quarta-feira, 2 de abril de 2025

Quatro escolas de Pindamonhangaba se inscrevem para implementação de modelo de escolas cívico-militar

 



 

No segundo semestre de 2025, o Governo do Estado de São Paulo planeja implementar o modelo de escolas cívico-militares em diversas instituições de ensino. Na região do Vale do Paraíba e Bragantina, 24 escolas estaduais manifestaram interesse em aderir ao programa, incluindo quatro unidades em Pindamonhangaba.

As escolas de Pindamonhangaba que se candidataram são: Escola Prof. José Pinto; Marcondes Pestana; Escola Prof. Rubens Zamith; Escola Prof.ª Antônia Carlota Gomes e Escola Prof.ª Isis Castro de Mello César.

Além de Pindamonhangaba, outras cidades da região também apresentaram escolas interessadas no modelo cívico-militar: Bragança Paulista; Caçapava; Ilhabela; Atibaia; Bom Jesus dos Perdões; Caraguatatuba; Cruzeiro; Piquete; Piracaia; São José dos Campos; São Sebastião e Taubaté.

As escolas interessadas têm até o dia 31 de julho para organizar reuniões com pais ou responsáveis pelos alunos, visando discutir a proposta de implementação do modelo cívico-militar. As opiniões deverão ser registradas até o dia 15 de agosto. A consulta pública envolve a participação de pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes a partir de 16 anos, familiares, professores e profissionais da rede de ensino.

O objetivo do governo estadual é que até o final de agosto haja a definição das 45 escolas que passarão a atuar no modelo cívico-militar a partir de 2025. O investimento previsto para a contratação de monitores é de R$ 7,2 milhões.

As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Secretaria da Educação. A pasta também será responsável pelo processo de seleção dos monitores, que deve ocorrer a partir da segunda semana de abril até o final de maio. Em junho, os profissionais selecionados, bem como diretores e vice-diretores, passarão por treinamento e ambientação, com o objetivo de garantir a adaptação ao novo modelo educacional.

O processo de implantação das escolas cívico-militares é parte do plano do Governo de São Paulo para ampliar o debate sobre o modelo, envolvendo diretamente a comunidade escolar e garantindo que todas as opiniões sejam ouvidas antes de uma decisão final.

 

 

Um comentário:

  1. ESCOLA CÍVICO MILITAR, SÓ SERVE PRA ENSINAR O FILHO DO POBRE A ...
    - "OBEDECER ORDENS.
    /
    ENQUANTO AS VERDADEIRAS ESCOLAS MILITARES E COLÉGIOS MILITARES, ENSINAM OS FILHOS DE MILITARES RICOS A ...
    - "DAR ORDENS".

    ResponderExcluir