quinta-feira, 10 de março de 2016

Carta aberta sobre INSS de Pindamonhangaba




Faz alguns anos que temos reclamado sobre a falta de funcionários na agência da Previdência de Pindamonhangaba. Agora, depois da greve, a situação se tornou insustentável.
Com a saída de funcionários que se aposentaram, os que ficaram não dão conta do serviço, além do que, outros tratam a população com descaso e sem nenhuma educação.
Com a greve dos funcionários e peritos, a situação ficou muito pior. Sabemos que a questão da greve é justa, não estamos aqui para discutir a questão de direito, mas a partir do momento que voltaram a trabalhar, todos os servidores têm que cumprir com as suas obrigações, ou seja, colocar o serviço e a documentação em dia. O que mais nos surpreende é que os peritos, das quatro funções ou mais, que lhe cabem a ser executada como: perícias médicas, avaliação dos PPPs, avaliação das perícias em LOAS e avaliação para graus de deficiência, não estão sendo cumpridas. Só atendem as perícias agendadas, aliás, um atendimento muito mau. Simplesmente dizem que não vão fazer. E a população que sofre com isso, sem a quem recorrer.
A surpresa que nos cabe é que em outras cidades isto já está sendo normalizado. Não entendemos porque o senhor Bruno, a senhora Renata e a Andreia, que são os peritos, continuam fazendo vários absurdos como o de liberar (apto para o trabalho) pessoas cadeirantes que não terão mais condições de andar. Outra incoerência são pacientes com mal de Alzheimer, também liberados aptos para o trabalho. Pessoas com câncer metástase, em último grau, liberados para trabalhar, sendo que uma pessoa com câncer depois de muita briga para se afastar, veio a falecer em poucos meses, não aguentou tanto sofrimento.
Outro contrassenso é os peritos não permitirem acompanhantes com os pacientes nos atendimentos graves, sendo que muitos não sabem explicar o que o médico disse e simplesmente ficam com falta de documentação, ocasionando vários transtornos burocráticos, atrasando ainda mais o benefício.
E o mais estranho é que o Barbosa, chefe regional, responsável pela unidade de Pindamonhangaba sabe de todas esses problemas e não toma nenhuma providência.
A agência têm pessoas, funcionários, que são muito competentes e se não fossem por eles a situação estaria um caos, muito pior.
As perguntas que não quer calar: Até quando isto vai continuar? A população pede socorro para este problema. Eles procuram atendimento em outras cidades da região, porque em Pindamonhangaba não se tem atendimento digno. Isto estava previsto para acontecer.
Não se consegue fazer nada em Pindamonhangaba, nem um mínimo de atendimento. Falta funcionários para atender. Para se ter uma ideia, para resolver um simples caso, ainda leva mais de três horas.
Pedimos socorro. Será que há alguma autoridade que possa fazer alguma coisa pela população que paga seus impostos, aliás bem vultuosos. Também pagam, por dezenas de anos o INSS e na hora que precisam de um atendimento digno não tem. Faltam funcionários.
A quem recorrer? Fica aqui nossa indignação e o nosso apelo. Pedimos socorro.

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