quinta-feira, 7 de março de 2024

Vereador Cal solicita mais um Laboratório de Análises Clínicas para atender a demanda da UPA de Moreira César, para reduzir o fluxo na espera, acelerar o atendimento e desafogar o Pronto Socorro Municipal.

 


Pindamonhangaba chega a 4.206 casos de dengue confirmados e os bairros do Distrito de Moreira César continuam com maior incidência: Ipê, Vila São Benedito, Mantiqueira, Pasin, Araretama e Moreira César.

 

Na última Sessão Ordinária, dia 05 de março, o Vereador José Carlos Gomes - Cal apresentou requerimento nº 689/2023, que pede “Ao Executivo Municipal, com cópia à Secretaria de Saúde e à Vigilância Sanitária, solicitando com a máxima urgência, providências para contratação de mais um laboratório de análises clínicas para atender a UPA de Moreira César, para acelerar o atendimento e reduzir a fila de espera, e, também, ajudar a amenizar o fluxo no Pronto Socorro Municipal”.

Em Fevereiro, foi publicado o Decreto nº 6.568/2024 que declarou estado de emergência e alerta epidemiológico devido à epidemia de dengue no município, autorizando a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia, em especial a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente relacionados ao atendimento da situação emergencial.

Para o vereador Cal, com o decreto, o município consegue agilizar a aquisição de insumos, autorizar a contratação de pessoal para dar ampliação a nossa rede municipal de saúde e atender a crescente demanda para aqueles casos mais graves de dengue.

“À medida que a dengue avança, cresce também a demanda por atendimento nas UPAs e no Pronto Socorro Municipal. Pinda conta com o Pronto Socorro e a UPA Araretama que registraram aumento do número de casos, porém menor ao comparado com a UPA de Moreira César, onde o foco de combate à dengue é maior, e requer mais atenção, atendimento e diagnóstico rápidos”, apontou Cal.

“A contratação de mais um laboratório de análises clínicas para ajudar a desafogar a demanda na UPA de Moreira César é imprescindível. O elevado fluxo na UPA de Moreira César, está preocupante, há munícipes aguardando por horas para serem atendidos, situação inadmissível para uma cidade inteligente como a nossa”, concluiu Cal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário