terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Projeto ‘Mostra o Teatro para sua Criança’ leva arte e reflexão para escolas e espaços culturais de Pindamonhangaba




Desde 2015, o projeto "Mostra o Teatro para sua Criança" tem transformado a maneira como o teatro infantil é vivenciado, promovendo apresentações cativantes e reflexivas para crianças. Iniciado em Campinas pela atriz e pedagoga, Dra. Herica Veryano, com apoio do CIS Guanabara da Unicamp, o projeto agora acontece em Pindamonhangaba-SP em um formato diferenciado, por meio de uma parceria entre Herica Veryano Produções, Instituto Atuarte, Coletivo Joaquina, Instituto Flor de Vento, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Pindamonhangaba. O projeto foi aprovado no Edital de Linguagens 2023 - FMAPC.

Espetáculos que encantam e ensinam

O projeto oferece uma programação rica e diversificada, com apresentações contínuas em escolas municipais e outros espaços culturais da cidade. Dois espetáculos principais integram a iniciativa:

     "História por baixo dos panos" – Recomendado especialmente para crianças de 0 a 5 anos, este espetáculo narra a aventura de Yayá, uma menina cheia de energia e coragem que adora brincar, dançar e sentir o vento. Certo dia, Yayá vai para longe, dorme ao relento e vive uma aventura emocionante. Mas a saudade bate à porta... Será que ela conseguirá encontrar o caminho de volta? Com poesia, delicadeza e muita ludicidade, o espetáculo explora o universo simbólico da infância e a importância das emoções.

     "O Caminho para Amorja" – Voltado especialmente para crianças a partir de 6 anos, traz a história de duas irmãs, Alinda e Pina, em busca de refúgio, almejam encontrar sua mãe desaparecida em tempos de guerra. Com um olhar poético e político, a narrativa propõe uma reflexão sobre conflitos contemporâneos a partir da perspectiva das crianças, buscando ecoar mensagens de paz e humanidade.

Contrapartida formativa para educadores

Além das apresentações, o projeto também oferece o curso "Assim Nasce um Contador". A formação busca capacitar o público no uso de técnicas de contação de histórias, ampliando ainda mais o alcance da arte teatral no processo educativo. A oficina ocorrerá no Instituto Atuarte, localizado na Rua Guilherme Schmidt, 239, Jardim Rosely nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, para fechar o projeto e o ano com chave de ouro e as inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no Instagram do Instituto Atuarte: @atuarte.instituto.

Apresentação especial no dia 12 de dezembro

Na próxima quinta-feira, 12/12 , às 13h, o espetáculo "O Caminho para Amorja" será aberto ao público na Biblioteca Municipal Rômulo D'Arace (Rua Doutor Campos Sales, 535). Toda a comunidade está convidada a prestigiar e se emocionar com essa história repleta de poesia e brincadeiras.

 

“Contar histórias e ouvir histórias nos transportam para outros mundos. A formação de plateia deve ser desenvolvida no interior das escolas, isso está estipulado desde os PCNs, entretanto, poucas iniciativas são desenvolvidas neste segmento atualmente. Iniciativas contínuas de formação de público transformam a sociedade a partir do momento que tais ações oportunizam o contato da criança com a arte. O capital cultural é um bem que não é tirado de nós e ele cresce na medida que adquirimos repertório, por isso, o nosso desejo é promover o acesso aos bens culturais de forma ampla e irrestrita para o maior número possível de pessoas, ampliando o repertório da população, facilitando a troca de saberes,” comenta Veryano.

 

Ficha técnica dos espetáculos:

 

O Caminho para Amorja

Direção e dramaturgia: Herica Veryano

Atuação: Herica Veryano e Natália Mendrot

Sonoplastia: Sara Lima

Duração: 45 min.

Classificação: livre (especialmente recomendado para crianças a partir de 6 anos).

 

História por baixo dos Panos

Direção e dramaturgia: Herica Veryano

Atuação: Herica Veryano e Natália Mendrot

Sonoplastia: Sara Lima

Duração: 25 min.

Classificação: livre (especialmente recomendado para crianças a partir de 0 anos).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário