quarta-feira, 1 de abril de 2020

A SEGURANÇA PÚBLICA NÃO PARA



                Ítalo Mantovani*


                No dia 17 de março de 2020 o então governador do estado de São Paulo, João Doria, publicou o decerto número 64.846, em que dispõe medidas de caráter temporário e emergencial, de prevenção de contagio pelo COVID-19 (Coronavírus). Um regime de trabalho com duração de 30 dias, que poderá ser prorrogado mediante ato governamental. Contudo, órgãos importantes do governo, como a Secretaria da Segurança Pública não entram nesse regime. De acordo com o próprio governador a Segurança Pública não irá parar.
            O Coronavírus (Covid-19) é uma doença causada por um vírus motivando infecções respiratórias. De acordo com estudos, ele foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. A incubação do vírus vai de 2 a 14 dias (primeiros sintomas aparecem nesse prazo), sintomas que vão de febre, tosse e até dificuldade de respirar. E sua transmissão vem por meios como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal (como aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas (sendo levadas a boca, olhos e nariz). Em 24 de fevereiro, havia no mundo (excluindo a China) 1.480 casos de Covid-19, um mês depois (24 de março) já eram registrados 284 mil casos no mundo (excluindo a China).  O vírus já foi detectado em 189 países (pela Organização das Nações Unidas -ONU- há 194 países), com 397 mil casos registrados e 17.241 mortes até o dia 24 de março.
            O Brasil tem confirmado 2.201 casos e 46 mortes até o último dia 24 de março. Casos nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Na Região Norte o estado do Amazonas tem 47 casos confirmados e um óbito; Na Região Nordeste o Ceará com 182 casos, mas nenhuma morte na Região; a Região Centro-Oeste com grande número de casos no Distrito Federal, 160, mas nenhum óbito; a Região Sul com 270 casos, sendo que em Santa Catarina há 107 casos confirmados, mas nenhuma morte; por fim, a Região Sudeste, com 1.278 casos e 46 mortes.
            O estado de São Paulo confirmou, até dia 24 de março, 810 casos e 40 mortes, das quais 36 foram na Capital e 4 na Região Metropolitana da de São Paulo. O primeiro caso registrado foi em 29 de fevereiro de 2020. Acompanhando a evolução de novos casos, dia a dia, no estado pode-se perceber que em 22 de março o estado chegou ao ápice de casos registrados, com 172 novos casos em apenas um dia, já no dia 24 foram registrados apenas 65 casos no estado.
            A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com 39 municípios, apresentam 10 casos, dos quais 7 estão em São José dos Campos, 2 em São Sebastião e 1 caso em Taubaté. Os números são das secretarias municipais de saúde. Apesar disso, apenas dois casos da região constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que tem balanços diferentes. Pindamonhangaba não tem nenhum caso confirmado do Covid-19 até então.
            A Principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas. Mais que tudo, agora precisamos de cooperação e entendimento, as pessoas que puderem ficar em casa fiquem. A Polícia Militar do Estado de São Paulo emite, deste segunda-feira (23), mensagens sonoras por meio das viaturas de patrulhamento para alertar a população sobre a importância do isolamento social e outras medidas para prevenção e para impedir a disseminação do novo coronavírus. Os avisos produzidos pelo Governo de SP serão propagados pelas viaturas onde ainda houver movimentação pelas ruas, para conscientizar os cidadãos de todo o território paulista. As mensagens são reproduzidas todas as vezes que se faz necessário, resguardando o sossego noturno.
            Uma das orientações é que as pessoas fiquem em casa, já que a quarentena determinada pelo Governo entrou em vigor nesta terça-feira (24) em todos os 645 municípios do Estado, impondo o fechamento do comércio, exceto os serviços essenciais de alimentação, abastecimento de combustível, saúde, bancos, limpeza e segurança, durante 15 dias.
            Os novos alertas divulgados pelos veículos trazem informações sobre transmissão do novo vírus e as medidas de prevenção, como a importância do isolamento social. No portal do Governo de São Paulo há um Guia de Prevenção Sobre o Coronavírus: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.
            A medida faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado de São Paulo, que vem atuando diariamente para o combate ao novo coronavírus e controle da COVID-19. Nossos policiais estão trabalhando diariamente, para levar segurança e conforto a todos nós, o que eles pedem é que apenas fiquemos em casa e respeitemos a quarentena.

           
           
v  Assessor de Gabinete na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo
Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP
Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional
Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo
Contato: italocmantovani@gmail.com

           




Nenhum comentário:

Postar um comentário