A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba
informa que o Ministério do Turismo criou um sistema de cadastro de pessoas
físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Chamado de Cadastur, o
cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus
cadastrados, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista e
contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de turismo.
O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os
órgãos oficiais de turismo dos 26 estados e Distrito Federal. O cadastro é
obrigatório para os seguintes prestadores de serviços turísticos: agências de
turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas,
organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos.
O cadastro é gratuito e o número, após deferimento da solicitação, será
o mesmo do CNPJ da empresa. Para se cadastrar basta acessar o site e clicar na
área “Sou Prestador”. Após preencher os dados solicitados o interessado terá
acesso ao formulário eletrônico de cadastro. Sua solicitação será analisada e,
se estiver tudo correto, o interessado será avisado por e-mail quando o
certificado estiver disponível. O certificado tem um QRCode com todas as
informações do cadastro, como validade, situação cadastral e tipo de
prestador.
O certificado deve ficar exposto na área de atendimento do prestador.
Para mais informações, o interessado deve consultar o site www.cadastur.turismo.gov.br.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Cadastur traz os
seguintes benefícios: incentivo à participação em programas e projetos do
Governo Federal; participação em programas de qualificação promovidos e
apoiados pelo Ministério do Turismo; acesso a financiamento por meio de bancos
oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; e
visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
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