Reportagem especial pelo
Procurador Antonio Florencio*
Procurador Municipal é um
profissional do ramo do Direito, aprovado em difíceis e concorridos concursos
públicos, remunerado pelos tributos pagos pela população para assessorar
juridicamente os servidores públicos municipais no exercício de suas funções, bem
como para defender perante o Poder Judiciário o patrimônio e os interesses da
cidade onde atua. Os procuradores municipais, estaduais e federais, os
defensores públicos e os promotores de justiça são atividades consideradas pela
Constituição Federal como essenciais à Justiça. Para entender com mais clareza
a atividade de um procurador municipal é importante sabermos que palavra da
língua portuguesa “procurador” vem do Latim "pro" (por ou para) +
"curator" (aquele que cuida de algo ou aquele que zela por lago), ou
seja, procurador é aquele que cuida de algo para alguém. O Procurador Municipal
faz exatamente isso: ele cuida (zela) dos interesses e do patrimônio do
município em prol do cidadão, seu verdadeiro senhor. Ainda é importante
acrescentar que essa atividade tem que ser exercida sem medo e contra todos que
tentam lesar o patrimônio público, sob pena de prevaricação.
Recomendo aos leitores que
conheça os procuradores municipais de sua cidade, converse com eles e faça suas
críticas como forma de avançarmos na busca de uma cidade mais justa e eficiente
para dar boas respostas aos anseios sociais.
Não consigo entender qual o problema dos advogados municipais em usarem esse nome sendo que é o nome do cargo deles (dado pela própria lei municipal). Talvez algum advogado do municipio possa vir nos esclarecer porque o dr Antonio especificamente faz tanta questão de se chamar procurador.
ResponderExcluirJuarez, será que é porque ele cuida (zela) pelos interesses e pelo patrimônio do município em prol do cidadão, seu verdadeiro senhor?
ResponderExcluirParabéns Dr. Antonio, verdadeiro Procurador do Município de Pindamonhangaba.
Com todo respeito DER, a minha pergunta foi em razão da nomenclatura do cargo, o nome "procurador" não existe no municipio, existe advogado municipal. Essa foi minha pergunta, porque o dr Antonio faz questão apenas de ser chamado de procurador, em detrimento do real nome do cargo que ocupa.
ExcluirQuanto ao fato dele zelar pelos interesses públicos em prol do cidadão, e lembrando que o mesmo não aparece na prefeitura ha meses segundo os funcionários de la, deve se tratar do primeiro caso de advogado público municipal a distância do país não é?
Condutor, Motorista, Chofer.....tudo a mesma coisa....nomenclatura é só nomenclatura, o que importa é a substância.
ResponderExcluirVou tentar explicar de novo, de uma forma didática pra você entender:
ExcluirA minha pergunta é justamente essa, porque o dr Antonio não usa o termo advogado municipal, sendo que segundo você são a mesma coisa?
Outra coisa, não importa nesse caso se são ou não a mesma coisa, porque o nome do cargo público é a lei que define, e não a vontade do ocupante do cargo.
Pelo menos você não tentou contra-argumentar o fato de que o seu estimado defensor da causa pública esta ausente da prefeitura (não se sabe o motivo), mas parece muito bem para manter sua coluna regular aqui no blog...
Porque os termos advogado público, procurador público, advogado municipal e procurador municipal são sinônimos. Sendo assim, procurador municipal é a terminologia mais usada no Brasil que difere o advogado público do advogado particular (profissões totalmente diferentes)
ResponderExcluirNão tem como fazer você entender mesmo não é? Se eu estivesse procurando os sinônimos ou a definição eu teria procurado o google, minha pergunta não tem nada haver com a definição do cargo. Mas não vou ficar respondendo mais, não tem jeito de fazê-lo entender a diferença entre o que eu pergunto e a sua resposta.
ExcluirVerdade é que alguns procuradores municipais estão fazendo a diferença em Pindamonhangaba, que acompanha de perto sabe bem o que eu estou falando. Parabéns aos aguerridos procuradores municipais que estão fazendo valer o dinheiro público que recebem. Zelaram pelo interesse público e não pelo interesse da Administração. Uma Procuradoria Geral do Município forte é um grande passo para uma Administração proba. Meus parabéns.
ResponderExcluirConcordo nesse ponto com você. Os advogados do municipio são muito competentes mesmo, aqui no blog ja vimos a presença de alguns deles que mostraram que zelam pelo patrimônio público e lutam pelo bem da cidade.
ExcluirParabéns aos advogados municipais que estão sempre lutando pelo bem do município, que estão presentes de segunda a sexta, oito horas diárias e de forma honesta e correta vem ganhando o respeito da população.
Enquanto isso outros acredito que desistiram de advogar pelo município para se dedicarem ao jornalismo...