quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O que é ética? Por Renato Matsuoka


Uma pergunta complexa. Vamos falar sobre ética. É do grego ETHOS (costume, hábito e uso). Quais qualidades mais valorizadas nos dias de hoje? Ética. Por que, muitos falam sobre ética, mas nem sabe direto o que é, não tem noção e não praticam o que fala. Falar da boca para fora, não muda nada. Serve apenas para enganar. Não existe meia verdade, ou você fala a verdade ou mente. Cada um discute ética, sob seu ponto de vista.
Há séculos debatida por filósofos de todo mundo. Aristóteles foi o primeiro filósofo a falar em ética.
É possível diferenciar moral e ética? Não. Todos os atos, atitudes e comportamentos, têm conotação ética e moral. Algo que sempre conversamos em casa (exemplos dos pais, conceitos de cidadania, valem como ética, é importante, possa ser passada a seus filhos), entre amigos e na sociedade. Ética e moral correta, começam em casa e vai para rua com respeito. As pessoas vão atuar de maneira correta, manter conduta ética, no seu cotidiano, na sua casa.
Ética só existe no convívio social. Se pessoas não conseguem viver em sociedade, não existe ética. Ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém é 100% bom, nem 100% mau. Ninguém é superior, nem inferior, nem mais nem menos. Todos são iguais perante o Criador. Pequenas coisas? Não.
Ética não tem dimensão. Tem-se ou não. Preciso externar minha indignação com evidente inversão de valores que assistimos todo momento, falta de ética neste país. Se não houver sintonia, ética pode ser relegada segundo plano. Hoje, infelizmente, valores éticos e morais, estão distorcidos, parece não ser mais necessário, estão em desuso. Ninguém conhece essas palavras, estão usadas e mal usadas, por todos no mundo inteiro. Tem pouco valor, vai perdendo seu significado. As coisas e ideias, estão fora de lugar. O mundo está de cabeça para baixo, ninguém entende, mais nada, vale tudo, com competições agressivas e sem ética. Nossos valores éticos estão sendo destruídos, pelos maus exemplos e sacanagem.
Nos dias atuais, embalagem vale mais do que conteúdo. Branco é mais importante do que negro? Masculino, mais do que feminino? No Brasil, sol nasce para todos. Temos Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, Pelé. Adultos e crianças, brancos e negros, católicos e protestantes, judes e gentios, ricos e pobres, reis e súbitos, índios e ciganos, todos são iguais perante o Criador.
Não entendi, por que, brancos são diferentes de negros, são mais importantes? Brancos e Negros, têm a mesma capacidade de amar, pensar, sentimentos, de ter amigos, como todos os seres humanos. Não se mede pela cor da pele, pelo sexo, por sua origem, mas por sua conduta, entre homens e mulheres (ambos são diferentes), mas os fazem iguais, com qualidade inerente a cada um, possui atribuição dentro do mundo que vive, como criaturas de Deus, detentores dos mesmos direitos. Desse modo, fica fácil concluir. Fazendo bem aos outros, sem esperar nada em troca. Cada um recebe o que merece, nem centavos a mais. Não existe uma pessoa mais importante do que outra.
Hoje em dia, é muito raro, ouvir alguém dizer “por favor”, “com licença”, “muito obrigado”. Ter maturidade para falar, “eu errei”, e ter ousadia para dizer “me perdoe”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário