quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Tremembé não retornará aulas em setembro

 

Prefeituras da Serra da Mantiqueira não irão retomar as aulas em setembro

Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Tremembé e Monteiro Lobato, cidades que integram o CISMA - Consorcio Intermunicipal Serra da Mantiqueira, irão permanecer sem aulas presenciais, em setembro.

A medida foi anunciada após reunião onde participaram os prefeitos das cidades e secretários de educação. Realizada em Campos do Jordão, na terça-feira (8), presencialmente participaram da reunião os prefeitos de Santo Antônio do Pinhal, Júnior, que é presidente do Consórcio, o Prefeito Fred Guidoni, de Campos do Jordão e o prefeito Marcelo Vaqueli de Tremembé. Virtualmente estavam os prefeitos de São Bento do Sapucaí, Ronaldo Venâncio e a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia.

Em votação unânime, os prefeitos decidiram que a medida vale para o ensino infantil, fundamental e médio da rede municipal e estadual. O ensino à distância e as atividades não presenciais, não terão alteração.

As escolas particulares que optarem pela realização das atividades de acolhimento e reforço escolar, deverão submeter os seus protocolos às Prefeituras e seguir os limites de ocupação e as demais determinações do governo do Estado.

O objetivo da decisão, de acordo com os prefeitos, é evitar novas ondas de contaminação pelo novo coronavírus, nas cidades da Serra da Mantiqueira. Além do risco de transmissão da doença nas escolas, crianças e adolescentes poderiam ser "vetores" do coronavírus, e contaminar os familiares.

A decisão foi baseada em indicadores como velocidade de contaminação. Ainda que os índices venham caindo, o quadro não está estabilizado, o que não permite, na avaliação dos prefeitos, a garantia de uma retomada segura das aulas presenciais. Em Campos do Jordão, a medida atinge a mais de 10 mil alunos.

Pesquisas

As Prefeituras estão fazendo pesquisas na comunidade escolar, ouvindo pais, professores e trabalhadores das escolas. Informalmente, cerca de 80% dos entrevistados se manifestaram contra o retorno das aulas presenciais.

Os prefeitos irão se reunir novamente no início do próximo mês, para nova avaliação.

Cada cidade publicará, nos próximos dias, Decretos específicos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário