quinta-feira, 13 de março de 2025

JANEIRO DE 2025 EM PINDAMONHANGABA NA SEGURANÇA PÚBLICA



 

Ítalo do Couto Mantovani*

 

Em janeiro de 2025, Pindamonhangaba, enfrenta desafios e avanços significativos no campo da segurança pública. O mês de janeiro, que marcou o início de um novo ciclo, trouxe consigo tanto novas estratégias quanto a continuidade de iniciativas já em andamento, com o objetivo de garantir a proteção e a tranquilidade para todos. A análise da situação da segurança pública neste período permite refletir sobre os resultados obtidos e os caminhos que ainda precisam ser trilhados para enfrentar os desafios urbanos da cidade.

Na última semana, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou os dados criminais de todos os seus 645 municípios. Analisado apenas os indicadores criminais com maior impacto social e midiático, o Estado teve queda em 2 de 5 indicadores, na comparação com 2024. Vítimas de homicídios dolosos com uma queda de 3%, menos 7 vítimas em comparação janeiro de 2024 com janeiro 2025 e o outro indicador de queda foi o de roubos, com 10% de diminuição, isto é, 1.690 ocorrências a menos no mês. Por outro lado, os indicadores de furtos, estupro e latrocínio cresceram no território paulista. Enquanto o indicador de roubos diminuiu em média 54 ocorrências/dia, o indicador de furtos cresceu 49 ocorrências/dia a mais do que foi registrado em janeiro de 2024. Um crescimento de 1.159 casos, chegando ao patamar de 48 mil registros deste indicador em janeiro de 2025. Estupros cresceram 8% comparando janeiro de 2024 com janeiro de 2025 e latrocínio 5%.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) com seus 39 municípios teve queda em 4 dos 5 indicadores. Em vítimas de homicídios dolosos a Região teve uma queda 34%, é a menor taxa por 100 mil habitantes em 24 anos para a Região, contudo, a RMVPLN ainda continua apresentando a maior taxa de todo o estado (11,32), o estado tem uma taxa de 5,4 vítimas de homicídios dolosos por 100 mil habitantes e todo interior (excluindo capital e grande São Paulo) 6,8. O indicador de roubos merece destaque, queda de quase 30% em comparação janeiro de 2024 com janeiro de 2025, isto é, em média 4 ocorrências a menos registradas em toda região nos 31 do primeiro mês de 2025. Estupro foi o único indicador com crescimento, 3%.

Pindamonhangaba dos 5 indicadores analisados,  1 indicador apresenta crescimento, 2 expuseram queda e 2 mantiveram o mesmo resultado. Como o estado o indicador de furtos teve um crescimento de 8% em comparação janeiro de 2024 com janeiro de 2025. Roubos tiveram uma queda 16% e estupros registrou uma ocorrência a menos que o comparativo com 2024. Já os indicadores de Vítimas de homicídios dolosos e latrocínios, naturezas que estão sempre apontando nos grupos de whatsapp e páginas de facebook, com matérias sensacionalistas e com a mesma imagem dias e dias mantiveram o mesmo resultado, 3 vítimas em janeiro de 2024 e 3 em 2025 e nenhum latrocínio registrado nos meses comparados. Salienta-se que os indicadores de produtividade no município também tiveram um crescimento, veículos recuperados em mais de 200% e prisões efetuadas 270%.

Em conclusão, o mês de janeiro de 2025 apresenta um panorama misto para a segurança pública em Pindamonhangaba, com avanços notáveis em alguns indicadores e desafios persistentes em outros. Embora o aumento no número de furtos e a continuidade de alguns crimes como estupro demandem atenção, é positivo observar as quedas em roubos e a estabilidade nos homicídios dolosos e latrocínios, especialmente quando comparados com o aumento desses crimes em outras regiões do Estado. Além disso, os expressivos índices de recuperação de veículos e o aumento nas prisões indicam que as ações de policiamento e a atuação das forças de segurança têm gerado resultados positivos. Apesar de ainda haver desafios a superar, as iniciativas em andamento e as estratégias adotadas oferecem uma base sólida para um futuro mais seguro para a cidade, exigindo, no entanto, continuidade e adaptação constante às novas demandas.

 

* Diretor da Divisão de Estudos e Monitoramento da Coordenadoria da Atividade

Delegada – Secretaria de Governo Municipal da Cidade de São Paulo

Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional

Graduando e História pela USP

Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo

Contato: italocmantovani@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário