Os contribuintes de Pindamonhangaba interessados em obter
isenção do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano – do ano de 2022 devem
protocolar pedido na Prefeitura até dia 31 de outubro. Esse ano o interessado
pode fazer a solicitação através da plataforma digital 1Doc ou presencialmente
(neste caso o atendimento deve ser agendado).
Pelo 1Doc, o atendimento eletrônico pode ser acessado pelo
endereço https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento.
A solicitação de isenção deve ser requerida sempre no ano anterior
ao do lançamento. Este benefício é previsto pela Lei nº 4.372, de 2005, e é
para aqueles que possuam somente um único imóvel e nele sejam residentes
pessoas nas seguintes condições: aposentados e pensionistas, com renda não
superior a R$ 1.256,06 (equivalente a 13 UFMP’s – Unidade Fiscal do Município
de Pindamonhangaba), ex-combatentes e pessoas com deficiência física ou mental
ou que morem com crianças legalmente adotadas ou tuteladas que sejam menores de
18 anos.
Ficam isentos, ainda, do Imposto Predial e Territorial
Urbano os imóveis residenciais padrão-econômico, com área construída de até
70m² e aqueles cujo valor venal não ultrapassem ao valor de R$ 32.908,4
(equivalente a 322 UFMP’s – Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba) e
desde que seu proprietário resida no imóvel, não possua outro imóvel e tenha
renda mensal não superior a 13 UFMP’s, mediante declaração firmada sob a
responsabilidade do proprietário, sujeito a comprovação através de avaliação
socioeconômica a ser realizada pela Secretaria de Assistência Social.
Para requerer a isenção, são necessárias as cópias dos
seguintes documentos: Carnê do IPTU de 2021 ou certidão de isenção do ano
citado; RG e CPF, ou certidão de nascimento de todos os moradores da
residência; comprovante de residência atualizado; certidão de casamento ou
óbito (se for o caso); cópia do comprovante de renda (INSS) atualizado do
requerente (extrato bancário não será aceito); comprovante de renda dos demais
moradores; documento do imóvel em nome do requerente e declaração de
responsabilidade do proprietário, escrita de próprio punho.
Todos os documentos devem ser digitalizados e encaminhados
pela plataforma digital 1 Doc. O atendimento eletrônico pode ser acessado pelo
endereço https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento ou baixando o
aplicativo 1doc na Google Play para celulares Android ou Apple Store para
celulares IPhone.
Existe a possibilidade do atendimento presencial, que já foi
retomado no setor de protocolo da Prefeitura de Pinda e na Subprefeitura de
Moreira César, mas o pedido não presencial é o mais indicado neste momento de
pandemia.
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