sexta-feira, 22 de março de 2024

Trabalhadores da Novelis fazem protesto contra falta de efetivo

Paralisação de uma hora ocorrida nessa quinta-feira, em Pindamonhangaba

 

Crédito da foto: Guilherme Moura

 


Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação de uma hora nessa quinta-feira, dia 21 de março, em protesto à falta de efetivo na unidade. O ato durou uma hora e teve adesão total dos trabalhadores.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o baixo número de funcionários para a crescente demanda de produção tem gerado situações inseguras para os trabalhadores.

De acordo com a entidade, setores como o acabamento da Laminação a Frio tem áreas que deveriam operar normalmente com seis funcionários estão com apenas dois, sendo que o mínimo para garantir um trabalho seguro seria com três operadores.

A situação tem sido agravada porque a fábrica não conta mais no seu quadro com funcionários para cobrir férias e afastamentos.

De acordo com o presidente André Oliveira, os trabalhadores também têm reclamado da pressão da chefia e do excesso de jornada, principalmente nos setores de transporte, refusão e reciclagem.

“São situações graves, em vários setores, esse é um problema recorrente, já cobramos muito isso da fábrica e estamos fazendo essa paralisação por causa do quanto essa sobrecarga de trabalho, junto ao excesso de pressão por produção, aumentam muito o risco de acidentes. Essa é uma questão de segurança”, disse André.

A Novelis atua no ramo do alumínio, com foco no mercado de latas, e emprega 1.500 trabalhadores em Pindamonhangaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário