A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu a visita, no último dia 10 de março, da vice-prefeita e Secretária de Assistência Social de Taubaté, Adriana Mussi. Adriana veio com a equipe para conhecer a secretaria, os projetos desenvolvidos e em especial o Projeto Fraldas. O intuito da visita foi reproduzir a ideia do Projeto Fraldas para o município de Taubaté.
A secretária de Assistência Social Ana Paula Miranda ressaltou a importância da visita. “Trocamos diversas ideias e agradecemos essa proveitosa relação entre os municípios de ricas experiências e apoio”, destacou.
O Projeto Fraldas acontece por meio da Secretaria de Assistência Social há 15 anos e atende cerca de 160 famílias em Pindamonhangaba. São fabricadas e fornecidas fraldas para as pessoas cadastradas nos CRAS do município. O projeto atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais e idosos acamados.
A iniciativa é realizada por voluntários e auxilia idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. Os amigos ou familiares das pessoas de baixa renda que utilizam fraldas produzem este material e levam a quantidade suficiente. São produzidos três tamanhos geriátricos, P, M e G, e infantis nos tamanhos M, G e Extra G. O projeto fabrica mais de 10 mil fraldas por mês. Para ter direito à retirada das fraldas, o munícipe deve fazer a solicitação junto ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua região, com laudo médico com o diagnóstico da doença em mãos. Após a realização de avaliação social, com critérios de renda e indicação de um voluntário para confecção das fraldas, há o encaminhamento para atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário