segunda-feira, 22 de julho de 2019

Pinda tem oposição?


Até que se prove ao contrário, e não se mude a regra do jogo eleitoral, ocorrerá no ano que vem às eleições municipais. Falando especificamente de Pindamonhangaba, fica o questionamento se atual administração tem ou não oposição. Nenhuma ação, seja conjunta ou individual está ocorrendo concreta na cidade seja por parte dos vereadores, partidos e, até mesmo de pessoas que queiram ingressar no mundo político. Começando pela Câmara de Vereadores, a atual administração têm três vereadores, onde um está postulando ser candidato a vice na chapa de reeleição do atual prefeito. Dois irão disputar a reeleição. No PSDB, hoje com quatro vereadores, dois certamente não permanecerão na legenda, Toninho da Farmácia e Jânio Ardito. Roderley Miotto bate firme que não será candidato a reeleição de vereador e tenta viabilizar a sua candidatura a prefeito, fato que para isso acontecer terá que deixar o ninho tucano. Rafael Goffi afirma que será candidato a prefeito e composição somente para vice, o que demonstra que quer ser o dono da terceira via de opção para os eleitores. O vereador Felipe César, hoje no PV vem afirmando que não será candidato e sim provavelmente seu filho Chicão. 
Ainda falando em PV Renato Cebola dificilmente permanecerá no partido. Gislene Cardoso, única representante do DEM, só tem dois caminhos, viabilizar sua candidatura a prefeita ou ir para um partido que a sua chapa tenha condições de atingir o coeficiente eleitoral. 
Ronaldo Pipas, esse sim não disputará a reeleição pelo PL ainda não sabe o seu destino e avaliando a postura de todos eles até o presente momento existe muito falatório, discurso inflamado em plenário, vídeo na rede social, mas nenhuma ação concreta como CEI concluída e com punição, denúncias fundamentadas ao Ministério Público, Tribunal de Contas e na Polícia Federal e quase não existe neste legislativo. 
Aí pergunto: Temos oposição no legislativo? Outros nomes tentam viabilizar suas candidaturas a prefeito, alguns ainda só no balão de ensaio como o PSL, PSC e PROS. Outros, como Vito Ardito e Paulo Torino a população aguarda um posicionamento oficial. Nomes novos como professor Everton Chinaqui e Herivelto Vela ainda ocorre apenas cogitações, os prováveis candidatos a vereadores. Diante deste raio-X, novamente volto a perguntar: Pinda tem oposição? Infelizmente é triste, mas tem muitos ensaiando, mas na realidade ninguém agindo e neste cenário o atual prefeito começa a dar sinal que a reeleição que para muitos era impossível, hoje sem a definição e ação da oposição que ainda não começou e nem acordou começo acreditar que o atual prefeito tem toda chance de ser reeleito e com a máquina na mão poderá daqui pra frente virar o jogo e ficar a frente da administração pública de Pindamonhangaba por mais quatro anos. Este exemplo ocorreu na vizinha cidade de Roseira, em 2012, esquecido politicamente, o atual prefeito Jonas Polydoro lançou sua candidatura, o prefeito na época Marcão ao invés de viabilizar uma composição de Fernando e Chesquinho e ir para o mano a mano com Jonas, preferiu virar as costas para o PSDB e apoiar Fernando do PV. Chesquinho saiu sem nenhum apoio tucano e o que resultou no final da eleição foi a vitória de Jonas Polydoro com pouco mais de 2100 votos, ficando Fernando do PV com 2060 e Chesquinho com a terceira colocação com 2040 votos. Fato que a oposição teve mais de 4000 votos e quem ficou com a vitória foi o atual prefeito. Já em 2016, o que era para ter sido feito em 2012, finalmente aconteceu, a união entre Fernando e Chesquinho e novamente, Jonas Polydoro mostrou sua habilidade e venceu esta dobrada com apenas 9 votos de vantagem. Já para 2020, dificilmente o candidato apoiado por Polydoro, hoje disputando esta condição estão seus assessores Professor Edson, Luciana e seu vice Mineirinho dificilmente perderá a eleição em Roseira. Aí volto a perguntar: Pindamonhangaba tem oposição?


2 comentários:

  1. Luiz Rosa é um grande nome para assumir o executivo municipal.

    ResponderExcluir
  2. Um dos poucos nomes que levantam a bandeira e veste a camisa da cidade é LUIZ ROSA ele tem buscado informar e contestar tantos erros que acontece. Faço vampabha sem cobrar nada se ele se candidatar.

    ResponderExcluir