quarta-feira, 19 de março de 2025

Posicionamento sobre impactos das chuvas no fornecimento de energia no Vale do Paraíba


A EDP informa que as chuvas e fortes ventos que ultrapassaram 100 km/h que atingiram parte da região do Vale do Paraíba na noite de ontem (18), elevaram o nível de criticidade nos atendimentos em comparação a um período normal de atuação. Equipes técnicas foram reforçadas e seguem dedicadas e mobilizadas para o atendimento das mais de 2 mil ocorrências registradas. Neste momento, 12 horas após os eventos, cerca de 80% de todos os clientes da área de concessão impactados estão com o fornecimento de energia normalizado.

 Técnicos da concessionária continuam trabalhando na reconstrução das quatro torres de subtransmissão que foram derrubadas pelos eventos climáticos e parte do fornecimento de energia das cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Potim e Roseira também já foram regularizados. 


Outras localidades impactadas 


A EDP reforça que as fortes chuvas com ventos também elevaram o nível de criticidade de operação do sistema elétrico em comparação a um dia normal em outras localidades do Vale do Paraíba. As cidades mais atingidas pelo temporal foram Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava. 

Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade. Distribuidora de energia aumentou em seis vezes o número de equipes para atendimento das ocorrências na região. Profissionais de outras localidades não afetadas estão somando esforços para normalizar a situação o quanto antes. 

Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. 

Parte dos trabalhos está sendo realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso. 


A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. E que no caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:

* Site: www.edp.com.br

* Aplicativo EDP Online

* WhatsApp (11) 93465-2888 

* Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

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