No
ano de 2014, a Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC) iniciou um
processo de mudança da metodologia pedagógica utilizada pelos professores da
instituição. Basicamente, o processo de ensino para o desenvolvimento da
aprendizagem está sendo norteado pelas metodologias ativas de ensino,
particularmente o ProblemBased Learning (PBL) e
desenvolvimento de projetos educativos.
Nessa
nova metodologia, os alunos se tornam autônomos, participando ativamente do
desenvolvimento de habilidades específicas de cada uma das profissões atendidas
pelos respectivos cursos de graduação oferecidos pela FUNVIC.
No
primeiro semestre de 2016, os alunos do segundo ano do curso de Engenharia de
Produção, foram convidados pelo professor de Física Geral e Experimental II,
Guilherme Urias, a desenvolverem projetos relacionados ao conteúdo da
disciplina.
Um
dos grupos, cujos integrantes são André Luís, Charles Novais, Cristiane
Aparecida Andrade da Silva, Gabriel Cesar Leite, Jéssica Cristina Claro dos
Santos e Renato Cesar Nogueira do Rozario, encontrou na deficiência física a
motivação para explorar a Física envolvida na construção de próteses,
especialmente das próteses utilizadas por atletas de alto desempenho. A aluna Jéssicapossui deficiência
física, pois perdeu uma das pernas em um acidente de moto. Sob orientação do
docente, os alunos exploraram as forças aplicadas nas próteses, o princípio de
conservação da energia mecânica, a resistência dos materiais utilizados na sua
construção e a análise da estrutura corporal do atleta para que a prótese tenha
o tamanho exato e necessário para se adequar ao centro de gravidade do
esportista.
Além
da discussão sobre a Física, foram levantados pelos integrantes do grupo alguns
questionamentos relacionados à aspectos sociais, procurando colocar em
evidência a maneira como a sociedade percebe e trata os deficientes físicos.
Para tanto, trouxeram o paratleta Claudemir Aleixo, vencedor da 83ª Corrida de
São Silvestre na sua categoria e medalhas de ouro, prata e bronze em Jogos
Regionais e Abertos do Interior. Claudemir é funcionário público da
Prefeitura de Taubaté e conta com a ajuda de muitas pessoas para adquirir o
equipamento necessário ao exercício da atividade esportiva. O atleta relatou
todo o processo de construção de uma prótese, dando detalhes dos aspectos
Físicos que devem ser levados em consideração para que o equipamento seja
eficiente e atenda às necessidades do esportista.
Ademais,
Jéssica e Claudemir compartilharam com a turma a leitura que fazem da
sociedade. Relataram a enorme dificuldade para adquirir equipamentos de alto
desempenho, que possuem elevado custo por não serem fabricados no Brasil. Além
disso, relataram como o olhar repugnante de algumas pessoas os incomodavam, e
como tiveram que aprender a lidar com esse tipo de situação.
Para
o professor Guilherme Urias, “a nova metodologia utilizada nas aulas de Física
possibilitou o desenvolvimento de um trabalho no sentido de alcançar os
objetivos do Ensino Superior, que é o de desenvolver nos alunos competências e
habilidades que os tornem excelentes profissionais, além de cidadãos
conscientes”. Ainda segundo o professor, “é importante que as pessoas com
deficiência estejam presentes nos espaços formativos para que elas deixem de
serem vistas como diferentes, e contribuam com a leitura que fazem da sociedade
para que todos possam evoluir no sentido de superar o preconceito inerente à
essa questão”.
Para
a aluna Cristiane, a atividade foi única e motivou todos os integrantes do
grupo. Segundo a aluna, “nós atuamos como engenheiros, pesquisando, estudando a
fundo as próteses e toda a Física envolvida nelas, sem contar que ninguém mais
vai encarar a deficiência da mesma maneira depois de terem convivido com a Jéssica
e com o Claudemir”.
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