quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Outubro Rosa: Caminhada Feliz e conscientização marcam projeto realizado pelo ESF Cruz Grande




 

 

Funcionárias do posto de saúde organizam evento para conscientizar sobre o câncer de mama e cuidado pessoal

 

No dia , 20 de outubro, aconteceu um encontro de mulheres com intuito de conscientizar sobre o câncer de mama. A ação teve início às 8 horas, no bairro Cruz Pequena, área rural de Pindamonhangaba, e foi organizada pela coordenadora e enfermeira do ESF Cruz Grande, Rosana Valle, e pela agente comunitária de saúde (ACS), Rosana Claro. O encontro contou com mais de 20 mulheres e teve uma conversa mediada pela coordenadora.

Os temas abordados foram a conscientização sobre o câncer de mama, cuidado pessoal e saúde da mulher. Logo após houve uma caminhada pelo bairro. Esse é um projeto da Agente de Saúde denominado Caminhada Feliz e visa o bem-estar das mulheres.

 

Prevenção e tabu

 

A coordenadora do ESF, Rosana Valle, falou como surgiu o projeto. “Esse projeto já acontece há algum tempo através da ACS Rosana, que montou aqui no bairro um grupo de caminhada. Resolvemos aproveitar a oportunidade do grupo para desenvolver algumas ações de conscientização”.

Rosana Valle comentou sobre a importância da conscientização e da quebra do tabu. “Falar de prevenção é sempre um tabu, principalmente quando se refere ao papanicolau e mamografia. As pessoas têm muito medo de fazer os exames, pois acham que dói, ou tem vergonha. Nosso objetivo é incentivar a prevenção, pois o câncer de mama e de colo de útero são doenças que matam em grande número. As consequências são altas na questão da autoestima e saúde mental das mulheres. Estamos trabalhando para despertar nas mulheres a prevenção com a ida na unidade”, destacou a coordenadora.

Diversas mulheres estavam presentes na ação e uma delas foi a vereadora Regininha, que comentou sobre o encontro e a importância dele para as moradoras. “Muito importante essa ação do outubro rosa que ocorre na cidade e nos ESFs para dar uma agilidade no diagnóstico. Nesse mês, as enfermeiras pedem mais mamografias, solicitam mais exames, colhem o preventivo, as mulheres buscam mais informações. Isso não isenta elas de estarem procurando atendimento o ano todo”.

Regininha também relatou sobre a melhora que pode acontecer em relação a conscientização. “Com certeza pode melhorar mais, com mais informações e recursos, com a melhora nas unidades de saúde, a exemplo do que foi feito no Araretama. Ter um espaço adequado para atender as mulheres e acolher a população sempre tem o que melhorar e devemos chamar mais atenção de todos para prevenção”, apontou a vereadora.

 

Projeto Caminhada Feliz

 

A agente comunitária de saúde, Rosana Claro já trabalha no posto há 19 anos e contou como surgiu a ideia. “Ao fazer as visitas nas casas eu via a necessidade das mulheres. Cada vez que iam falar comigo eu percebia alguma coisa, algumas tinham indícios de depressão, reclamavam que estavam engordando, dificuldade de dormir, elas expressavam as dificuldades para mim com muita tristeza. Aí tive a ideia de convidá-las para participar da caminhada. No início não teve muita adesão, mas aos poucos nas visitas fui falando para elas da importância da caminhada e deu certo”.

Rosana que iniciou o projeto há cerca de 7 meses e explicou como funciona e os benefícios da caminhada. “A gente pode ir a semana toda, mas o dia D é na terça-feira. É quando faço aferição da pressão, peso as mulheres, falo uma mensagem de motivação e a importância de comer alimentos saudáveis, evitar açúcar e gordura. Tudo que possa auxiliar não só no emagrecimento mas também evitar diabetes, colesterol, pressão alta, dor nas costas e melhorar as condições dos que já tem”.

A ACS concluiu falando de como é gratificante ver o projeto dando certo e a melhoria do humor e saúde das participantes. “Estou muito feliz, é muito gratificante ver o sorriso de cada mulher que está aqui, elas não tinham tempo, uma atividade para fazerem além dos serviços domésticos e agora tem. Tem pessoas que a noite já estão pensando na caminhada no outro dia e já ficam alegre. Eu consegui perceber que algo tão simples pode mudar a vida das pessoas. Meu objetivo de tirar as mulheres de casa e trazer alegria e saúde está sendo concluído e isso é muito gratificante”, enfatizou Rosana. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário