segunda-feira, 19 de abril de 2021

CONTEXTO – Além Da Notícia


Por: Sérgio Cursino

 

INTELIGÊNCIA | sobre respeito e adequação

 

Simplesmente deixo que as pessoas tenham suas próprias opiniões – elas têm esse direito. Não consigo entender a razão de tanta discórdia, tanta ira, tanto ódio pelo fato de pensarmos diferente.

 É quando eu quero mudar a opinião alheia que os problemas aparecem.  Opinião do outro é para ser respeitada, validada e, se necessário for, eu a descarto educadamente - se assim eu considerar saudável.

 Alterar pensamentos não só é algo impossível, imbecil e fútil - é também completamente desnecessário. Não desperdiço minha energia tão preciosa quanto rara em convencer ninguém de absolutamente nada, em nível algum.

 Religião, política, futebol: acreditamos naquilo que queremos acreditar, torcemos para o time que admiramos, temos uma ideologia que faz parte de nossa história. E pronto. Sem stress. Sem briga. Sem discórdia.

 Jamais tive mito ou ladrão de estimação. Idolatria cega a visão, embaralha ideias, nos torna extremamente desagradáveis.

 Em minha vida pública e privada não admito cobranças. Excluo gente chata, grosseira, previsível, pegajosa, insensata, radical, fanática.

 Quando por uma razão ou outra pedem meu ‘posicionamento político’, educadamente sugiro que me ignorem: sou jornalista de generalidades, não sou observador político, não sou analista comportamental.

 Sempre imagino como o mundo seria chato se todos pensassem da mesma forma.

 Que sejamos livres, exatamente como queremos ser.

 Quando dou liberdade às pessoas, eu encontro minha própria liberdade.

 É inteligente ser livre.

 Sérgio Cursino é jornalista, radialista e publicitário.

Começou na Rádio Difusora Pindamonhangaba AM em 1977.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário