quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

UPA: A VERDADE DOS FATOS



A Prefeitura de Pindamonhangaba vem a público esclarecer a verdade sobre a construção das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) - Araretama e Cidade Nova.
A construção das duas UPAs é resultante de um convênio com o Ministério da Saúde (Governo Federal), que até a presente data repassou recursos financeiros referente a duas das três parcelas. Portanto, não existe desrespeito ao dinheiro ao público e nem a hipótese levantada por vídeo e comentários inverídicos de que os recursos já foram pagos e gastos indevidamente. A terceira parcela somente será repassada após a conclusão das obras.
UPA Cidade Nova
O término do prédio se deu em dezembro de 2017, quando foi solicitada a ligação de energia junto à EDP Bandeirante. Antes de se efetivar a energização, o local sofreu furtos e vandalismo, deteriorando todo seu interior. A Secretaria de Saúde levantou recursos para contratação de nova empresa para recuperar o prédio. Este contrato está vigente até abril, quando a empresa passará o local para o município, que assumirá as responsabilidades sobre o prédio e na execução de serviços complementares na área externa.
UPA Araretama
Até agosto de 2016, a obra do prédio (exceto obras no entorno - externo) tinha alcançado 90% de execução. Nesta ocasião, a empresa contratada começou a passar por dificuldades financeiras e fazia somente a manutenção do canteiro, com apenas dois funcionários, deixando a obra praticamente paralisada.
Após um período sem desenvolvimento, a empresa retomou a obra, atingindo 95% de execução, mas novamente demonstrou problemas internos que culminaram no abandono da obra. O município tomou todas as providências administrativas contra a empresa. Concomitantemente a isso, o local sofreu furto e vandalismo e a Prefeitura assumiu o término dos serviços, o que vem acontecendo até a presente data com o compromisso de entregar as obras ainda no primeiro trimestre deste ano.
Importante ressaltar que as obras estão em fase final e serão entregues à população com toda a urbanização em seu entorno, que nem estava prevista no planejamento recebido destas obras.
A Prefeitura de Pindamonhangaba reforça seu compromisso de zelar pelo dinheiro público e de trabalhar com eficiência e respeito pela melhoria da Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário