sexta-feira, 1 de maio de 2020

Vendas do Dia das Mães devem cair 27% na região


Levantamento do Sincovat revela prejuízo de R$ 137 milhões

O Dia das Mães acontece, neste ano, em meio à quarentena decorrente da pandemia de covid-19, com grande parte dos estabelecimentos comerciais de portas fechadas. A segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal, costumava alavancar as vendas no mês de maio. No entanto, com o atual cenário, o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região)  prevê queda de 27% nas vendas para toda a RM Vale, em comparação ao mesmo período do ano passado. Só na semana do Dia das Mães, deve haver prejuízo de R$ 137 milhões.

Para calcular o recuo de vendas na data comemorativa, o Sincovat, em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo – FecomercioSP, contabilizou o desempenho de cinco segmentos que, habitualmente, registram altas nesse período: lojas de móveis e decoração (-89%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (-82%); lojas de vestuário e calçados (-72%); supermercados (-14%); farmácias e perfumarias (-3%).

A estimativa considera as vendas que serão realizadas por delivery, internet e outros meios alternativos. Ainda assim, todos os setores sofrerão baixa em maio. Para o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinburg, esse período de crise terá reflexos econômicos profundos. “É muito triste ver o comércio com as portas fechadas no Dia das Mães. É uma data muito importante para o varejo. Estamos vivendo algo inédito, que vai dificultar a retomada das atividades em padrões adequados no médio prazo”, explica.

O presidente do Sincovat orienta que os lojistas busquem alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa, fazendo um levantamento de estoque e realizando promoções.

Buscar canais de vendas alternativos também é fundamental. “Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings e mercadorias por consignação. Outra opção viável é que os vendedores atuem remotamente por meio de chats online. Por fim, ainda é possível disponibilizar vouchers com descontos atrativos para consumo posterior”, comenta Dan. 


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