quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Vela pede abertura de inquérito pelo Ministério Público contra Isael e secretário

Na última sessão, Vela teve dois requerimentos aprovados, um destinado ao prefeito cobrando informações sobre o processo criminal que, em vídeo no dia 04 de outubro, véspera das eleições municipais, o mesmo disse que até o dia 08 de outubro sua condenação à prisão estaria anulada, mas ninguém teve informações sobre o assunto. No outro requerimento, endereçado ao Ministério Público do Estado de São Paulo, o vereador Herivelto Vela solicita abertura de inquérito contra o prefeito, denunciando possível prevaricação e improbidade administrativa, pois não exonerou seu atual secretário de Segurança Pública, Fabrício Augusto Pereira, de acordo com o que prevê a Lei Orgânica Municipal, de autoria do próprio prefeito quando vereador, que não permite pessoas com condenação proferida por órgão colegiado ocupar cargos em comissão. Neste último requerimento, Vela encaminhou links de matérias da época da aprovação da lei da Ficha Limpa Municipal e da demissão da antiga secretária de saúde de sua gestão, Valéria dos Santos, que foi exonerada do Estado por prática de fura-fila na Saúde.

Se ele já usou a lei para demitir uma secretária, deve também usar a lei para demitir seu atual secretário, que foi julgado no mesmo processo CRIMINAL que o prefeito, onde os dois foram condenados em segunda instância.

Cardápio desta Quinta feira

 Bom dia

Cardápio do dia


Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado 

✅ frango com polenta

✅ Dobradinha

✅ Pernil ao molho de barbecue

✅ Carne moída com batata

✅ Linguiça Toscana com ovo

✅ Filé de frango grelhado com creme de milho


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Polenta

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Purê de batata doce

✅ Abóbora Cabotia

✅ Repolho

✅ Abobrinha



 Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Beterraba

✅ Abobrinha

✅ Repolho

Vereador Felipe Guimarães busca melhorias para diversas áreas da cidade



 


O vereador Professor Felipe Guimarães tem se empenhado em promover melhorias significativas em vários setores do município. Recentemente, ele se reuniu com a gerente das unidades de Fisioterapia, Rogéria, e com a secretária de Obras e Planejamentos Marcela Franco, para discutir a ampliação dos serviços de fisioterapia e a melhoria da acessibilidade na cidade.

“A fisioterapia é vital para a recuperação e manutenção da saúde física e funcional das pessoas, além de ser fundamental para a inclusão social, especialmente para aqueles com necessidades especiais. Já a acessibilidade é crucial para garantir que todos possam participar plenamente da vida comunitária”, disse Guimarães.

Com o objetivo de expandir os serviços de fisioterapia, o vereador Professor Felipe Guimarães está propondo uma parceria com o Executivo para destinar uma Emenda Impositiva à construção de uma nova unidade de Fisioterapia no bairro Araretama. Essa iniciativa não apenas aliviará a demanda na unidade central, mas também proporcionará maior facilidade de acesso aos moradores da região.

O vereador Professor Felipe Guimarães ressalta a importância das Emendas Impositivas como um recurso que pode ser utilizado para realizar obras essenciais. Como exemplo as emendas destinadas por ele para a reforma do Arara III, que foi concluída, e para a construção de uma UBS no bairro Cidade Jardim, prevista para ser entregue no primeiro trimestre de 2025.

Na última sessão (29/10), o vereador destacou a sua satisfação em colaborar com a revitalização do playground na praça Euzébio no bairro Cidade Nova, onde está sendo toda modernizada, com novos brinquedos, piso emborrachado e adequação do piso total da área do playground. Durante seu primeiro mandato, o vereador Professor Felipe Guimarães, em parceria com a gestão do Dr. Isael e Ricardo Piorino, conseguiram implementar diversas melhorias através de requerimentos e emendas. Essas ações refletem o compromisso do vereador com a população, que reconheceu seu trabalho ao reelegê-lo, permitindo que ele continue contribuindo para o crescimento da cidade nos próximos quatro anos.

 

Prefeitura e ACIP acertam parceria para realização do Natal 2024


A Prefeitura de Pindamonhangaba já iniciou as tratativas junto à Associação Comercial e Industrial (ACIP) para a realização das festividades natalinas de 2024 na região central do município. O objetivo é unir esforços e garantir um ambiente decorado e animado para que as famílias realizem suas compras e prestigiem o comércio local.

A partir do próximo dia 10 de novembro, equipes da Prefeitura darão início à montagem da tradicional Casinha do Papai Noel e Presépio, bem como a decoração nas árvores da Praça Monsenhor Marcondes.

Nesta quarta-feira (30), o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores, e o presidente da ACIP, Mauro Almeida, iniciaram as discussões para fortalecer a parceria e trazer atrações para o evento. A programação, ainda em desenvolvimento, inclui o Paradão de Natal com a chegada do Papai Noel, marcada para dia 29 de novembro, com a presença de lojistas da ACIP e convidados especiais, como a Carreta do Dogão.

“Em breve iremos divulgar a programação oficial completa. Apesar das restrições orçamentárias de final de mandato não iremos deixar de realizar essa tradicional festa que a população e o comércio tanto esperam”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.

A Prefeitura também está intensificando as ações de zeladoria na região central para deixar o centro histórico mais acolhedor para receber os visitantes, com ações de jardinagem, pintura de guias, poda de árvores, dentre outros serviços que buscam qualificar os espaços públicos da região central.

Mauro Almeida reforçou o entusiasmo dos comerciantes e a disposição da ACIP em apoiar o evento, destacando que "a comemoração natalina já é uma tradição em nossa cidade, trazendo sempre o encantamento e o espírito natalino que tanto nos emociona. A entidade está incentivando seus associados a decorarem suas lojas e acolherem bem os clientes, buscando não apenas celebrar essa época especial, mas também fortalecer a economia local durante o período festivo", explicou.

REDAÇÃO:

Questionamos o secretário adjunto Ricardo Flores para que também ouça também o SINCOMERCIO pois é um orgão tanto importante quanto á ACIP aos empresários.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Lira Ododonto


 

NESTA SEXTA FEIRA " NOITE DE BOTECO " DA ASPM

 

CARDÁPIO DESTA QUARTA FEIRA


 Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado 

✅ frango com polenta

✅ Lasanha de Berinjela

✅ Pernil acebolado com ovo

✅ Carne moída com batata

✅ Frango frito


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Polenta

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Battatinha frita

✅ Cenoura com carne moída

✅ Quibebe

✅ Pimentão


 Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Tabule

✅ Repolho

✅ Tomate

terça-feira, 29 de outubro de 2024

PREFEITO RETIRA PROJETO DA CRIAÇÃO DA TAXA DE LIXO

 


 

Depois de sentir á insatisfação popular e o clima não favorável junto aos vereadores que demostraram que também não era favorável á este projeto , o prefeito retirou nesta manhã o projeto 171/24 do tramite da Câmara de Pindamonhangaba .

Para presidente Nobertinho desde o último dia 21 quando os vereadores estiveram reunido com atual vice e próximo prefeito Ricardo Piorino já tinha sido sugerido á retirada deste projeto   mas não ocorreu e o projeto foi lido e colocado no tramite regimental na casa . ´Para a surpresa dos vereadores que comemoraram essa atitude do executivo e principalmente para o anseio da população o projeto foi retirado . o susto e a revolta da criação deste imposto  da taxa do lixo a priori está sepultado no município de Pindamonhangaba.   

Já para o vereador Herivelto Vela esta foi uma atitude sensata da atual administração que desde á entrada deste projeto na Câmara já se manifestava contrário   e agora a população está livre deste presente de natal  . Concluiu Vela.

CARDÁPIO DESTA TERÇA FEIRA

 Bom dia

Cardápio do dia


Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado 

✅ frango com polenta

✅ Dobradinha com feijão branco

✅ Bife de fígado acebolado

✅ Carne moída com batata

✅ Fricassê


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Polenta

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Polenta frita

✅ Pimentão

✅ Vagem com cenoura

✅ Abobrinha


 Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Repolho 

✅ Acelga

✅ Couve flor

SÉRGIO VICTOR ANÚNCIA PRIMEIRO NOME TÉCNICO DO SECRETARIADO


Matheus Prado é servidor de carreira desde 2010 da Prefeitura de Taubaté e ocupará o cargo de Secretário de Administração na gestão de Sérgio Victor (NOVO).

Nesta segunda-feira, 28 de outubro, durante visita a Basílica de Aparecida com sua família, Sérgio Victor, prefeito eleito em Taubaté, anunciou o primeiro nome técnico a compor sua gestão na Prefeitura. O servidor de carreira licenciado de Taubaté e atual Secretário de Administração de

Tremembé, Matheus Prado, ocupará o mesmo cargo na administração do prefeito do Partido Novo em Taubaté.

Formado em Administração pela Unitau, pós-graduado em Gestão, Governança e Setor Público pela PUC-RS, Matheus Prado nasceu e mora em Taubaté, é casado, pai de dois filhos, tem 38 anos e é servidor de carreira da Prefeitura desde 2010. Escriturário concursado, atuou como diretor do

Departamento de Materiais, Patrimônio e Compras  na Prefeitura de Taubaté e ocupa o cargo de Secretário de Administração em Tremembé. Matheus é especialista em licitações públicas e contratos administrativos, foi assessor parlamentar especial na Assembleia Legislativa de São Paulo

(Alesp), é servidor efetivo na Prefeitura de Taubaté e possui grande experiência em gestão, administração e compras públicas. Sua nomeação será efetivada em janeiro de 2025.

Porta-voz disponível: Matheus Prado, servidor público.

Matheus do Prado será nomeado secretário de Administração de Taubaté a partir de 2025. Foto: Arquivo pessoal 

Monitoramento da educação e mensuração da aprendizagem escolar

 



             Monitoramento e mensuração do trabalho são práticas contínuas da gestão de negócios que visam manter a produtividade, segurança, controle de estoque, entre outros motivos de ordem gerencial. Lisura e integridade da empresa são vitrines fundamentais na sociedade e estão sob a responsabilidade do empregador, que, ao utilizar instrumentos de monitoramento e mensuração da produtividade institucional, proporciona dados para análise e, ao longo do tempo, indicadores suficientes para avaliação dos planos estratégico, tático e operacional da empresa. Acompanhar o processo produtivo e performance profissional requer observância a aspectos legais, a fim de não infringir a legislação, principalmente a liberdade e moral do colaborador.

            Entende-se por monitoramento o acompanhamento de qualquer assunto por diversos meios e ferramentas, podendo ser constante com utilização de câmeras de vídeo, softwares próprios da empresa e e-mail corporativo, ou de modo periódico, por meio de auditorias, balanços financeiros e relatórios diversos. Por mensuração, compreende-se uma avaliação do valor intrínseco de algo e sua respectiva variação, por meio de diversos instrumentos. No campo dos negócios, tanto o monitoramento quanto a mensuração de grandeza são realizados sob a perspectiva utilitária e pragmática, como resposta à dinâmica volátil do mercado consumidor. Transposto os conceitos de monitoramento e mensuração do campo dos negócios para o campo da educação, percebe-se, grosso modo, certa dicotomia, pelo fato de haver monitoramento da educação, sem suficiente e adequada mensuração dos processos de ensino e aprendizagem.

            A educação nos âmbitos federal, estadual e municipal é monitorada por processo censitário e ferramentas tecnológicas que compilam dados educacionais; já a aprendizagem é mensurada por exames que apontam o nível da aprendizagem do estudante por etapa de ensino. Sem maiores dados estatísticos, observa-se acelerado processo de digitalização da educação, resultando em maior monitoramento da educação em larga escala, em detrimento da mensuração da aprendizagem escolar de forma holística, que por sinal, mantém-se consolidada como classificatória. Permanece, nesse caso, o sinal de alerta com a embrionária mercantilização da educação básica, por atrelar fortemente a aprendizagem à instrumentos de monitoramento, tais como plataformas educacionais, que, de recursos complementares, passam a ser instrumentos oficiais de aprendizagem.

            Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), em seu artigo 24, diz que “a verificação da aprendizagem deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre o quantitativo”. Nesse sentido, uma mensuração da aprendizagem se torna completa com o olhar atento e apontamento qualificado do gestor da sala de aula – o professor, que, amparado por instrumentos avaliativos diversos sob a perspectiva holística, como projetos extraclasse e histórico do rendimento escolar, além de apoio de equipe multidisciplinar que forneça parecer descritivo sobre o comportamento e dimensão emocional do estudante, pode apontar sobre uma real mensuração da aprendizagem do estudante, tornando a educação verdadeiramente integral.

            A mensuração da aprendizagem conta com análise de atividades colaborativas, mas será sempre personalizada, por compreender o processo de desenvolvimento de cada estudante, que tem gaps de aprendizagem, pré-disposições psíquicas e sociais para se engajar mais facilmente a determinado método e instrumento avaliativo, bem como identificações com diferentes componentes curriculares, competências e habilidades a serem melhoradas e/ou potencializadas. Monitoramento imparcial da educação e mensuração da aprendizagem escolar de forma holística é possível e é para hoje.

            Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado em Filosofia e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

Memorial Da Paz em novo endereço

 



 

Comunicado de Mudança de Endereço.

Informamos à todos que o Velório e funerária Memorial Da Paz um serviço particular, sem qualquer vínculo com a administração municipal, mudou de endereço para melhor atender às famílias enlutadas da região. Desde de Julho de 2024, estamos localizados no novo endereço: Rua :Francisco de Oliveira Linha, nº 221, Bairro Alvarenga. Ao Lado do cemitério Municipal.

 

Aqui presamos pelo respeito dignidade e acolhimento em momento delicados, nossa equipe esta a disposição para oferecer um atendimento humanizado, e garantir que todos os detalhes sejam tratados com a máxima dedicação e cuidado, estamos comprometidos em proporcionar tranquilidade e serenidade a você e sua família, conte conosco para horar e preservar a memória de quem você ama.

Reforçamos que o velório opera de forma independente, oferecendo serviços especializados como: Velório, Funerária e Cemitério, com total segurança 24 horas.

 

VELÓRIO, FUNERÁRIA A CEMITÉRIO MEMORIAL DA PAZ. 

TA CHEGANDO O DIA " NOITE DE BOTECO DA ASPM"

 


segunda-feira, 28 de outubro de 2024

HOJE DIA DE SÃO JUDAS


 

Confira resultados do final de semana

 


Sênior 35

Já no último  domingo (27) o futebol amador entrou em campo . Os jogos foram: Tipês 1 x 3 e Castolira , Estrela 0x1 Vila São José, Santa Luzia 0x 8 Cidade Jardim , Ferroviária 4 x 0 Jardim Eloyna , A Mil Por Hora 1 x 5 Atlético Ajax , Beta 1x 3  Independente , União Nova Esperança 1 x 4 Real Esperança 

Terceira Divisão

Pela segunda fase começa o mata-mata, seis jogos,  todos assim marcados: Inter de Vilão 0x0 Goiás , Atlético Crispim 1 x 2 Areião , Galáticos 2x1 Real Moreira/Vila São José , Cruzeiro/AFIZP 1x0 Bela Vista , Beta 1x 2  Real Mombaça .



Sênior 60

Já pelo sessentão, .  Moreira César 4 x2 Fluminense  outro jogo, AFIZP 7x 1 Flamengo.


Lembrando que os campeonatos são organizados pela Liga Pindamonhangabense de Futebol, LPMF com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer SEMELP.

GIRO DA POLÍTICA


  • Vela solicita lista de prédios desapropriados

O vereador Herivelto Vela está solicitando à atual administração a relação de áreas e imóveis desapropriados, bem como os valores pagos por essas desapropriações, desde 2021 até a presente data.





  • Correio de Moreira

O vereador e atual presidente da Câmara, Norbertinho, está solicitando à regional dos Correios que amplie o horário de atendimento da agência do distrito de Moreira César, que atualmente funciona das 12h às 14h, para o período das 9h às 17h.


  • Saúde

A Câmara aprovou por unanimidade a liberação de até 4 milhões de reais, conforme o projeto de lei 173/24, para a Secretaria de Saúde, com o objetivo de manter os serviços essenciais à população.


  • Anistia

Por unanimidade, a Câmara aprovou o projeto 172/24, que concede anistia de juros e multas sobre todos os tributos municipais até o fim de dezembro.



  • Secretaria de Tecnologia

Desde a criação da Secretaria de Tecnologia, a prefeitura não tem apresentado avanços significativos. A zona azul, que tem prejudicado diretamente os comerciantes, continua sem solução. Além disso, os telefones e a internet apresentam falhas constantes, afetando o atendimento à população. Foram investidos recursos na reforma do salão do Bosque da Princesa, que não está sendo utilizado adequadamente. É importante entender quais resultados positivos essa secretaria trouxe e quanto custou aos cofres públicos toda a sua estrutura até o momento.


  • Taxa do lixo

Como o prefeito não retirou o projeto 171/24, a famosa taxa do lixo continua tramitando nas comissões da Câmara. Caso seja incluída na ordem do dia, é improvável que seja aprovada.





Cardápio desta segunda feira abençoada



Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado ou grelhado

✅ Carne seca com quibebe

✅ Omelete de queijo

✅ frango com polenta

✅ Bife de pernil acebolado 

✅ Carne moída com batata


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Polenta

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Mandioca frita

✅ Jiló

✅ Brócolis com cenoura

✅ Abóbora cabotia



Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Pepino com tomate

✅ Couve

✅ Beterraba

Vereadora Regininha Protocolará Projeto de Lei sobre Identificação de Cabeamento de Serviços


Nesta terça dia 29 , a vereadora Regininha irá protocolar um projeto de lei que visa estabelecer a obrigatoriedade para as empresas fornecedoras de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados e outros serviços por meio de cabos a realizarem a identificação de seu cabeamento utilizando uma cor única.

A proposta surge como uma iniciativa para facilitar a identificação e o manuseio das redes de serviços essenciais, buscando aumentar a segurança e a eficiência na manutenção das infraestruturas urbanas. Com a padronização das cores, a vereadora espera minimizar confusões e garantir que os cidadãos e as equipes de manutenção possam localizar rapidamente os cabos correspondentes a cada serviço.

A vereadora Regininha afirma que essa medida é um passo importante para melhorar a organização urbana e a transparência dos serviços prestados. “Com essa identificação, teremos uma cidade mais organizada e segura. É um pequeno ajuste que pode fazer uma grande diferença na vida dos cidadãos”, declara.

O projeto de lei será apresentado durante a sessão da Câmara Municipal, e Regininha convida a população a acompanhar e apoiar essa iniciativa que promete trazer benefícios para todos. A expectativa é de que a proposta receba o apoio necessário para ser aprovada e implementada em breve.

A vereadora continua seu trabalho em prol da comunidade, buscando soluções que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e promovam um ambiente urbano mais seguro e acessível.

Proposta metodológica interdisciplinar na educação escolar





             A divisão de saberes por áreas é uma prática milenar, proveniente do período clássico da Grécia antiga, quando dividiram os estudos de Arte e Ciências, podendo desmembrar as temáticas de ensino por assuntos, como Retórica, Gramática, Dialética e Antropologia. No entanto, foi na Renascença e Modernidade que a ciência ganhou uma forma mais delineada pelo quanto a produção científica se mostrou especializada, proporcionando uma visão mais científica do mundo.

            Na atual sociedade ocidental e grande parcela do oriente, permanece vigente a organização societária com base na lógica cartesiana. Se por um lado continua válida a máxima cartesiana de dividir as dificuldades em um maior número possível para melhor as resolver, por outro, considerando a evolução sociocultural, em que os problemas da realidade humana extrapolam a esfera de uma única área de conhecimento, urge novos parâmetros e paradigmas para solucionar os dilemas da atualidade. Nesse sentido, no campo educacional, surge no início do século XX, reflexões voltadas para a formação humana sob a perspectiva da educação integral e holística, ganhando destaque nos anos de 1950, quando o biólogo suíço Jean Piaget deu luz à reflexão de que a divisão do saber não dá conta de explicar a realidade, uma vez que o conhecimento acontece por meio da interação entre sujeito e objeto.

            No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade passou a fazer parte do cenário educacional do país, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), n.º 5.692/71 e mais fortemente com a nova LDB n.º 9.394/96, influenciando o trabalho das escolas e dos professores para compreender o processo de ensino e aprendizagem como sistêmico e não como abordagem estanque de teorias compartimentadas.

Presente no arcabouço legal da política educacional brasileira, a interdisciplinaridade como prática pedagógica ainda é assumida com receio por pais, educadores e administradores de centros de ensino, haja vista os desafios implicados como 1) clareza da proposta pedagógica por parte de todos os envolvidos, 2) exímio planejamento do projeto interdisciplinar, 3) lidar com as diferenças culturais, 4) reconhecimento do nível da própria aprendizagem por parte dos estudantes, e 5) lidar com um maior volume de informações das disciplinas participantes do projeto e/ou aula interdisciplinar, que, por natureza, representa troca e reciprocidade de conhecimento.

             A aplicação da proposta metodológica interdisciplinar no ensino escolar proporciona 1) visão sistêmica sobre o currículo, enxergando-o de modo global, 2) ampliação da consciência e senso crítico sobre a realidade, 3) aumento da auto responsabilidade sobre o ambiente escolar e seu entorno, e 4) criação de um ambiente colaborativo.

À equipe gestora e pedagógica, caberá manter-se alinhada sob a ótica identitária da proposta metodológica interdisciplinar, a fim de tornar factível a execução do currículo escolar por meio de práticas, abordagens e projetos interdisciplinares. Para isso, alguns passos precisam ser seguidos: 1) perguntar-se sobre as necessidades da aprendizagem dos estudantes, a partir de dados dos instrumentos de medição do desempenho escolar, 2) por parte dos professores de diferentes disciplinas, elencar os temas que tenham relação com a defasagem da aprendizagem dos estudantes, e 3) definir atividades, recursos, cronograma e análise avaliativa, de modo que a aprendizagem seja significativa para o estudante, compreendendo que a atividade educativa representa uma intervenção na realidade no momento presente. Proposta metodológica interdisciplinar na educação escolar é possível e é para hoje.

            Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, Filósofo e Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Domingo o campeonato sênior 60 conhecerá seus finalistas



Sênior 35

Já no domingo (27) o futebol amador entrou em campo . Os jogos foram: Tipês 1 x 3 e Castolira , Estrela 0x1 Vila São José, Santa Luzia 0x 8 Cidade Jardim , Ferroviária 4 x 0 Jardim Eloyna , A Mil Por Hora 1 x 5 Atlético Ajax , Beta 1x 3  Independente , União Nova Esperança 1 x 4 Real Esperança 

Terceira Divisão

Pela segunda fase começa o mata-mata, seis jogos,  todos assim marcados: Inter de Vilão 0x0 Goiás , Atlético Crispim 1 x 2 Areião , Galáticos 2x1 Real Moreira/Vila São José , Cruzeiro/AFIZP 1x0 Bela Vista , Beta 1x 2  Real Mombaça .



Sênior 60

Já pelo sessentão, .  Moreira César 4 x2 Fluminense  outro jogo, AFIZP 7x 1 Flamengo.


Lembrando que os campeonatos são organizados pela Liga Pindamonhangabense de Futebol, LPMF com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer SEMELP.

COME SE BEM ; CARDÁPIO DESTA SEXTA FEIRA


 Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Bife de fígado acebolado

✅ frango com polenta

✅ Lasanha bolonhesa

✅ Carne moída com batata

✅ Bife de pernil acebolado


Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Polenta

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Batatinha frita

✅ Jiló

✅ Repolho

✅ Pimentão


 Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Repolho

✅ Beterraba

Jornal O Regional









 

VEM AI NOITE DE BOTECO DA ASPM


 

Amanhã na Ferrõ Noite do HALLOWEEN


 

Parabéns


 Hoje quem faz aniversário é o vereador Marco Mayor , recebe cumprimentos dos amigos , familiares . Parábens vereador  felicidades

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Comunicado Urgente


 

Comunicado de Mudança de Endereço.

Informamos à todos que o Velório e funerária Memorial Da Paz um serviço particular, sem qualquer vínculo com a administração municipal, mudou de endereço para melhor atender às famílias enlutadas da região. Desde de Julho de 2024, estamos localizados no novo endereço: Rua :Francisco de Oliveira Linha, nº 221, Bairro Alvarenga. Ao Lado do cemitério Municipal.

 

Aqui presamos pelo respeito dignidade e acolhimento em momento delicados, nossa equipe esta a disposição para oferecer um atendimento humanizado, e garantir que todos os detalhes sejam tratados com a máxima dedicação e cuidado, estamos comprometidos em proporcionar tranquilidade e serenidade a você e sua família, conte conosco para horar e preservar a memória de quem você ama.

Reforçamos que o velório opera de forma independente, oferecendo serviços especializados como: Velório, Funerária e Cemitério, com total segurança 24 horas.

 

VELÓRIO, FUNERÁRIA A CEMITÉRIO MEMORIAL DA PAZ. 




 

Recurso destinado por Vela transforma cozinha do Lar São Judas

ANTES 




Desde o início do mandato, o vereador Herivelto Vela vem priorizando a destinação de suas emendas para as entidades sociais da cidade, uma delas foi o Lar São Judas Tadeu, que recebeu, no ano de 2024, o valor de R$200 mil.
A entidade utilizou o recurso para modernizar sua cozinha, para atender com mais qualidades as crianças e seus funcionários.
"Cresci dentro de uma entidade social, pois meus mais foram administradores do Lar de Idosos São Vicente de Paulo, e sei das dificuldades que eles passam de ordem financeira, por isso destinei o máximo possível de recursos para as instituições, sendo uma delas o Lar São Judas. Agradeço ao Frei Laércio e a assistente social Alexandra Sousa que zelam tanto pelas crianças e suas famílias, e nos procuraram passando suas dificuldades", disse Vela.

Ponto Facultativo: confira o que abre e fecha em Pinda na segunda-feira (dia 28), Dia do Servidor Público



Em virtude do ponto facultativo do Dia do Servidor Público (28 de outubro, segunda-feira), os serviços administrativos da Prefeitura de Pindamonhangaba e suas áreas de atendimento funcionam normalmente até sexta-feira (25) e depois retomam na terça-feira (29).


Atenção ao funcionamento no fim de semana e na segunda-feira


Funcionam normalmente no fim de semana e na segunda-feira o Pronto-Socorro, UPA de Moreira César, UPA Araretama, SAMU, CSI (Centro de Segurança Integrada), Guarda Civil Metropolitana, Casa de Passagem Municipal, agentes de trânsito, Defesa Civil, Cemitério de Pindamonhangaba e de Moreira César, coleta de lixo e transporte público*.


Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova: - funcionará normalmente na segunda-feira.

Farmácia, Laboratório Municipal e unidades de saúde: - Estarão fechados na segunda-feira.

PEVs - Pontos de Entrega Voluntária: - Funcionarão em horário normal na segunda-feira.

Parque da Cidade: - Estará aberto na segunda-feira, das 6 às 22 horas.

Bosque da Princesa: - Estará aberto na segunda-feira, das 9 às 18 horas

Trabiju: - Estará fechado na segunda-feira.

Museu: - Estará fechado na segunda-feira.

CE João do Pulo: - Estará fechado na segunda-feira.

Zito: - Estará fechado na segunda-feira.


O município reitera que qualquer solicitação pode ser feita 24 horas por dia, os sete dias da semana, pela plataforma 1DOC (https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento). Deste modo, mesmo no fim de semana e ponto facultativo, o munícipe tem acesso direto à Prefeitura de Pindamonhangaba.

Cardápio desta quinta feira


 Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado 

✅ Moela no molho

✅ frango com polenta

✅ Dobradinha

✅ Bife de pernil acebolado

✅ Carne moída com batata

✅ Frango frito


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Polenta

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Polenta frita

✅ Abóbora Cabotia

✅ Batata doce

✅ Abobrinha


 Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Beterraba

✅ Macarronese

✅ Jiló

Campanha Salarial dos Metalúrgicos de Pinda injeta R$ 42 milhões na economia

 

Crédito da foto: Guilherme Moura

Legenda 1: Assembleia que aprovou proposta na Tenaris Confab, onde foi implantado um novo benefício, o cartão de farmácia

 







 Assembleia que aprovou proposta na Gerdau, com o fim da jornada 6x1, que vinha sendo aplicada há 30 anos

 


 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba divulgou nesta quarta-feira, dia 23, um balanço dos acordos da Campanha Salarial 2024, que irá injetar cerca de R$ 42 milhões na economia.

De acordo com a entidade, 95% da categoria já têm acordos definidos. Todos esses acordos foram aprovados em assembleia, contemplam aumento real de salário e mais algum benefício, como abono ou reajustes em vale-alimentação.

A categoria metalúrgica é a que mais emprega na cidade. Os 8.108 metalúrgicos representam 21% da mão de obra do município, e 7.750 estão com acordos definidos.

A entidade destaca os principais avanços deste ano: O fim da jornada 6x1 nas fábricas Gerdau e Latasa; a implantação de um Cartão Farmácia na Tenaris Confab; a recuperação do valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) da Novelis; o abono que foi incorporado na PLR da GV do Brasil; o abono e a implantação da PLR na Incomisa; a implantação de um Programa de Metas na DBTEC; o abono salarial na Bundy e reajustes de vale-alimentação em várias empresas.

De acordo com a entidade, o impacto anual do reajuste da inflação será de cerca de R$ 17,37 milhões. A conta mais do que dobra com o valor de aumento real de salário, abonos e benefícios. Esses adicionais somam cerca de R$ 25,06 milhões e assim a conta total chega a R$ 42,4 milhões.

Para o presidente do Sindicato, André Oliveira, o resultado é fruto do esforço de negociação e, principalmente, da adesão dos trabalhadores nas mobilizações.

“Ter conquistado o fim da jornada 6x1 na Gerdau e na Latasa foi fantástico, representa uma vitória contra uma jornada exaustiva, que prejudica o convívio do trabalhador com sua família e que vinha sendo imposta há mais de 30 anos. O fim dessa jornada também gera empregos. Além disso, tivemos esse grande resultado financeiro, que contribui muito com toda a economia de Pinda e região”, disse André.

A entidade também ressalta a importância da categoria para a economia. A soma de toda a massa salarial no ano chega a uma média de R$ 449 milhões. O impacto anual das PLRs gera outros R$ 62 milhões. A soma delas chega a R$ 511 milhões.

NESTE SABADO NA FERRÔ NOITE HALLOWEEN

  



ELEIÇÕES 2024 E A PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA


 

 

Ítalo do Couto Mantovani*

 

Estudo realizado pelo Instituto Sou da Paz revela que houve uma consolidação da participação de agentes das forças de segurança na política. Foram eleitos 856 candidatos oriundos das forças de segurança, o maior número absoluto na comparação com os últimos pleitos.

A participação de candidatura de agentes ligados a forças de segurança mantém o padrão nas eleições municipais de 2024 e mostra a consolidação desse fenômeno, revela pesquisa. Nestas eleições, 6.918 agentes concorrem a cargos de vereador, vice-prefeitos e prefeitos, em números absolutos, houve uma diminuição de candidaturas em relação ao ano de 2020, quando 8.296 candidatos eram ligados às forças de segurança. Ou seja, os agentes que representavam 1,49% do total de 557.678 candidatos aos cargos municipais em 2020, no pleito de 2024, eles representam também 1,49% dos 463.388 concorrentes ao cargo.

Percebe-se que embora o número absoluto de candidatos tenha sido menor, o número de eleitos foi maior do que o das últimas eleições: 856 membros das forças de segurança foram eleitos, sendo 759 como vereadores, 52 prefeitos e 45 vice-prefeitos. O Instituto Sou da Paz identifica que a participação de membros das forças de segurança, como policiais e militares das Forças Armadas, nas eleições brasileiras faz parte daquilo que classificou como policialismo, fenômeno que caracteriza diferentes situações em que há uma excessiva politização das forças de segurança. Entre 2010 e 2018, cresceu 950% o número de deputados(as) oriundos das forças de segurança eleitos(as), eles(as) passaram de quatro nas eleições de 2010 para 42 no pleito de 2018. Esse fenômeno também foi observado nas eleições municipais. 

O Rio de Janeiro segue sendo o estado com mais candidaturas de agentes das forças de segurança, são 3,48% de candidatos ligados a esse grupo em 2024. Este cenário vai além da milicianização do estado, está ligado à influência política das corporações de segurança ao longo da história do Rio de Janeiro.

Na lista dos 10 estados com mais candidaturas de militares, seguem atrás do Rio de Janeiro, Amapá (2,57%), Roraima (2,16%), Acre (2,08%), Espírito Santo (2%), Mato Grosso do Sul (1,95%), Pernambuco (1,87%), Rondônia (1,85%), Alagoas (1,75%) e Amazonas (1,7%). São Paulo encontra-se na decima segunda posição com 1,65% de participação de membros das forças de segurança. Neste entendimento, o Instituto Sou da Paz afirma que As capitais Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) são os únicos grandes centros urbanos entre as 10 cidades com o maior número percentual de candidaturas de agentes das forças de segurança. No geral, são as cidades com populações entre 5 mil e 50 mil habitantes que dominam os percentuais relativos de participação de candidatos militares.

O perfil das candidaturas segue sendo a grande maioria de homens, mas as candidaturas de mulheres pertencentes às forças de segurança passaram de 6%, em 2020, para 8%, em 2024, um ligeiro aumento entre os pleitos. A maioria dos candidatos segue sendo negros (44,82% de pardos e 11,27% de pretos), A distribuição racial manteve-se semelhante aos patamares observados nas eleições de 2020. Outro número que se manteve similar foi a mediana dos valores das declarações patrimoniais, variando entre R$ 100 mil e R$ 500 mil.

Em 2024, destaca-se o crescimento de 10% da presença de candidatos ligados a forças de segurança no PL e um aumento de 3% no Novo. Por outro lado, houve uma redução na participação do União Brasil, que anteriormente concentrava 14,54% dessas candidaturas, mas agora totaliza 8,62%.

Por fim, o Instituto destaca que Entre os candidatos das forças de segurança eleitos no primeiro turno, 95,1% são homens, 54,2% se declararam brancos, 74,33% são casados, 61,22% possuem ensino superior completo e a idade média é de 49 anos. Policiais militares representam 40,1% dos eleitos (19% usaram a ocupação no nome de urna), enquanto 17,05% são policiais civis (4,39% usaram a ocupação no nome de urna). O Partido Liberal lidera com 19,63% dos eleitos, seguido por Progressistas (11,57%), Republicanos (11,22%), MDB (10,4%), PSD (9,46%), União Brasil (8,06%) e Podemos (5,02%).

Em suma, evidencia tanto a importância estratégica das forças de segurança nas grandes cidades quanto às necessidades específicas de segurança nos pequenos municípios.

 

 

* Diretor da Divisão de Estudos e Monitoramento da Coordenadoria da Atividade

Delegada – Secretaria de Governo Municipal da Cidade de São Paulo

Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional

Graduando e História pela USP

Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo

Contato: italocmantovani@gmail.com