quinta-feira, 18 de junho de 2020

CONTEXTO | Além Da Notícia


                                                                                                          
 Por Sérgio Cursino

MINHA TRAGÉDIA PESSOAL | sobre a pandemia

Em pouco menos de um mês perdi três amigos preciosos, três parceiros fiéis, 3 raras referências de vida.

Me senti perdido, angustiado, abatido por um dor profunda.

É desafiador aceitar que a tristeza possa trazer resultados positivos – mas é como sempre penso, é minha esperança.

Sensações de pesar, perplexidade, medo, impotência:

 – ‘E se fosse comigo’?

_ 'Quanto tempo ainda tenho'?

--  'E se morro como meu pai, tão cedo'?

Todos nós cruzamos com uma tragédia na vida: a destruição de uma cidade, a morte de um filho, a mãe que se vai, uma acusação sem provas, uma doença devastadora que chega sem avisar.

Minha vida é um risco constante – e se me esqueço disso jamais estarei preparado para os desafios do destino.

Vivi situações limites, sobrevivi a grandes desastres, até fui confundido nacionalmente com uma vítima da tragédia em Brumadinho/MG.

Quando estou diante da inevitável dor que cruza meu caminho, sou obrigado a buscar sentido para o que está acontecendo: quem sou eu, o quanto sou medíocre, minhas canalhices diárias, por que brigo tanto por tanta besteira?

Quem sou eu, afinal?

Nesse momento um espaço é aberto em minha vida – e ele está ali, vazio, esperando ser preenchido com algo novo.

Na perda – por mais contraditório que pareça – estou ganhando uma fatia de liberdade.

Ao invés de preencher essa lacuna com ressentimento e amargura, existem outras maneiras de aproveitar e me reinventar: tudo é provisório.

Que eu seja capaz de me levantar de meus escombros emocionais e reconstruir a catedral que sempre sonhei dentro de mim – mas que jamais ousei criar.

Que minhas perdas, lágrimas e traumas me sirvam de lição: e que, a cada dia, eu consiga ser um pouco menos canalha.

Só um pouco menos canalha. Já está bom.

ESTE É O PODER DA PALAVRA!


Sérgio Cursino é radialista desde 1977,
começou na Difusora Pinda.
Consultor em Comunicação.
Jornalista e publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário