segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Giro da Política



 

- Última sessão

 

Acontece logo mais às 9 horas, a última sessão ordinária da Câmara de Pindamonhangaba. E o retorno provavelmente acontecerá no dia 30 de janeiro de 2024. O presidente Norbertinho encerra seu primeiro ano de presidente satisfeito com o seu desempenho como vereador e, também, com o grande avanço administrativo que ocorreu na Câmara.

 

- Pio secretário

Para refrescar a cabeça e se preparar psicologicamente para eleição de 2024, o vice-prefeito e secretário de Governo Ricardo Piorino tirou 30 dias de férias e para seu lugar finalmente ficou o competente Alexandre Pío. Esperamos que a partir de abril também continue assim.

 

-  Base de Ricardo Piorino

Para a disputa das eleições de 6 de outubro, o vice-prefeito Ricardo Piorino tem garantido em sua base PL; MDB; Podemos. A União Brasil publicou a nova direção tendo Marcela Franco como presidenta com a vigência até 25 de maio de 2024, o que deixa pulgas atrás da orelha, pois pode supostamente acontecer tapetão e levar o partido com os candidatos a vereadores. Já o Republicano até o momento ainda não foi publicado a nova direção que venceu em novembro.

 

- Na caça

Tentando viabilizar a sua candidatura a prefeito Rafael Goffi está na caça de partidos, embora fala que não vai ficar no PSDB/Cidadania, ele deverá segurar a legenda. A sua investida no PSD e União Brasil naufragou e vamos ver agora qual é o partido que ele vai tentar viabilizar para seu projeto. O tempo está passando.

 

-É fato

No último vídeo que rodou com diversas denúncias de supostas irregularidades que vem sendo cometida pelo vice-prefeito Ricardo Piorino, entre elas estava supostamente a compra de uma casa no residencial Real Ville para o seu filho. É fato, o filho do vice-prefeito está mesmo morando neste loteamento, mas se a casa foi comprada ou alugada cabe às autoridades apurar junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

 

- Recuo

No desfile da centenária Banda Euterpe, em busca de recursos para a troca do telhado da sede na Rua dos Bentos, problema que veio desde que o jornal oficial do município estava ali, o presidente e maestro Marquinhos pediu para que o vereador Vela retirasse a emenda de R$ 150 mil, retirada do orçamento do jornal oficial para atender a Banda Euterpe.

Com isso, a banda ficará nas mãos da administração se vai utilizar recurso da Secretaria de Obras ou do duodécimo da Câmara. 

 

- Novas secretarias

Na penúltima sessão do ano, a Câmara aprovou o projeto de lei que cria mais duas secretarias:  Secretaria de Agricultura e Secretaria de Assuntos Institucionais.

A estrutura das duas secretarias dará aproximadamente um impacto de 40 milhões na folha de pagamento e vamos ver no ano que vem qual é o índice do reajuste do servidor público que a prefeitura vai querer dar.

 

- Quem assumirá as pastas

A Secretaria de Agricultura ficou na negociação do presidente Norbertinho que provavelmente terá como secretário, o competente Paulinho, que hoje é secretário adjunto de meio ambiente. Já o secretário adjunto e assessores, provavelmente também será indicação do presidente da Câmara.

Já a Secretaria de Assuntos Institucionais ainda não definiu o nome e segundo rumores políticos deverá ir para o PSB, que tem como presidente o marido da sobrinha do vice-presidente Geraldo Alckmin. Já por duas semanas o mesmo foi visto desfilando pelos corredores do palácio de vidro. Será que querem aproximar a administração do PL de Bolsonaro de Pindamonhangaba ao governo federal para tentar ofuscar a pré-candidatura a prefeito do vereador Herivelto Vela?

 

- Meio Ambiente

Com a vaga que será deixada pelo Paulinho da Agricultura quem será que a administração irá convidar para integrar ao cabidão de emprego e cabo eleitoral para tentar eleger o candidato da atual administração?  

 

- Medo

Nas últimas semanas parece que o medo de enfrentar o vereador Herivelto Vela nas urnas vem tomando conta do cabidão de emprego da atual administração. Ataques a rede social do vereador; plantação de boatos de que Vela desistiu da candidatura e uma forte marcação dos vereadores em cima de Vela são algumas das estratégias que estão utilizando para tentar travar a pré-candidatura do vereador, representante do governo federal em Pinda.  

O que vai ser difícil eles enfrentarem é na rua, pois a credibilidade, carisma e apoio popular é o que não falta para Vela, que ao longo destes 3 anos de mandato nunca ficou fora das ruas, movimento religiosos e social, defesa do servidor público, lutas sindicais nas portas das fábricas ao lado de Andrezão e toda diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, lutas sindicais junto ao Sindicato dos Químicos, apoio às comunidades carentes e, também a área esportiva que sempre fez parte do dia a dia de Vela. O anúncio oficial do lançamento da sua pré-candidatura a prefeito já está sendo montada e a qualquer instante poderá ser anunciado a data, local e horário que vai acontecer por Vela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário