Registramos hoje , 25 , o aniversário do amigo e do ex presidente do Sindicato dos Metalúrgico renato Mamão.
A ele os nossos cumprimentos e também de amigos e familiares.
sábado, 25 de fevereiro de 2017
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
Prefeito sai do SAMU e Pinda fica isolada na saúde
Em entrevista coletiva
realizada agora pela manhã o prefeito de Pinda anunciou oficialmente a saída do
município do consórcio do SAMU, alegando falta de recurso e analisando que a
mensalidade de 397 mil é inviável para o município. A Prefeitura a partir de
agora sem o SAMU irá perder o sistema RUE que engloba 9 municípios da região de
Taubaté.
A Rede de Urgência e Emergência
que tem livre acesso ao atendimento no Pronto Socorro, Santa Casa, Hospital Universitário
e Regional com a saída Pinda terá dificuldade no atendimento a população.
Ontem 40 funcionários da
base do SANU de Pinda foram notificados da demissão e com essa decisão do
prefeito o município terá apenas o atendimento da EMERCOR.
O SAMU foi criado através da
portaria 2110/2014 pelo Conselho Nacional de Medicina que conta com total apoio
do Ministério da Saúde através de repasse de recursos. Pinda foi contemplada
por fazer parte do consórcio do SAMU com 2 ambulâncias básicas e uma avançada,
que mesmo saindo ficará para o município que com certeza para colocar em
funcionamento terá que cumprir com as exigências dessa portaria.
Além do prejuízo imediato
de atendimento a população a cidade perderá o credenciamento das três UPAs, e
aumento da taxa de internação da Santa Casa que irá totalizar anualmente um
prejuízo na casa de 800 mil reais/mês e de aproximadamente 9 mi 600 mil
reais/ano.
No período da tarde o prefeito
convocou uma reunião com os vereadores para explicar esta decisão e para falar
da solução que dará para substituir o serviço do SAMU.
Os funcionários
dispensados ontem estão resistindo em trabalhar no Carnaval o que será um novo
problema para Secretaria de Saúde resolver esta tarde de sexta-feira.
É bom frisar que a região
Metropolitana no Vale do Paraíba possui 4 bases administrativas do sistema
SAMU, a região de São José dos Campos, região do Litoral Norte, região de
Taubaté a qual inclui Pinda e a maior de Guará que atende 17 municípios. A
rumores que Pinda pode tentar ingressar na região de Guará, mas o respaldo
hospitalar desta região contem as Santas Casas de Aparecida e Cruzeiro em
situação difícil, Guará contaria com a Santa Casa de Pinda e Pronto Socorro com
condições financeira e de atendimento em melhor situação.
No entanto a discussão
SAMU independente do prejuízo financeiro tem que ser muito bem discutido no que
se diz no atendimento da população, onde o assunto é vida e por isso tem que
ser pensado, repensado antes de tomar qualquer decisão precipitada.
Pinda ingressou no consórcio
do SAMU em novembro e está a pouco mais de três meses e 15 dias de atraso e por
isso não seria o momento de parcelar essa dívida e renegociar o valor mensal
diante da demanda e, principalmente da situação financeira do país e do
município.
Nota oficial da prefeitura
Pindamonhangaba
permanece com atendimento municipalizado de emergência
Pindamonhangaba
vai permanecer com os serviços de atendimento de urgência e emergência, por
meio do Emercor, que já atende a cidade desde junho de 2012, e a Clínica Médica
Vale Guaratinguetá. No total, são três ambulâncias, sendo uma ativa e uma
reserva da Emercor e uma UTI da Clínica, prontas a atender as ocorrências
dentro do município.
Em
média, são 450 atendimentos mensais, com investimento da Prefeitura de R$ 125
mil. O serviço inclui ainda profissionais e médico na central de regulação,
enfermeiro e técnico de enfermagem. O atendimento é 24 horas, com telefonistas
de emergência além da equipe de atendimento de Pinda.
Como a
cidade já conta com este atendimento, e não dispõe de verba no orçamento para
manter outro serviço semelhante, Pindamonhangaba está encerrando, até o final
de fevereiro, a participação no Cisamu - Consórcio Intermunicipal do Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Atualmente,
o custo para se manter no Consórcio é de R$ 4,8 milhões por ano e ele atende a
uma média de 324 pacientes por mês, no município.
"Nunca
tivemos a intenção de sair do Samu. Ocorre que o método utilizado pelo
colegiado (Consórcio) encareceu muito os custos. Fizemos um estudo orçamentário
para tentativas de remanejamento de verba para suprir os custos do Samu, mas
infelizmente o município não conta com esse recurso", explicou a
secretária de Saúde, Valéria dos Santos.
A
secretária destacou, ainda, que foram feitas propostas em quatro reuniões,
dentro da viabilidade econômica do município. "Foi proposto o pagamento
aproximado de R$ 215 mil por mês para nos mantermos no Samu. Porém todas as
ofertas foram recusadas. Assim, para a redução dos custos, seria necessário
novo modelo de gestão. Por exemplo, o modelo fundo a fundo, ou seja, sem a
necessidade de consórcio", ressaltou.
O
serviço de atendimento de urgência e emergência continua através do telefone
192.
Serviço de odontologia para por falta de material
Conforme mostra a foto
enviada para o nosso WhatsApp por um munícipe, as Unidades de Saúde do Jardim
Eloina e Cidade Nova pararam o atendimento odontológico por falta de luvas, já
no Castolira o dentista se encontra de férias e no posto central está faltando
material.
Entramos em contato com o
coordenador de odontologia Dr. Beneton, que reconheceu os fatos e embora esteja
a frente do serviço a menos de 15 dias nos afirmou que na semana que vem
começará a ser reabastecido as unidades com material e medicamentos e que está
agilizando a contratação de uma nova empresa para manutenção dos equipamentos
tendo em vista que o contrato venceu no ano passado e não foi aditado.
Dr. Beneton é servidor de
carreira a 27 anos e tem o respeito por todos os profissionais da categoria e
já exerceu este trabalho há 10 anos, onde na ocasião desenvolveu um excelente
trabalho.
Prefeitura responde questionamento do Sindicato sobre o não pagamento de diárias de motoristas
A Secretaria de Saúde de
Pindamonhangaba enviou ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de
Pindamonhangaba uma resposta ao ofício nº 33/2017 onde pede informações sobre o
não pagamento das diárias aos motoristas lotados na área da saúde.
A resposta da Secretaria
foi: Primeira, vale ressaltr que o orçamento deve referir-se a um
periodo de tempo determinado. O prazo de vigência da lei orçamentária será anual,
devendo esta ser elaborada, votada e aprovada anualmente. Isso serve para que o
Executivo reveja anualemnte suas perioridades e metas.
Na sequência, não obstante seja de conhecimento não só da
categoria dos motoristas, mas também do público em geral, é certo que, em
regra, nem sempre se consegue aprovar o orcamento até o final do ano,
iniciando-se o exercício financerio seguinte sem orçamento, e consequsntemente
sem autorização para efetura os gastos públicos.
No caso deste municipio a programação orçamentária se
efetivou na segunda quinzena de janeiro e, sendo assim, pequenos atrasos
acabaram ocorrendo, os quais, contudo, foram franca e diretamente explicados à
categoria dos motoristas, considerando que na presente data dos pagamentos
encontram-se saldados.
Polícia Civil perde 381 agentes aposentados em 2017 e atua sem 1/4 da equipe
A Polícia Civil de São
Paulo já perdeu quase 400 policiais aposentados só neste começo de 2017. A
debandada escancara ainda mais a defasagem de funcionários na instituição que,
segundo a última atualização do Portal da Transparência, já atinge 25%. Ou
seja, um quarto dos cargos estão vagos.
Foram 332 aposentadorias
publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e, só na primeira semana de
fevereiro, outras 49, totalizando 381 policiais a menos na instituição em pouco
mais de um mês.
As carreiras mais afetadas
pelas aposentadorias foram as de escrivão e investigador, que perderam 125 e
108 policiais, respectivamente, no período. Os cargos já contavam, juntos, com
um déficit de mais de 5,2 mil profissionais.
13 delegados, 22 agentes
policiais, 26 agentes de telecomunicações, 5 papiloscopistas e 11 auxiliares de
papiloscopistas também abandonaram o barco e engrossam a crise na Polícia
Civil.
Nas carreiras ligadas à
Polícia Técnico-Científica (PTC), responsável pelos trabalhos de perícia nos
crimes ocorridos no estado, a situação não é diferente. A corporação é um braço
da Polícia Civil e conta com seis carreiras: auxiliar de necropsia, atendente
de necrotério, desenhista, fotógrafo, médico-legista e perito, que perderam,
juntas, outros 30 policiais aposentados só no começo deste ano.
Na PTC, quase 40% das
vagas estavam desocupadas em dezembro. Não à toa, a instituição ainda emitia,
no último trimestre de 2016, 11,5 mil laudos de exames necroscópicos,
criminalísticos, clínicos e laboratoriais realizados em 2015.
Em Pindamonhangaba não é
diferente a Polícia Civil tem em seu 1º DP no mínimo 15 policias, o 2º DP está
funcionando com um delegado, dois escrivães e dois investigadores, precisaria de
no mínimo mais 8 para atender 30 bairros e na região leste o 3º DP que atende
28 bairros possui apenas um delegado, um investigador e um escrivão precisaria
de no mínimo mais oito.
Para que a polícia possa
desenvolver um trabalho adequado tem que ter um convênio de parcerias com a Prefeitura,
para que servidores ou PADs possam trabalhar na parte administrativa.
Recentemente gerou sérios
boatos que a delegacia da Cidade Nova iria fechar, fato que não é verdade, mas
a população tem que entender que se no futuro acontecer essa necessidade o
serviço da polícia civil pode estar integrado todo em apenas um prédio, pois
ela só atua após o crime ocorrido que é a investigação, instalação de inquérito
e conclusão.
Especificamente falando da
região leste foi fechado o destacamento da polícia militar, ela sim tem a
função de fazer o patrulhamento ostensivo e preventivo em todos os bairros da
cidade fato que também tem que levar em conta que o efetivo de Pinda está
defasado e precisaria de no mínimo mais 60 homens e mais viaturas.
Dentro desta avaliação a
uma importante necessidade, já que o prefeito está investindo no COI seja feito
também uma reunião com a Polícia Civil para dar suporte e voltar o convênio
para que as delegacias tenham mais funcionários realizando o serviço
administrativo liberando assim os polícias civis para ampliar o serviço de
investigação.
O vereador Rafael Goffi
está movimentando junto ao governo do estado para ampliar o número do efetivo
tanto da polícia civil como militar.
