O vereador Renato Cebola esteve, na última quinta-feira (9), visitando
as instalações do Pronto Socorro e verificou diversas situações que estão
inadequadas, como: falta de leitos infantis e adultos, sala de espera com
cadeiras estragadas e desconfortáveis, portas sem trancas, falta de aparelhos
para exames específicos, ...
Na oportunidade pode conversar com alguns munícipes e a maior reclamação é pela falta de médicos e a demora para o atendimento.
Na oportunidade pode conversar com alguns munícipes e a maior reclamação é pela falta de médicos e a demora para o atendimento.
Sabemos que a questão da saúde deve ser tratada como prioridade, o
Vereador aguarda a resposta e as ações referentes ao Requerimento n°150/2017
que dispõe sobre a contratação de médicos especialistas em diversas áreas para
a Rede Municipal de Saúde.
O vereador procurou a supervisão da Santa Casa para expor os problemas e
verificar as possibilidades de melhorias, visto que muitas delas são
compartilhadas entre a administração municipal e entidade, conforme consta no
convênio firmado e prorrogado pela atual gestão municipal. O vereador Renato
Cebola estará apresentando requerimentos a fim de que se achem conjuntamente
uma solução e a população seja melhor atendida.
Parabéns Vereador...e isso q esperamos de vcs!!! Fiscalizar...
ResponderExcluirA Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candidatar é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar filiado em algum partido político;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
- Ter pleno exercício dos direitos políticos.
Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.
De acordo com a Constituição Federal, cada município, obedecendo aos valores máximos de remuneração, deve estabelecer o valor do subsídio (salário) dos vereadores. Esses valores são definidos conforme o contingente populacional de um determinado município. Exemplo: de 50 mil a 100 mil habitantes, o salário será de até (máximo) 40% do subsídio destinado aos deputados estaduais; municípios com mais de 500 mil habitantes, 75% do salário dos deputados estaduais.
Atualmente (2010), o Brasil possui 57.748 vereadores. Entretanto, nas eleições de 2012, esse número será de 59.500, visto que a população brasileira está em constante aumento quantitativo.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco