sexta-feira, 16 de março de 2018

Reunião do CONAPAM aprova Plano de Manejo da Mantiqueira



O encontro foi realizado no dia 14 no Sindicato Rural de Pindamonhangaba reunindo muitos produtores rurais

Há 9 anos o Plano de Manejo da APA da Mantiqueira vem sendo construído com a participação de especialistas e, principalmente, dos produtores rurais que residem na APA. Vírgilio Dias Ferraz, chefe da APA da Serra Mantiqueira, salientou a importância da reunião a todos, pois após tantos anos de trabalho o plano seria apresentado. Durante a reunião também foi apresentado o Projeto de Comunicação Participativa, que tem como objetivo sensibilizar e transmitir saberes, construindo a história da Serra da Mantiqueira, por meio dos produtores rurais que ali vivem.

Para o presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, João Bosco Andrade Pereira, essa foi a reunião mais importante do CONAPAM. “Estamos há tantos anos aguardando o plano de manejo e, finalmente, na reunião de hoje foi aprovado”, comemora. Ele salienta o caráter participativo na elaboração do plano. “Importante destacar que os proprietários e moradores da APA puderam discutir e propor sugestões que foram incorporadas ao plano”.

O zoneamento foi estabelecido em bases técnicas propondo-se diversos usos de acordo com a capacidade de cada área, de maneira que os impactos ambientais sejam minimizados e, principalmente, respeitando-se a utilização que já estava sendo desenvolvida na área.

O Plano de Manejo foi apresentado pelo engenheiro florestal Valmir Augusto Detzel. Ele destacou que a elaboração do plano foi feita respeitando a missão e a visão da APA Mantiqueira, garantindo a conservação do conjunto paisagístico e cultural regional. O especialista explicou que era importante desenvolver um plano que atendesse não apenas a conservação da Mantiqueira, mas, sobretudo, que garantisse a sustentabilidade aos proprietários da APA.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, a somatória dos esforços dos participantes resultou em um plano equilibrado, que não inviabiliza as atividades daqueles que ocupam a região abrangida e, certamente, atingirá os objetivos de sustentabilidade a curto prazo. “O Sindicato Rural de Pindamonhangaba sente-se satisfeito de ter podido dar uma pequena contribuição para que tudo isso fosse alcançado e orgulhoso de participar desse momento histórico”, conclui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário