A Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT) autorizou no dia 26 de julho, o aumento das
tarifas de pedágio da BR-040 e da BR-116. Na BR-040, que liga o Distrito
Federal a Goiás e Minas Gerais, o valor do pedágio para a categoria 1, que
inclui automóvel, caminhonete e furgão, vai passar de R$ 4,60 para R$ 4,80 nas
praças de pedágio de Cristalina (GO), Paracatu (MG), Lagoa Grande (MG), João
Pinheiro (MG), Canoeiras (MG), Felixlândia (MG), Curvelo (MG), Sete Lagoas
(MG), Itabirito (MG), Conselheiro Lafaiete (MG) e Juiz de Fora (MG). Os novos
valores começam a valer no próximo sábado (30).
Na BR-116, entre Rio de
Janeiro e São Paulo, também conhecida como Rodovia Presidente Dutra, o pedágio
foi reajustado de R$ 12,70 para R$ 13,80 nas praças de pedágio de Moreira César
(SP), Itatiaia (RJ) e Viúva Graça (RJ).
Nas praças de pedágio de Arujá
(SP), Guararema Norte (SP) e Guararema Sul (SP) o valor vai passar de R$ 3,10
para R$ 3,40, enquanto na praça de pedágio de Jacareí (SP) os valores aumentam
de R$ 5,60 para R$ 6,10 Os valores entram em vigor na segunda-feira (1º).
Redução no pedágio
A ANTT também determinou a
redução da tarifa de pedágio em uma das praças da BR-060/153/262, entre o
Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Na praça de Goianópolis (GO), o pedágio
será reduzido em R$ 0,10 a partir de amanhã (27), o que fará com que a tarifa
para veículos leves passe de R$ 3,20 para R$ 3,10.
As demais praças do trecho
concedido à concessionária Concebra terão o valor do pedágio inalterado. Nessa
rodovia, o aumento do pedágio só poderá ser aplicado se a concessionária
cumprir condicionantes como a aprovação de projetos e estudos técnicos e a
realização de obras como o viaduto de interligação ao aeroporto de Goiânia e os
contornos rodoviários de Goiânia e de Campo Florido.
Equilíbrio
Segundo a ANTT, as
alterações nos valores dos pedágios têm por objetivo de manter o equilíbrio
econômico-financeiro dos contratos firmados entre a agência e as
concessionárias que administram as rodovias.
A BR-116/RJ/SP foi
concedida à iniciativa privada em 1995 para exploração da infraestrutura pelo
período de 25 anos. A concessão das rodovias BR-040/DF/GO/MG e
BR-060/153/262/DF/GO/MG ocorreu em 2014 para exploração por 30 anos.
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