quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Negociação sindical garante folgas extras aos trabalhadores da Novelis


Crédito da foto: Guilherme Moura
 O presidente Herivelto Vela durante mobilização na fábrica Novelis para discutir a jornada


A fábrica Novelis renovou por mais um ano a jornada de revezamento de turno.
O tema foi discutido em uma mobilização que ocorreu no último dia 22 e uma grande reivindicação dos trabalhadores foi conquistada na negociação entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba.
Agora, a folga extra poderá ser no final de semana e não será mais escolhida pela chefia, mas sim pelos trabalhadores.
Segundo o presidente do sindicato, Herivelto Vela, a folga extra é um benefício do revezamento, pois com ele os trabalhadores têm que mudar de turno a cada semana.
“Muitos trabalhadores reclamavam que não conseguiam folgar porque a chefia não liberava. Agora eles mesmos vão combinar entre o grupo e as folgas que ficaram atrasadas serão pagas em dobro. Vai ter até um plantão de pagamento dentro da fábrica. Foi um grande avanço. Pra quem já vive uma rotina difícil rodando turno, poder ficar com a família no fim de semana é bem importante”, disse Vela.
Além disso, no dia 23 o sindicato realizou o pagamento de mais 16 trabalhadores sobre o acordo do adicional noturno estendido e dos minutos residuais e assim encerrou o pagamento do processo, que injetou cerca de R$ 8 milhões na economia.
A Novelis emprega 1.200 trabalhadores na fabricação de chapas de alumínio, no distrito do Feital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário