quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atendimento de urgência odontológica avança na saúde pública em Pinda

Um avanço inédito na saúde pública implantado recentemente pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba foi a ampliação do serviço de atendimento de urgência odontológica.
Graças a uma parceria entre Prefeitura e Santa Casa de Misericórdia, o atendimento de retaguarda odontológica emergencial atende hoje com três dentistas que trabalham em revezamento, de segunda a sexta-feira das 18h às 22h (regime de plantão a distância) e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h, em regime de corpo presente.
“Pindamonhangaba, mais uma vez, dá um grande exemplo de investir bem os recursos da área da saúde, pois o projeto traz um grande avanço na saúde bucal de toda região, uma vez que poucas cidades contam com serviço nestes moldes”, afirmou o dentista Júlio César Norberto.
O atendimento teve início em meados de março e vem beneficiando grande parte da população. Aos finais de semana e feriados estão sendo atendidos, em média, entre 30 a 40 pacientes por mês.
“Anteriormente, a população contava com esse serviço até às 17h de sexta-feira e caso tivesse alguma urgência no final de semana ou feriado, seria atendido somente na segunda-feira. Frisamos que não é atendimento básico de consulta, e sim urgência e emergência”, explicou a secretária de Saúde, Valéria Santos.
Dentre todos os procedimentos realizados, destaca-se o curativo como o procedimento mais realizado, entretanto, o paciente ainda conta com serviços de abertura de canal com finalidade de eliminar a dor, drenagem de abscessos, extrações emergenciais, extrações a retalho, consulta e prescrição de medicações, estabilização de hemorragias, curetagem, entre outras situações de urgência.
O atendimento odontológico durante o dia no PS está suspenso durante este período da pandemia COVID-19, porém os consultórios odontológicos dos postos nos bairros seguem atendendo todas as urgências dos pacientes de suas áreas de abrangência, sendo que em algumas regiões os atendimentos estão concentrados em unidades estratégicas.
“É importante procurarem o serviço apenas nos casos de urgência mesmo, ou seja, dor forte. O tratamento e acompanhamento do paciente deve ser feito pelo dentista da rede municipal presente nos postos dos bairros”, afirmou a diretora de Assistência Farmacêutica e Saúde Bucal, Lídia Giroldo dos Santos.
“O atendimento é realizado por profissional odontológico especializado. Antigamente, o paciente dirigia-se ao PS e tomava apenas um analgésico. Hoje ele tem total suporte para na hora de uma emergência receber um atendimento digno”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
Aprovação - Moradores de diversos bairros da cidade estão elogiando o atendimento odontológico. O morador do Crispim, Jovino, utilizou os serviços e aprovou o atendimento que recebeu destacando a agilidade numa hora de dor. Outro paciente, Mauro, destacou o ótimo atendimento e a excelente postura do profissional que lhe atendeu.
Reforma do CEO - Ainda no atendimento odontológico, a Prefeitura está realizando a reforma e melhor adequação para atender a população no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro do Crispim.

10 comentários:

  1. Coitados dos dentistas!! Contato direto com o paciente!!!

    ResponderExcluir
  2. De que maneira se dá esse atendimento a distância? é via Whatsap? Tem algum número para contato disponível?

    ResponderExcluir
  3. Discordo dessa matéria ao dizer odontologia inédita em Pinda.Nós dentistas concursados da prefeitura de Pindamonhangaba estamos desde o início da pandemia atendendo as urgências e emergências em nossos postos de atendimento...mesmo com todas as dificuldades que uma situação de pandemia apresenta.Meu reconhecimento e agradecimento a todos os dentistas e auxiliares da prefeitura de Pinda,Que diariamente atendem os pacientes e ficam de cara com o vírus,aí a minha indignação a essa matéria,A qual apenas reconhece o trabalho de uma odontologia terceirizada que acabou de chegar em Pinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta" Odontologia Inédita ", está longe do funcionalismo público. Este sim... está encarando , sem o reconhecimento , a pandemia de frente, com todos os riscos inerentes à profissão.Nao abandonando seus pacientes , atendendo diariamente as urgências e emergências do município.

      Excluir
  4. Realmente trabalho em posto e acompanho o trabalho diário da odontologia...nossos dentistas concursados são merecedores de nosso reconhecimento...pois estao diariamente em atendimento às urgências e emergências da população.

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor Magui...os dentistas de Pinda concursados estao ha anos atendendo nossa população e agora vc vem falar de odontologia inédita de profissionais que acabaram de chegar?Desrespeito....

    ResponderExcluir
  6. Ressalto a importância dos dentistas das Unidades de saúde que há muito tempo exercem com excelência seu trabalho.Seria interessante se fizessem uma matéria ressaltando a importância desses dentistas dos postos que há anos atendem nossa população,mesmo com tantas dificuldades

    ResponderExcluir
  7. Esse atendimento de urgência e emergência já tem no postinho. Os dentistas dos postos também merecem homenagem.

    ResponderExcluir
  8. Isso tudo é pura política...pq contrataram uma terceirizada....ao inves de contratar os dentistas concursados pra esses plantões....isso pq são esses dentistas que trabalham há anos na prefeitura que fazem a odontologia do SUS em Pinda....decepção prefeito....

    ResponderExcluir