Fonte: Dados do site G1
Renato Cebola visita Conselho Municipal de Saúde e Cooperativa Recicla
O vereador Renato Cebola
essa semana fez uma visita a sala do Conselho Municipal de Saúde e a
Cooperativa de Catadores de Moreira César Recicla para conhecer um pouco mais
do trabalho deles e ouvir as suas reivindicações.
No Conselho Municipal de
Saúde o parlamentar foi recebido pela presidente Irene Ribeiro que na
oportunidade compartilhou como é o funcionamento do Conselho e as demandas da
Saúde. Na visita Cebola conversou com a enfermeira chefe do EMAD - Equipe
Multiprofissional de Atenção Domiciliar, Gislaine Costa que apontou as
dificuldades para o funcionamento do programa.
Diante do exposto pelas
profissionais o vereador fez alguns requerimentos que já foram aprovados e
encaminhados aos órgãos competentes.
Em visita as instalações
da Cooperativa de Catadores de Moreira César Recicla, Renato Cebola foi
recebido pela presidente, Angela Gonzaga que na oportunidade apresentou o
trabalho realizado por 30 cooperados, apresentou também os planos e
dificuldades encontradas devido a não regularização por parte da administração
pública, situação esta que barra o crescimento da cooperativa.
“Enfatizamos que já
entramos em contato com o prefeito e vice-prefeito para que possamos juntos,
buscar uma rápida solução e, consequentemente, ampliar a renda das pessoas que
ali executam seu trabalho”, disse o vereador Renato Cebola.
Rafael Goffi recebe servidoras municipais e inicia luta pela inclusão do adicional de insalubridade das ASGs
Reunião aconteceu na segunda-feira, no auditório da
Casa e reuniu mais de 50 profissionais da Prefeitura
No intuito de lutar pelos
direitos dos servidores municipais, o vereador Rafael Goffi (PSDB) – atual
presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança
Pública e Direitos da Mulher da Câmara – esteve reunido com cerca de 50
profissionais da área de Serviços Gerais da Prefeitura na segunda-feira, dia
20, no Auditório da Câmara, para discutir diversos assuntos, em especial, na
busca dos direitos trabalhistas da categoria, o chamado “Adicional de
insalubridade”. As ASGs – Auxiliares de Serviços Gerais – procuraram o parlamentar
para reivindicar esse direito e debater formas de conquistá-lo junto ao Poder
Público Municipal. “Essas pessoas, em sua grande maioria, são Auxiliares de
Serviços Gerais que atuam na cozinha das escolas e, desta forma, estão
constantemente expostas à agentes físicos insalubres, como ruído excessivo e
calor intenso”, explicou o vereador.
Imediatamente após a
reunião, Rafael Goffi participou da 4ª sessão ordinária no Plenário Dr.
Francisco Romano de Oliveira e na Tribuna da Casa, expôs o problema das ASGs da
Prefeitura que trabalham nas cozinhas de unidades escolares e outros órgãos.
“Diante dos pedidos e após a reunião com as ASGs, formulei um requerimento
verbal cobrando explicações do Executivo a respeito da concessão de citado
adicional de insalubridade, visto que é direito desses profissionais”, concluiu
Rafael Goffi.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Prefeitura corrige funciona funções de assessores e exonera vereador de Tremembé
Após muitos
questionamentos de nosso blog, finalmente a Prefeitura de Pindamonhangaba
publicou no jornal oficial do município a portaria que corrige as funções dos
coordenadores de gabinete de cada Secretaria, mas ainda três coordenadores
continuam em desvio de função, Andrezão do Morumbi, Rodrigo Godoy e David
Nerozi.
Foi publicada também a
portaria retroativa ao dia 27 de janeiro de exoneração do cargo de diretor de
saúde básica do vereador de Tremembé.
Amanhã acontece o
pagamento dos servidores de Pindamonhangaba e até a presente data não foi nomeada
a nova diretora da saúde básica que já está trabalhando a quase um mês.
Vamos acompanhar se amanhã
o seu nome já consta na folha de pagamento de Pindamonhangaba.
Chegou a nossa redação uma
denúncia que tem secretário e diretor que não estão cumprindo o horário de
trabalho e justifica a seus servidores que está na Prefeitura, mas dias atrás
diversos setores da prefeitura estavam procurando esses assessores e fica a
pergunta: prefeito não vale a pena fiscalizar todas as secretarias de surpresa?
Bosque da Princesa passa por manutenção
Questionamos por diversas
vezes que fosse efetuado uma manutenção geral do Bosque da Princesa, limpeza
dos três lagos, pintura das grades e parque e reparo nas calçadas de caminhada,
fato este que levou o vereador Renato Cebola a protocolar um ofício, a
Prefeitura está realizando parte desta manutenção que segundo informações
deverá ser reaberto na tarde desta sexta-feira.
Infelizmente somente o
primeiro lago foi limpo até agora, os demais que estão cheio de lodo matando os
peixes por falta de oxigenação não serão limpos e com isso demostra que atual
administração está seguindo exemplo da administração passada que realiza apenas
uma maquiagem e nunca faz de fato uma manutenção completa em nosso principal
ponto turístico e que concentra diariamente vários munícipes.
Mentira tem perna curta: Prefeitura de Pinda tem finança positiva
Após a divulgação por parte
do prefeito e de seus secretários que a administração passada deixou um rombo
na casa de 70 milhões, começou a ser desmentida na publicação do próprio
decreto municipal que apontava um prejuízo de 15 milhões, na audiência pública quadrimestral
realizada hoje de manhã, na Câmara de Pinda o secretário de finanças João
Carlos Muniz afirmou que a dívida real do município hoje é de 8 milhões, mas se
contar com a receita vinculada (verba carimbada da saúde e educação) o
município passa a ter um superat positivo de 12 milhões, após esta audiência
ficou bem claro que a mentira tem perna curta, fato que o vereador Roderley
Miotto vem questionando desde janeiro chegando a apresentar um requerimento
para esclarecer a população qual é a verdadeira dívida do município.
Uma dívida de 8 milhões
para Pinda, se fazer uma avaliação na região e não contando com a verba vinculada
demonstra que a situação da cidade é confortável e que a atual administração há
quase 2 meses no comando não conhece a realidade financeira da cidade.
Questionado em relação ao
pagamento dos fornecedores o secretário afirmou que iniciará o pagamento em
breve dos fornecedores de valores baixos, já com relação aos outros estão sendo
chamados para renegociar.
Não tendo mais desculpas
que a cidade está quebrada e não ter mais nenhum santo para culpar o município
teria que rever os altos valores que estão sendo pagos para os cargos de
confiança que atualmente recebe o mais baixo R$5.250 e rever a criação da
secretaria de gabinete que teve um aumento nas despesas sem necessidade, onde
Pinda se não for a única é ums das poucas que tem essa secretaria.
Justiça determina a 5ª reintegração na Tenaris Confab em apenas um ano
Legenda:
Ronaldo Cardoso – Pit Bull, o advogado Alison Montoani, Celso e Vicente Caetano
- Serrinha
A
Justiça do Trabalhou determinou mais uma reintegração na Tenaris Confab. Um
funcionário da unidade Confab Equipamentos foi reintegrado nessa quinta-feira,
dia 23. Em um ano, essa foi a quinta reintegração por ações movidas pelo
Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba apenas na Tenaris Confab.
Celso
Antonio dos Santos, 61 anos, era maçariqueiro na área do corte quando teve
perda auditiva. “Por muito tempo, lá atrás em 1998, a Confab oferecia pouco EPI
(Equipamento de Proteção Individual). Você pegava um protetor de ouvido hoje e
podia pegar outro só semana que vem. Tinha que ficar lavando. A perneira quando
queimava também tinha que esperar”, disse Celso.
Em 2002,
quando comprovou a surdez, Celso conseguiu ser transferido para uma função
compatível, no setor de reciclagem, longe de área de corte. Apesar da
estabilidade de emprego garantida por lei, em 2015 ele foi demitido, aos 59
anos, antes de conseguir aposentar. “Fiquei triste porque contribui por 18 anos
quando estava bom. Quanta hora-extra eu tive que fazer. Só me falaram: Vai
procurar seus direitos lá fora.”
Hoje
reintegrado, Celso se diz aliviado. “Senti firmeza do sindicato, em nenhum
momento me desprezaram. Me falaram que era direito meu e assim eu nunca abaixei
a cabeça.”
Em um
ano, essa foi a 5ª reintegração apenas na Tenaris Confab. As outras quatro
foram na Confab Tubos, de José Francisco de Oliveira,
Eduardo
Bernardes, Jailsom Miguel e João Batista Escossia.
Moradores do Castolira pedem providências em relação aos buracos na quadra de esportes
Desde o final do ano
passado foram efetuados mais de 30 buracos com profundidade de 3 metros
aproximadamente ao redor da quadra de esportes do Castolira em virtude de uma
obra de cobertura do local. Recentemente uma criança quebrou a perna ao cair
num dos buracos.
Além de colar em risco os
moradores os buracos também estão cheios de água podendo ser um possível
criadouro do mosquito da dengue.
Os moradores já entraram em
contato com a Prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada.
Polícia Civil identifica estelionatário em Pinda
Após
registro nesta data de ocorrência de evento ocorrido no dia 17 de fevereiro, na
Rua Francisco Glicério, Boa Vista, em que pessoa passando-se por representante
da TIM alegava que teria Chip de uso ilimitado e aparelhos celulares com preços
especiais, sendo que enganou a vítima que efetuou entrega de R$300,00, sendo
que após o falso empregado saiu da cidade.
Após
investigação do Setor de Investigação Geral (SIG), utilizando dos sistemas
Infoseg e Ômega, com apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi possível
identificar o envolvido, de prenome Alexandre. O autor já teria sido preso no
Estado do Rio de Janeiro por golpe semelhante.
Existe
informações que haveriam várias vítimas do estelionatário nas cidades de
Pindamonhangaba, Tremembé e Taubaté. Caso alguém reconheça o envolvido deverá
registrar ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima, a qual levantará a
qualificação do autor no SIG local.
Organização do Carnaval Solidário realiza nova reunião sobre Segurança
Na quarta-feira (22), representantes da Prefeitura, Polícia
Militar e empresa contratada realizaram uma nova reunião sobre a segurança do
Carnaval Solidário 2017. O foco do encontro foi detalhar a ação de cada grupo
de envolvidos no evento, visando levar uma festa carnavalesca mais segura para
as famílias.
Participaram da reunião o coordenador de Eventos da Prefeitura,
Ricardo Flores; o comandante da PM, Capitão Ricardo Prolungati; os
representantes da empresa Alta Seg Vigilância Patrimonial, Fábio Augusto Rodrigues
de Godoy e Thamires Silva Lopes; eo comandante da Guarda Municipal, e o
secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão.
A segurança do Carnaval Solidário 2017 será realizada pela
equipe da Guarda Municipal, seguranças contratados - sendo cerca de 40 por dia
-, policiais militares em escala extra e reforço de um pelotão de alunos da
escola de formação de soldados do batalhão de Taubaté, Forças Táticas e Rocam,
não afetando, assim, o policiamento na cidade de Pindamonhangaba.
As equipes de Brigadistas também estarão em ação durante as
festividades carnavalescas, além do plantão do Corpo de Bombeiros.
Ainda na quarta-feira (22), foi feita a publicação do Decreto nº
5402, de 21 de fevereiro de 2017, que regulamenta os eventos e funcionamento
das atividades no período das Festividades de Carnaval 2017 do Município. Os
artigos deste decreto nortearão as ações de segurança.
Centro Integrado de Assistência à Família inicia atividades na próxima semana
Pindamonhangaba está recebendo um novo local de atendimento à
saúde de toda a família. O CIAF - Centro Integrado de Assistência à Família -
inicia suas atividades na próxima semana, oferecendo consultas médicas, vacinas
e outros serviços, para homens, mulheres, crianças e idosos.
O CIAF está sendo instalado na Rua João Gama, 115, São Benedito,
onde atualmente também funciona o Ambulatório da Saúde da Mulher. Integrando o
atendimento, a UBS Centro, que estava instalada no prédio da Rua Dr. Frederico
Machado, junto com o CEM - Centro de Especialidades Médicas - também está de
mudança para este novo local.
Em local amplo, arejado, de fácil acesso e contando com ótimos
profissionais, o CIAF vem com o objetivo de oferecer um atendimento com
qualidade, respeito e eficácia. Seu funcionamento será no piso térreo do
prédio.
Procedimentos de transição
O atendimento no novo prédio será normalizado na Quarta-feira de
Cinzas, dia 1 de março, a partir das 13h30. Até lá, os atendimentos da UBS
Centro continuam, mas consultas com pediatras e clínicos serão reduzidas. As
consultas que já estavam agendadas serão realizadas no prédio antigo.
As vacinas de rotina serão reagendadas, por motivo de segurança,
mas o teste do pezinho e a BCG não terão alterações.
O atendimento geral da pediatria, clínicos e vacinas será
normalizado a partir do dia 2 de março, no novo endereço.
Pronto Socorro infantil
O prédio que vai receber o CIAF, na época em que foi adquirido,
seria destinado para o Pronto Socorro Infantil. Contudo, a nova administração
municipal verificou que a melhor opção seria agregar o atendimento infantil à
reforma do Pronto Socorro Municipal. Com as obras, os pacientes infantis
receberão uma ala exclusiva - com entrada independente - para atendimento.
A reforma será iniciada ainda neste ano, após finalização da
licitação para a contratação da empresa que realizará as obras.
Centro de Diagnose
As reformas do CEM - Centro de Especialidades Médicas -
continuam e estão previstas para serem finalizadas até o final de 2017. Após
reformado, o prédio receberá o Centro de Diagnose, com exames como
espirometria, Raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma, entre outros.
O Centro de Diagnose estará integrado ao CEM, e vai agregar num
só local diversos equipamentos para a realização de exames, facilitando o
acesso e levando mais comodidade aos munícipes que utilizam os serviços
públicos.
Estrelas além do tempo
PROCURADOR ANTONIO FLORÊNCIO |
Hidden Figures (em inglês
- original title) e Estrelas Além do Tempo (em português) é um filme
americano que trata, baseado na realidade, da história de três
funcionárias negras da NASA que superaram o racismo da década de 1960 e
colocaram à serviço dos Estados Unidos da América e de seu povo seus
fantásticos talentos profissionais. O filme parece simples num primeiro
aspecto, mas na verdade trata de valores complexos e sofisticados: vale a pena
assistir! Uma das mensagens subliminares que se pode notar é a importância
das pessoas que pensam e agem além dos valores hodiernos como mecanismo de
mudança da realidade social e instrumento para a evolução da civilização
humana. Penso que essas pessoas anteveem o futuro e conduzem seus pares para um
novo patamar evolutivo (Martin Luther King Jr., Tiradentes, Gandhi, Sérgio
Moro, Mandela/Madiba, Yasser Arafat e outros poucos). Fato é que nunca
precisamos tanto de pessoas além do tempo num Brasil chafurdado
em corrupção.
Vereadora Gislene Cardoso se preocupa com o transporte público da cidade
A
pedido da vereadora Gislene Cardoso foi realizado no último dia 17, uma reunião
com os representantes e líderes de diversos bairros da cidade para tratar do
transporte coletivo público. Participou da reunião o presidente dá Câmara de
Vereadores e vários vereadores.
A
vereadora salientou a importância da reunião e da união dos vereadores, que
também têm diversas reivindicações dos seus eleitores. Gislene justifica que é o
momento de unir a força dos vereadores para fazer um contrato transparente.
O
contrato de concessão para exploração do transporte vem se renovando desde 2014
e a empresa atual atende as demandas do contrato, porém a cidade cresceu e é
necessário rever novas linhas, coberturas e novos itinerário que
não contemplam no atual contrato e, também trabalhar um contrato flexível
ao desenvolvimento do município.
Além
da importância da modernização como ar condicionado, wiffi e outras
necessidades como gratuidade para acompanhante de deficientes físicos e idosos
acima de 60 anos que deverá passar por projeto de indicação de lei ao prefeito.
A
vereadora ficou muito feliz, visto que o Departamento de Trânsito já vem
trabalhando no edital do novo contrato, ela agradece a participação da diretora
Luciana, seu funcionário Tarcísio e de todos os representantes de bairros que
participaram e aproveitou para convidar toda a população para a 1ª Audiência Pública,
que acontecerá no dia 2 de março, na Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas.
A
vereadora Gislene Cardoso vem trabalhando muito para que melhore o serviço
público, dentre eles o transporte coletivo.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Preocupado com segurança, vereador Felipe César - FC quer reforço na cabeceira da Ponte da Sapucaia
Vereador entende que a Administração Municipal deve
manter entendimentos com o Governo de SP e fazer a manutenção da ponte para
evitar acidentes na estrada
Após
as fortes chuvas registradas em diversos bairros do município, o vereador
Felipe César – FC (PV) está solicitando ao prefeito que promova entendimentos
com o Governo do Estado para viabilizar verbas específicas visando realizar,
com urgência, a manutenção da cabeceira da ponte da Estrada Sapucaia,
localizada sobre o Rio Paraíba do Sul, na interligação da Rodovia Vereador Abel
Fabrício Dias (SP – 62) com a Estrada da Sapucaia. Atualmente, a ponte se
encontra em condições precárias, dificultando o trânsito de caminhões e
colocando em risco as pessoas que usam essa estrada.
Felipe
César lamenta que o problema esteja ocorrendo e diz que esta ponte é importante
para a região do Distrito de Moreira César, pois atende aos areeiros e as
empresas que plantam eucaliptos como a Votorantim, além de toda a população do
Distrito. “É dever da Administração Municipal prevenir acidentes e considerando
que hoje o tráfego de caminhões na região é muito intenso, solicito a
manutenção urgente na cabeceira desta ponte para evitar maiores problemas para
aqueles motoristas que usam essa estrada”, enfatiza o vereador Felipe César –
FC.
Falta de vontade ou de experiência na Prefeitura de Pinda?
Faltando dois dias para o
pagamento dos servidores e de todos os cargos de confiança ainda não foi
publicado a exoneração do vereador de Tremembé e nem a nomeação da nova
diretora da saúde básica do município. Também não foi publicada a exoneração da
gestora geral Maria Aparecida da Secretaria de Esporte que deixou a função no
início do mês. Parece que Tião do leite também pediu exoneração de coordenador do abrigo dos animais será que é verdade?.
Outro erro da atual administração
é que até a presente data ainda não foi nomeado os três diretores jurídicos,
por isso que deve estar atribulando os serviços e o secretário não está dando
conta.
Infelizmente a população
perdeu essa semana uma grande assistente social, Lu Nalva que depois de 30 anos
de bom serviço prestado a comunidade não aguentando mais a maneira de
administrar deste governo e, principalmente as arbitrariedades dos seus
assessores preferiu deixar a Prefeitura do que entrar em atrito e com isso
temos a certeza que todos os pacientes que necessitam de agendamento para o
transporte público vão começar a sentir na pele.
Fomos informados que nos
próximos dias um diretor dessa nova administração vai pedir exoneração, qual
será o motivo?
Já por outro lado 50% dos
medicamentos da rede já chegaram e até que enfim a população poderá retirar
seus medicamentos e dar continuidade ao seu tratamento.
Aproveitando que a pauta é
governo municipal sugerimos ao prefeito que tome como exemplo vários municípios
da região e apresente ao legislativo um projeto de lei de anistia, juros,
multas e execução para que a população possa colocar em dia as suas pendências
com a Prefeitura e ao mesmo tempo aumentar a arrecadação da cidade.
Dias do esportista e do handebol geram homenagens
A
comemoração dos dias do esportista e do handebol gerou homenagens na Câmara de
Taubaté, em solenidade realizada dia 21, no plenário Jaurés Guisard, sob a
presidência de Nunes Coelho (PRB) e tendo como orador Jessé Silva (SD).
Especialista
em corridas de até 200 metros, salto e distância e salto triplo, o homenageado
Ismaél Barbosa conheceu o atletismo praticando corrida de rua. Aos 16 anos de
idade, foi convidado a representar Taubaté, disputando diversos campeonatos,
entre eles os Jogos Regionais, ganhando várias medalhas.
Nessa
época, conheceu o atleta Zildo Bueno, que se tornou seu grande incentivador,
convencendo-o a ingressar em outra modalidade, o salto em distância. Nas provas
mais recentes, Ismaél quebrou o recorde Sul-americano de sua categoria e
terminou em sétimo lugar no Mundial disputado em Paris, na França, uma das
melhores marcas de sua carreira.
Já
o homenageado Miguel Olímpio do Nascimento é educador físico. Em Taubaté,
conseguiu várias vitórias nas corridas de rua, e a que mais se destacou foi na
prova Gazeta da Estiva, sagrando-se hexacampeão, com as vitórias obtidas nos
anos de 1973 a 1977.
Em
1979 ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Transferido para a
unidade militar da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado, passou
a integrar a equipe de atletismo daquela unidade, se destacando em vários
eventos. Foi campeão brasileiro Máster em 2005.
O
terceiro homenageado é o paratleta Kaian Augusto da Silva Lima, que sempre
esteve ligado ao esporte. Praticava atividades esportivas ao lado do pai, que
lhe mostrou que, mesmo diante das limitações, poderia praticar qualquer
modalidade. Desde muito cedo participava de campeonatos junto a pessoas que não
tinham qualquer deficiência e que ficavam surpresas ao saber de suas lesões.
Em
2014, conheceu a equipe do Projeto Esporte para Todos, no qual percebeu o
verdadeiro espírito da vitória e da força de vontade. Kaian praticou handebol,
judô, futebol, basquete e atletismo, sendo o último que, nas modalidades de corrida
dos 100 metros e salto em distância, lhe rendeu participação no Circuito de
Atletismo nos anos de 2015 e 2016.
Representando
o handebol, André Martins Soares “Alemão”, recebeu a homenagem. Iniciou a
carreira aos 14 anos, em 1998, no Clube Metodista, onde permaneceu até 2005. Nesse
período, alcançou as seleções de base jogando o Mundial Junior em Foz do Iguaçu,
em 2003, campeão Pan-Americano Juvenil, em 2002, campeão Sul-Americano Junior,
em 2004, campeão da Liga Nacional, em 2004, e Mundial Adulto da Tunísia, em 2005.
Em
2010, chegou a Taubaté, onde permanece até hoje, sendo tricampeão da Liga Nacional,
tetracampeão Pan-Americano de Clubes, Campeão Paulista, dos Jogos Pan-Americanos
de Seleções, no Canadá, e campeão Pan-Americano de Seleções, em 2016.
Agradecimentos
Ismaél
disse estar “muito orgulhoso” ao receber a homenagem. Miguel agradeceu aos
familiares, representantes dos Bombeiros e Polícia Militar e a seu primeiro
técnico, William Saad.
Honrado
em representar a equipe de paratletas de Taubaté, Kaian afirmou que, “com
dedicação, Taubaté será conhecida como a cidade do paradesporto” e Alemão
deixou um recado aos iniciantes no esporte. “Acreditem no sonho como eu
acreditei e consegui.”
Carnaval ajuda a comprar fraldas para idosos
A Fundação José
Carlos da Rocha - instituição que auxilia 12 lares assistenciais de idosos,
sendo 10 no Vale do Paraíba - está vendendo abadás do Bloco do Socó.
Os abadás poderão ser
usados no desfile oficial do Socó, na segunda-feira (27), com saída às 16
horas, do Largo do Quartel, durante o CarnavalSolidário de Pindamonhangaba.
Cada camiseta custa
R$ 10,00 e a renda será utilizada para compra de fraldas geriátricas.
Os interessados podem
adquirir os abadás na Escola de Dança Alexandre Botelho (rua General Julio
Salgado, 758 - Santana) ou na academia Aerofisic (rua Cônego José
Luís Pereira Ribeiro, 111 - São Benedito). Mais informações com Cris, pelo
telefone 98168-2622.
Pindamonhangaba recebe espetáculos de teatro
Pindamonhangaba receberá
no dia 11 de março, duas peças teatrais, o clássico infantil, Chapeuzinho
Vermelho e o Stand Up Comedy do Brasil, Tiago Carvalho e seus amigos, uma
iniciativa da Um Show Produções.
Os espetáculos serão
exibidos no Teatro Galpão, às 16 horas, Chapeuzinho Vermelho, com classificação
livre e às 20 horas o Stand up Comedy do Brasil, Tiago Carvalho e seus amigos,
com apresentações do mágico Caio Martins e dos humoristas Atila Shinhe e
Gustavo Pompiani, classificação de 14 anos.
Os ingressos estão a venda
no site www.umshow.com.br ou na Sôdie Doces que fica na Rua dos Andradas, 469,
Centro.
Boteco Vinil realiza programação de Carnaval
O Boteco Vinil terá nos
dias de Carnaval uma programação especial “Carnaval do Boteco, Todo Mundo Ama”,
com muita música e diversão. O Boteco abrirá a partir das 13 horas e contará
com estacionamento com segurança para seus clientes.
O Boteco Vinil fica na
Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1075, Centro, Pindamonhangaba.
Confira a programação:
Sábado (25) – 18 horas –
Bloco Socó da Madrugada
Domingo (26) – 13 horas –
Banda Furiosa e Los Beudos
Segunda (27) – 18 horas –
Festival de Marchinhas e Bandabala
Terça (28) – 18 horas –
Samba dos Amigos do Viola
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Prefeito e vice têm mandatos cassados
Decisão torna inelegível por oito anos;
juíza ainda determinou novas eleições na cidade.
Prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), e o vice,
Newton Godoy (PSD), tiveram os
mandatos cassados nesta segunda-feira (20) em
dois processos de improbidade administrativa,
segundo o Ministério Público de
Minas Gerais. A decisão é de primeira instância e dela cabe
recurso.Em uma das decisões, a juíza Marcela
Decat determinou ainda a anulação
dos votos recebidos pela chapa, a
inelegibilidade do prefeito e da mulher dele por oito anos,
além da realização
de novas eleições na cidade da Região Central do estado e o pagamento
de multa.
Na outra decisão, a magistrada determinou as mesmas medidas.
Os vereadores
Geraldo Sales (PDT) e João Bosco (PP) foram absolvidos.
Duarte Júnior é investigado pela
Operação Primaz de Minas, que apura suposta fraude
em licitação para prestar
serviço de transporte ao município. A promotoria investiga
também um esquema em
que material de construção era doado em troca de votos durante as
últimas
eleições municipais.
O G1 entrou
em contato com a assessoria da prefeitura e aguarda um retorno.
A administração
municipal informou que Duarte Júnior está em uma reunião em Brasília.
Em vídeo
postado em rede social, Júnior afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade
e
quer vai apresentar a defesa ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
(TRE-MG).
“Vamos tentar agora demonstrar ao
TRE que não houve da nossa parte dolo ou culpa em
relação à distribuição de
materiais de construção, tentar demonstrar que existia um
programa que
permitia. Queria dizer a todos os marianenses que continuo tranquilo, sóbrio em
relação às minhas decisões, que vou trabalhar até o último dia pela minha
cidade, que não
tenho apego ao cargo, que respeito a independência dos
poderes”, afirmou o chefe do Executivo.
O prefeito disse a ida a Brasília é
para discutir a utilização de recursos da Fundação
Renova. Na mensagem, ele se
despede dizendo que retorna nesta quarta-feira (22)
para dar continuidades aos
preparativos do carnaval na cidade mineira.
O vice-prefeito também se pronunciou
em uma rede social. “Uma sentença não muda minha
alma, não abala o meu
espírito, mas fere o meu coração, pois mantenho as minhas mãos
limpas e uma fé
inabalável na justiça divina e na vontade do meu povo de Mariana”,
escreveu
Newton Godoy.
Na decisão, a magistrada lembrou o
rompimento da barragem de Fundão, que destruiu o
distrito de Bento Rodrigues, e
atingindo várias outras localidades. O desastre ambiental,
considerado o maior
e sem precedentes no Brasil, deixou 19 mortos.
“Em nenhum momento da história de
Mariana era tão esperada uma conduta diferente do
prefeito. A cidade, assolada
por uma crise financeira sem precedentes e sofrendo com o maior
desastre
ambiental já ocorrido em solo brasileiro, viu seus recursos financeiros serem
distribuídos indistintamente entre vários eleitores, tudo como forma de
alavancar a candidatura
de Duarte”, destacou a juíza.
O promotor Guilherme Meneghin
explicou ao G1 que
o prefeito e o vice só deixam o
cargo caso o Tribunal Regional Eleitoral
mantenha a decisão em pelo menos um dos processos.
Segundo o promotor, se a decisão do
TRE ocorrer antes do dia 31 de dezembro de 2018,
novas eleições terão que ser
feitas na cidade. Caso o tribunal decida depois da data,
o presidente da Câmara
Municipal assume o cargo temporariamente e uma eleição interna é
feira na Casa
para a escolha do novo prefeito.
Suposta fraude
em licitação
Segundo o MP,
após vencer, em dezembro de 2015, uma licitação para prestar serviço de
transporte à prefeitura, a Cooperativa de Transporte Urbano e Rural (Coopertur)
teve o
contrato no valor de R$ 36.551.991,62 rescindido pelo secretário Edvaldo
de Andrade.
Conforme a promotoria, em seguida, o chefe da pasta contratou, de
modo ilegal, a
Cooperativa dos Empreendedores em Transporte Municipal,
Intermunicipal e
Interestadual de Passageiros e Cargas (Coopercar).
De acordo com o promotor Guilherme
Meneghin, a Coopercar teve o Cadastro Nacional
de Pessoas Jurídicas (CNPJ)
registrado menos de um mês antes de sua contratação. Ainda conforme a promotor,
o capital social da cooperativa, de R$ 20 mil é “totalmente incompatível” com a
dimensão dos serviços contratados.
O Ministério Público informou que a
Coopertur conseguiu, por meio de uma liminar,
restabelecer o contrato.
“Verificou-se que o denunciado tentou afastar ilicitamente a licitante
vencedora e tentou contratar a licitante de seu interesse, mediante dispensa
indevida de
licitação, exercida por meio das manobras ilegais e fraudulentas”,
descreveu Guilherme Meneghin.
Mais tarde, Edvaldo de Andrade teria
dito ao gestor da Coopertur que “para a cooperativa
funcionar” teriam que sair
alguns funcionários e prestadores de serviços. Pessoas
designadas pelo
secretário foram contratadas para assumir os cargos, segundo o MP. Ainda de
acordo com o órgão, há indícios de que o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, sabia
da fraude.
Suspeita de compra de votos
O Ministério
Público aponta ainda que o prefeito, que disputou as últimas eleições
municipais, participava de um esquema em que material de construção era doado
em troca de
votos. Segundo as investigações, vereadores
da base de Duarte Júnior enviavam uma
lista com possíveis beneficiários de
telhas, cimento, caixas d’água e tijolos à secretária de
Assistência Social de
Mariana, Regiane Maria de Oliveira Gonçalves, mulher do prefeito.
A doação do
material foi observada entre os meses de junho a agosto de 2016.
De acordo com o MP, em 21 casas
foram constatadas a entrega do material de construção.
Duarte Júnior, Regiane
Maria de Oliveira Gonçalves, os beneficiários e os vereadores
João Bosco e
Geraldo Sales, o Bambu, são acusados de improbidade administrativa,
captação
ilícita de sufrágio e abuso de poder.
O prefeito Duarte Júnior negou o
esquema para manipular licitações. Sobre a denúncia de
compra de votos, o
prefeito disse que a lei orgânica e as diretrizes orçamentárias do município
permitem que a prefeitura beneficie famílias carentes com a doação de materiais
de construção.