quinta-feira, 16 de abril de 2020

Projeto de vereador vira lei e Pinda terá Semana da Virada Cultural


Em 2017 o vereador Renato Cebola apresentou um Projeto de Lei que criava a Semana da Virada Cultural em Pindamonhangaba, a qual foi aprovada e sancionada a Lei Municipal nº 6037 em 21 de junho de 2017.
“Após algumas cobranças para a execução desta Lei, percebemos que a melhor maneira seriamos destinar uma verba exclusiva para a concretização da proposta de ampliação de cultura em nosso município”, explicou Cebola.
No final de 2019, o vereador Renato Cebola junto com os vereadores Rafael Goffi e Roderley Miotto conseguiram disponibilizar parte de suas emendas para a efetivação da Virada Cultural e parte para o Fundo Municipal de Apoio as Políticas Culturais. Em constante diálogo com o Departamento de Cultura, Cebola conseguiu objetivar que este ano aconteça a 1° Virada Cultural em Pinda.
“A atual situação que estamos passando em decorrência do COVID-19 e o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde de uma pandemia mundial, fez com que todos nós tivéssemos que nos reinventar, por isso, após conversas com o Departamento de Cultura e a Secretaria de Cultura e Turismo, foi aprovada a proposta de uma Virada Cultural Virtual em parceria com o Conselho de Municipal de Cultura”, disse Cebola.
A Virada será uma ferramenta estratégica para fomentar a economia artística, criativa e cultural no estado. O processo de criação artística é algo perene que requer canais permanentes para a difusão.  Com esse edital, fomentamos a inventividade dos próprios artistas, agora, em suas redes sociais.
O Edital é uma ação que visa amenizar o impacto social e econômico do novo coronavírus nas vidas e na programação de grupos e artistas. Representa um o incremento da economia da cultura, e irá gerar visibilidade para a produção artística, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições, que, dentre suas medidas, estabelecem o fechamento de equipamentos culturais públicos e privados, interferindo diretamente na vida e no calendário artístico dos trabalhadores da cultura.
Serão selecionadas até 20 propostas de apresentações nas variadas áreas artístico-culturais com cachê no valor de R$700,00 por apresentação, para veiculação em plataformas virtuais no Evento “VIRADA CULTURAL VIRTUAL”.
O edital pode ser conferido no link: http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/site/virada-cultural-virtual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário