sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Preocupado com o aumento dos casos de Dengue em nossa cidade, principalmente nos bairros do Distrito de Moreira César, vereador Cal solicita a Prefeitura que realize operações urgentes, em parceria com a população para combater o mosquito Aedes Aegypti


 

O vereador José Carlos Gomes - Cal (Republicanos) enviou, em 2023, diversos requerimentos à Prefeitura, à Secretaria de Saúde e ao Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos da Saúde, em que solicita a intensificação de ações de combate ao mosquito ‘Aedes Aegypti’, principalmente com a aplicação e pulverização de inseticida em toda cidade. O objetivo destas ações, é a prevenção e controle da dengue, em especial no Distrito de Moreira César, devido ao aumento de casos, inclusive com registro de morte.

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, até o dia 26 de dezembro de 2023, Pindamonhangaba confirmou 1.965 casos da doença, entre casos autóctones e importados. Os números devem superar 2020, quando o município confirmou 1.967 casos. Os índices expressivos de casos da doença estão sendo registrados em todas as regiões da cidade, especialmente nos bairros do Distrito de Moreira César, como por exemplo, Terra dos Ipês I, Vila São José, Vila São João, Vila São Benedito, Pasin, Mantiqueira e, também, bairros próximos à região central da cidade como Jardim Bela Vista e Santa Luzia.

O vereador Cal, preocupado com o alerta dengue do Distrito de Moreira César, devido ao alto índice de casos da doença, solicitou atenção especial da Prefeitura e ao Departamento de Vigilância Epidemiológica, para fazer uma operação urgente, intensificado as fiscalizações, visitas aos imóveis e aos imóveis fechados, nebulização, mutirão de limpeza, se necessário fazer uma operação cata-treco nesses bairros, para despertar a atenção dos moradores, para a limpeza de suas propriedades, e entre outras atividades específicas para o combate e prevenção à dengue. Outra estratégia para amenizar o problema causado pelo Aedes Aaegypti e evitar uma epidemia é a realização de campanha institucional junto à população com utilização de mídias e veículos de comunicação, concluiu Cal.

A população pode ajudar a administração municipal realizando vistorias dos terrenos, casas, áreas e prédio da Prefeitura com possíveis focos de criadouros do mosquito. A comunicação pode ser feita pelo site da Prefeitura pela plataforma 1DOC https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento, ou através do telefone (12) 3550-6337.

De acordo com o vereador Cal, a solicitação das ações de combate ao mosquito ‘Aedes Aegypti’ tem por objetivo intensificar as medidas contra a transmissão dessas doenças. “Estamos no período chuvoso e, com o aumento das chuvas, aliado às altas temperaturas, acontece o aumento no número de casos de doenças causadas pelo Aedes Aegypti, mosquito que se reproduz com mais facilidade nessa época. Com o auxílio da pulverização de inseticida, juntamente com a campanha de conscientização contra a dengue, podemos evitar o aumento dos índices de contaminação da população, que está preocupante”, defendeu o vereador Cal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário