quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Àgua é vida, saneamento é saúde

 

Um setor que tem total interface com a saúde deve ser gerido pelo poder público pelo seu viés social, tem a responsabilidade de fornecer água e tratar o esgoto, tem políticas importantíssimas, como o subsídio cruzado, ferramenta da qual os municípios mais rentáveis transferem recursos para os municípios mais vulneráveis na arrecadação das tarifas. Isto é política pública!

 

Vale lembrar que frente à ameaça da privatização do saneamento, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) protocolou uma PEC para inscrever o direito à água no Art. 6° da Constituição para garantir a todos o acesso a esse bem fundamental, Água é vida!

 

 

Deixar o setor de saneamento ir para a iniciativa privada é um modelo que não deu certo em várias cidades do mundo, a maioria voltou atrás e reestatizou as empresas de saneamento devido a aumento de tarifas e serviços mal prestados, portanto deveria servir de exemplo do que não se deve fazer. O que de fato funciona é uma política eficiente de investimentos públicos no saneamento.

              A iniciativa privada, por sua natureza, visa o lucro!

                     
                 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário