico infantil, Chapeuzinho Vermelho e o Stand Up Comedy do Brasil, Tiago Carvalho e seus amigos, uma iniciativa da Um Show Produções.
Os espetáculos serão exibidos no Teatro Galpão, às 16 horas, Chapeuzinho Vermelho, com classificação livre e às 20 horas o Stand up Comedy do Brasil, Tiago Carvalho e seus amigos, com apresentações do mágico Caio Martins e dos humoristas Atila Shinhe e Gustavo Pompiani, classificação de 14 anos.

Os ingressos estão a venda no site www.umshow.com.br ou na Sôdie Doces que fica na Rua dos Andradas, 469, Centro.

Boteco Vinil realiza programação de Carnaval


O Boteco Vinil terá nos dias de Carnaval uma programação especial “Carnaval do Boteco, Todo Mundo Ama”, com muita música e diversão. O Boteco abrirá a partir das 13 horas e contará com estacionamento com segurança para seus clientes.
O Boteco Vinil fica na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1075, Centro, Pindamonhangaba.

Confira a programação:
Sábado (25) – 18 horas – Bloco Socó da Madrugada
Domingo (26) – 13 horas – Banda Furiosa e Los Beudos
Segunda (27) – 18 horas – Festival de Marchinhas e Bandabala
Terça (28) – 18 horas – Samba dos Amigos do Viola


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Prefeito e vice têm mandatos cassados


Decisão torna inelegível por oito anos; juíza ainda determinou novas eleições na cidade.

  
Prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), e o vice, Newton Godoy (PSD), tiveram os 
mandatos cassados nesta segunda-feira (20) em dois processos de improbidade administrativa,
 segundo o Ministério Público de Minas Gerais. A decisão é de primeira instância e dela cabe
 recurso.Em uma das decisões, a juíza Marcela Decat determinou ainda a anulação 
dos votos recebidos pela chapa, a inelegibilidade do prefeito e da mulher dele por oito anos, 
além da realização de novas eleições na cidade da Região Central do estado e o pagamento
 de multa. Na outra decisão, a magistrada determinou as mesmas medidas. 
Os vereadores Geraldo Sales (PDT) e João Bosco (PP) foram absolvidos.
Duarte Júnior é investigado pela Operação Primaz de Minas, que apura suposta fraude
 em licitação para prestar serviço de transporte ao município. A promotoria investiga
 também um esquema em que material de construção era doado em troca de votos durante as 
últimas eleições municipais.
O G1 entrou em contato com a assessoria da prefeitura e aguarda um retorno.
 A administração municipal informou que Duarte Júnior está em uma reunião em Brasília.
 Em vídeo postado em rede social, Júnior afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade e
 quer vai apresentar a defesa ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
“Vamos tentar agora demonstrar ao TRE que não houve da nossa parte dolo ou culpa em
 relação à distribuição de materiais de construção, tentar demonstrar que existia um
 programa que permitia. Queria dizer a todos os marianenses que continuo tranquilo, sóbrio em
 relação às minhas decisões, que vou trabalhar até o último dia pela minha cidade, que não
 tenho apego ao cargo, que respeito a independência dos poderes”, afirmou o chefe do Executivo.
O prefeito disse a ida a Brasília é para discutir a utilização de recursos da Fundação 
Renova. Na mensagem, ele se despede dizendo que retorna nesta quarta-feira (22)
 para dar continuidades aos preparativos do carnaval na cidade mineira.
O vice-prefeito também se pronunciou em uma rede social. “Uma sentença não muda minha 
alma, não abala o meu espírito, mas fere o meu coração, pois mantenho as minhas mãos
 limpas e uma fé inabalável na justiça divina e na vontade do meu povo de Mariana”, 
escreveu Newton Godoy.
Na decisão, a magistrada lembrou o rompimento da barragem de Fundão, que destruiu o
 distrito de Bento Rodrigues, e atingindo várias outras localidades. O desastre ambiental, 
considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 19 mortos.
“Em nenhum momento da história de Mariana era tão esperada uma conduta diferente do 
prefeito. A cidade, assolada por uma crise financeira sem precedentes e sofrendo com o maior
 desastre ambiental já ocorrido em solo brasileiro, viu seus recursos financeiros serem
 distribuídos indistintamente entre vários eleitores, tudo como forma de alavancar a candidatura
de Duarte”, destacou a juíza.
O promotor Guilherme Meneghin explicou ao G1 que o prefeito e o vice só deixam o
 cargo caso o Tribunal Regional Eleitoral mantenha a decisão em pelo menos um dos processos.
Segundo o promotor, se a decisão do TRE ocorrer antes do dia 31 de dezembro de 2018,
 novas eleições terão que ser feitas na cidade. Caso o tribunal decida depois da data, 
o presidente da Câmara Municipal assume o cargo temporariamente e uma eleição interna é
 feira na Casa para a escolha do novo prefeito.

Suposta fraude em licitação

Segundo o MP, após vencer, em dezembro de 2015, uma licitação para prestar serviço de
 transporte à prefeitura, a Cooperativa de Transporte Urbano e Rural (Coopertur) teve o 
contrato no valor de R$ 36.551.991,62 rescindido pelo secretário Edvaldo de Andrade.
 Conforme a promotoria, em seguida, o chefe da pasta contratou, de modo ilegal, a
 Cooperativa dos Empreendedores em Transporte Municipal, Intermunicipal e
 Interestadual de Passageiros e Cargas (Coopercar).
De acordo com o promotor Guilherme Meneghin, a Coopercar teve o Cadastro Nacional 
de Pessoas Jurídicas (CNPJ) registrado menos de um mês antes de sua contratação. Ainda conforme a promotor, o capital social da cooperativa, de R$ 20 mil é “totalmente incompatível” com a 
dimensão dos serviços contratados.
O Ministério Público informou que a Coopertur conseguiu, por meio de uma liminar, 
restabelecer o contrato. “Verificou-se que o denunciado tentou afastar ilicitamente a licitante
 vencedora e tentou contratar a licitante de seu interesse, mediante dispensa indevida de 
licitação, exercida por meio das manobras ilegais e fraudulentas”, descreveu Guilherme Meneghin.
Mais tarde, Edvaldo de Andrade teria dito ao gestor da Coopertur que “para a cooperativa
 funcionar” teriam que sair alguns funcionários e prestadores de serviços. Pessoas 
designadas pelo secretário foram contratadas para assumir os cargos, segundo o MP. Ainda de 
acordo com o órgão, há indícios de que o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, sabia da fraude.

Suspeita de compra de votos

O Ministério Público aponta ainda que o prefeito, que disputou as últimas eleições 
municipais, participava de um esquema em que material de construção era doado em troca de
 votos. Segundo as investigações, vereadores da base de Duarte Júnior enviavam uma
lista com possíveis beneficiários de telhas, cimento, caixas d’água e tijolos à secretária de
 Assistência Social de Mariana, Regiane Maria de Oliveira Gonçalves, mulher do prefeito. 
A doação do material foi observada entre os meses de junho a agosto de 2016.
De acordo com o MP, em 21 casas foram constatadas a entrega do material de construção.
 Duarte Júnior, Regiane Maria de Oliveira Gonçalves, os beneficiários e os vereadores
 João Bosco e Geraldo Sales, o Bambu, são acusados de improbidade administrativa, 
captação ilícita de sufrágio e abuso de poder.
O prefeito Duarte Júnior negou o esquema para manipular licitações. Sobre a denúncia de 
compra de votos, o prefeito disse que a lei orgânica e as diretrizes orçamentárias do município permitem que a prefeitura beneficie famílias carentes com a doação de materiais de construção.

 FONTES G1Por Pedro Ângelo, G1 MG, Belo Horizonte