sexta-feira, 7 de julho de 2023

Formando Futuros Cidadãos Conscientes: Observatório Social de Pinda capacita 220 Observadores Sociais Mirins


O Observatório Social do Brasil - Pindamonhangaba formou mais quatro novas turmas de observadores mirins, dentro do inspirador Programa Observador Social Mirim. Foi uma jornada emocionante para cerca de 220 alunos, que receberam com orgulho seus merecidos diplomas.

 

O Observador Social Mirim é um programa cativante, que apoia e enriquece o currículo escolar, fornecendo conhecimentos essenciais sobre educação fiscal e cidadania. Ele é aplicado em escolas municipais e tem como alvo alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, abrindo seus olhos para um mundo de aprendizado significativo.

 

Os encontros foram realizados com entusiasmo, de abril a junho, transmitindo às crianças o verdadeiro valor da cidadania. Por meio de temas envolventes, como "O que é e o que faz o Observatório Social" e "Entendendo como funciona o Brasil: organização, poderes, direitos e deveres do cidadão", as crianças embarcaram em uma jornada lúdica de descobertas. O programa também abordou questões importantes, como civismo e cidadania, educação fiscal (compreendendo o orçamento público, a importância da nota fiscal, os perigos dos produtos piratas e a relevância social dos tributos), a importância do voto consciente, corrupção e ações individuais corretas. Tudo isso foi transmitido de forma envolvente e interativa, por meio de uma maravilhosa cartilha educativa e atividades lúdicas.

 

Quando se trata de educar as futuras gerações sobre o funcionamento da democracia e a importância da participação cívica, é fundamental proporcionar experiências concretas e significativas. E por acreditar nesse fundamento, que o Observatório Social do Brasil  Pindamonhangaba realizou dentro do projeto, uma visita à Câmara de Vereadores para que as crianças conhecessem de perto o poder legislativo e testemunhassem o trabalho que ele exerce na sociedade.

 

A aplicação do programa foi conduzida por educadores fiscais do Observatório Social, apoiados por voluntários engajados. "Os alunos ficaram encantados com os encontros e temos recebido um retorno extremamente positivo. Eles se envolvem profundamente nas atividades. Fico imensamente grata em saber que estamos conseguindo ensinar, de forma lúdica e cheia de brincadeiras, temas de extrema importância para nossa sociedade", compartilhou emocionada uma das educadoras responsáveis pela aplicação do programa, Fedra Santos Pimenta.

 

"Saber que essas crianças estão se transformando em multiplicadores de boas ações e que estão adquirindo conhecimentos e valores de cidadania enche nosso coração de alegria. Isso nos motiva, no Observatório Social do Brasil - Pindamonhangaba, a nos dedicarmos ainda mais a cada dia, buscando ampliar o projeto e cumprir nossa parte como cidadãos exemplares", expressou Maria Helena Simões de Carvalho, voluntária e apoiadora entusiasmada do Programa Observador Social Mirim.

 

O Programa Observador Social Mirim teve início em Pindamonhangaba em 2021 e, desde então, já transformou a vida de mais de 700 crianças, espalhando luz e conhecimento por onde passa.

 

As escolas atendidas no primeiro semestre de 2023 foram: Profª Maria Zara Miné; Dr. André Franco Montoro; Dulce Pedrosa Romeiro e Arthur de Andrade. No segundo semestre mais 6 escolas receberão o Programa Observador Social Mirim.

 

Vale ressaltar que a realização desse programa na cidade só se tornou realidade graças ao apoio e patrocínio de empresas comprometidas com a causa. O Observatório tem como objetivo levar esse programa a mais escolas, mas para isso, conta com o apoio de outras empresas.

 

Sobre o Observatório Social

 

O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.

Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais – OSBs estão presentes em mais de 150 cidades de 17 estados brasileiros. O Observatório Social atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário