Levantamento do Sincovat revela
prejuízo de R$ 137 milhões
O Dia das Mães acontece, neste ano, em meio à quarentena decorrente da
pandemia de covid-19, com grande parte dos estabelecimentos comerciais de
portas fechadas. A segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal,
costumava alavancar as vendas no mês de maio. No entanto, com o atual cenário,
o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) prevê
queda de 27% nas vendas para toda a RM Vale, em comparação ao mesmo período do
ano passado. Só na semana do Dia das Mães, deve haver prejuízo de R$ 137
milhões.
Para calcular o recuo de vendas na data comemorativa, o Sincovat, em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo – FecomercioSP, contabilizou o desempenho de cinco segmentos que, habitualmente, registram altas nesse período: lojas de móveis e decoração (-89%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (-82%); lojas de vestuário e calçados (-72%); supermercados (-14%); farmácias e perfumarias (-3%).
A estimativa considera as vendas que serão realizadas por delivery,
internet e outros meios alternativos. Ainda assim, todos os setores sofrerão
baixa em maio. Para o presidente do Sincovat e
vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinburg, esse período de crise terá
reflexos econômicos profundos. “É muito triste ver o comércio com as portas
fechadas no Dia das Mães. É uma data muito importante para o varejo. Estamos
vivendo algo inédito, que vai dificultar a retomada das atividades em padrões
adequados no médio prazo”, explica.
O presidente do Sincovat orienta que os lojistas busquem alternativas
para manter a liquidez e o fluxo de caixa, fazendo um levantamento de estoque e
realizando promoções.
Buscar canais de vendas alternativos também é fundamental. “Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings e mercadorias por consignação. Outra opção viável é que os vendedores atuem remotamente por meio de chats online. Por fim, ainda é possível disponibilizar vouchers com descontos atrativos para consumo posterior”, comenta Dan.
Buscar canais de vendas alternativos também é fundamental. “Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings e mercadorias por consignação. Outra opção viável é que os vendedores atuem remotamente por meio de chats online. Por fim, ainda é possível disponibilizar vouchers com descontos atrativos para consumo posterior”, comenta Dan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário