segunda-feira, 13 de maio de 2019

CONTEXTO | Além Da Notícia


 Por Sérgio Cursino

Um dos meus livros favoritos é ‘AUTO-EFICÁCIA’, de um dos maiores pensadores do nosso século em Psicologia, uma figura extraordinária, filho de uma ucraniana e um polonês – um dos psicólogos mais famosos e iluminados do mundo: Abert Bandura.

Bandura aprendeu desde pequeno a ter AUTO-RESPONSABILIDADE, ele buscou e encontrou AUTO-DIRECIONAMENTO, ele alcançou AUTO-EFICÁCIA e ele nos ensina isso tudo com extrema facilidade em seu conteúdo de altíssimo nível.

O mais interessante pra mim foi que ele identificou nos seus estudos e pesquisas uma diferença brutal entre as pessoas que conquistam seus objetivos e aquelas que fracassam.

Veja você que interessante: gente fracassada só reclama, gente fracassada arranja justificativa pra tudo, gente fracassada se compara aos outros, gente fracassada só critica tudo e todos – e assim não tem tempo para vencer.

Gente vitoriosa, pessoas muito seguras de suas capacidades encaram tarefas difíceis como desafios a serem vencidos – e não como ameaças a serem evitadas.

Gente emocionalmente competente não faz a crítica pela crítica – mas aponta soluções e alternativas.

Foi assim que revi conceitos em meu discurso, no conteúdo que desenvolvo, no que falo, naquilo que escrevo, no quanto posso ser assertivo e positivo.

Em outras palavras, se você realmente acreditar que pode fazer alguma coisa, você tem muito mais chance de vencer, de alcançar, de triunfar, de alcançar tudo que deseja e merece...

O segredo? AUTO-EFICÁCIA!

Sérgio Cursino tem 55 anos.
É radialista desde 1977, começou na Difusora Pinda.
Jornalista e publicitário.

2 comentários:

  1. Sérgio: Eu queria que alguém tomasse medida contra isso: no loteamento Santa Clara (ali perto da APAE) colocaram um segurança com ordem de abordar cidadãos e perguntar o que estão fazendo lá porque não pode entrar, esse segurança diz que segue instruções do Edson Derrico e do Cabo Bruno que são os chefes dele. Não entendi o que dá na cabeça desses dois de impedir pindenses de entrar no lugar sendo que é local público e está vendendo lote, será que a gente não está no nível que eles querem, o loteamento é muito chique, então estão escolhendo comprador pelo carro ou pela roupa ? Tem um monte de reclamação e ninguém faz nada, na Imobiliária Derrico falam que não tem nenhum segurança fazendo isso no loteamento. Aconteceu comigo, dois vizinhos fora outros amigos que contaram, como que a imobiliaria diz que isso não aconteceu ? Então estamos mentindo ? Reclamamos na prefeitura e nem teve resposta, o Edson Derrico parece que tem proteção. Na minha cidade estão me impedindo de entrar em lugar público, recorro a quem ?

    ResponderExcluir