A diretoria da Associação
Comercial e Industrial de Pindamonhangaba – ACIP, se reuniu na tarde desta
segunda-feira (20), para discutir ações referentes à reabertura do comércio.
No dia 16 de abril a ACIP
enviou à Prefeitura de Pindamonhangaba, ofício solicitando a abertura parcial
do comércio, mas, ainda não obteve retorno. A diretoria se reuniu com o
objetivo de traçar novas ações no sentido de obter um retorno urgente da
Prefeitura, bem como fazer novas solicitações à Prefeitura, como: solicitar que
os comércios que não estejam atendendo as especificações dos Decretos, sejam
primeiro notificados, para que seja evitada a aplicação de multas com valores
excessivos. “O comerciante já está sofrendo com o estabelecimento fechado, se
receber multas, isso vai prejudicar mais ainda a retomada da economia local”,
comentou Ana Cristina Pucci de Souza, presidente da ACIP.
Vale ressaltar que desde a
determinação do isolamento social, com o fechamento do comércio local, a ACIP
tem feito o que pode, para minimizar o impacto econômico aos estabelecimentos
comerciais da cidade, especialmente, para seus associados.
Confira as ações realizadas
pela ACIP:
Em razão da necessidade do
isolamento social e, consequente, fechamento do comércio local. A ACIP tem
tomado diversas ações para tentar minimizar os impactos na economia local.
18/03 –
Ofício para Área Azul solicitando isenção provisória da Área Azul na cidade –
situação: O responsável da Área Azul dará um retorno
para a presidente com em horário a ser agendado em breve.
Dia
20/03 - Ofício para Prefeitura de Pindamonhangaba solicitando
reforço do patrulhamento da
Guarda Municipal no centro da cidade e mediações, e reforço também na
vigilância nas câmeras do COI para priorizar o bem-estar e a segurança de todo
comércio e a população – situação: Finalizado sem
resposta.
Dia
24/03 – ofício enviado para Prefeitura solicitando postergação
do pagamento das contas (água, esgoto e energia elétrica), além da suspensão do
corte de fornecimento do serviço – situação:
finalizado – Prefeitura disse que não depende deles.
Dia
24/03 – ofício enviado para Prefeitura com cópia para a Câmara
Municipal, solicitando :
- Suspensão pelo prazo de 120 (cento e vinte)
dias as parcelas de dívidas com o Município – situação: lido sem retorno
- Prorrogação por mais 120
(cento e vinte dias) as validades das CND’s emitidas até 20/03/2020. Situação :
lido, sem retorno
- Prorrogação por mais 120 (cento e vinte) dias
a validade dos Alvarás de funcionamento e dos AVCB´s emitidos pelo Corpo de
Bombeiros. Situação: lido, sem retorno.
- Autorização o funcionamento das oficinas
mecânicas, inclusive as oficinas das concessionárias de nossa cidade que
atendam à frotistas e aqueles que, de qualquer forma, dão suporte às atividades
essenciais, desde que em regime de atendimento interno, com controle de entrada
do cliente e cumprimento de protocolos de higiene determinados pela Secretaria
de Saúde. Situação: lido, sem retorno.
03/04 – Ofício para Prefeitura solicitando a permissão da
abertura de óticas na
cidade de Pindamonhangaba. Situação: respondido: podem funcionar com horário
agendado, conforme restrições do Decreto
03/04 – Ofício para Prefeitura solicitando a abertura parcial de lojas que
trabalham com carnê. Situação: negado por concentrar aglomeração.
16/04 – Novo ofício para Prefeitura solicitando
novamente a abertura parcial das lojas para recebimento de carnê com
agendamento para não causar aglomeração. Situação: solicitação enviada por
email no dia 16/4.
16/04 – Ofício para a Prefeitura solicitando a
autorização da reabertura do comércio, desde que tomadas todas as medidas de
segurança. Situação: enviado dia 16/04
20/4 – Ofício para Prefeitura solicitando que
autorização para que os comerciantes possam ter a opção de trabalhar em sistema
Delivery em outros setores que não se encaixam apenas nos serviços essenciais.
Situação: enviado por email no dia 20;04
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