sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Gilson Nagrin vê trânsito de Pinda com preocupação



O vereador pautou duas indicações de projeto de lei visando a uma importante melhoria no escoamento de veículos.

O trânsito de Pindamonhangaba vem registrando um grande aumento no número de veículos nos últimos anos, o que tem levado o departamento de trânsito do município a realizar uma série de alterações nas vias da cidade a fim de melhorar o fluxo de automóveis.

Apesar de todo o esforço e de medidas bem sucedidas, embora outras nem tanto, Pinda, principalmente o centro e as principais vias de acesso, têm amargado longos congestionamentos, um sintoma preocupante na medida em que projetaria um possível colapso no trânsito da cidade decorrente de uma nova curva de crescimento no número de automóveis. Claramente, a mobilidade urbana de Pindamonhangaba está no limite do suportável. Pelo menos no que diz respeito ao trânsito de veículos.

No último trimestre de 2022, o vereador Gilson Nagrin pautou em plenário duas indicações de projeto de lei que se forem acatadas pelo executivo produzirão um grande avanço na direção de se começar a resolver o problema.

Um dos projetos pede a sincronização dos semáforos, principalmente na região central da cidade, permitindo que se abram longos corredores livres, o que aumentaria sobremaneira o escoamento de veículos e garantiria um desafogamento mais rápido do trânsito.

Outro projeto, este mais ousado, pede a abertura de alças de acesso livre em cruzamentos e rotatórias para conversão livre de veículos a vias paralelas ou perpendiculares às quais trafegam. Esse recurso, muito comum em cidades médias e grandes, atua como um dispositivo de vazão para os veículos que podem fazer os acessos escapando de cruzamentos e, em alguns casos, até de semáforos.

“O primeiro passo foi dado: pautamos os projetos de lei e também fizemos outro importante requerimento para a rotatória Mazzaropi. Agora vou me reunir com o executivo e trabalhar para a efetivação dessas importantes melhorias”, comentou Gilson Nagrin.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário