Construído na década de 70, viaduto receberá investimentos
de R$ 1 milhão e novo guarda-corpo terá iluminação em LED
O atual guarda-corpo será substituído por um novo, seguindo
as normas instituídas pela ABNT NBR 14718, com chapa perfurada em aço
galvanizado e com corrimão duplo e receberá nova pintura e iluminação com
instalações elétricas no próprio guarda-corpo com lâmpada LED.
A obra será realizada pela empresa Multivale Construtora e
terá uma extensão total de 540 metros, com investimento de R$ 1 milhão. O
objetivo da ação é proporcionar maior segurança aos pedestres que utilizam o
passeio do viaduto e trazer um visual mais arrojado e acolhedor. A conclusão
dos trabalhos está prevista até o final deste ano.
“A empresa já iniciou os trabalhos com a aquisição do
material e confecção das peças, que serão instaladas por etapas, diminuindo o
transtorno ao trânsito da cidade. A instalação no local terá apoio do Trânsito
com operação 'pare e siga' para garantir maior segurança em sua execução”,
afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
A Secretaria de Serviços Públicos iniciará nos próximos dias
os serviços de manutenção do piso lateral de passagem de pedestres
proporcionando mais segurança aos transeuntes. “Queremos agradecer a toda
equipe da Secretaria de Planejamento que vem trabalhando há anos nesse projeto
e que agora integrada com nossa equipe iremos colocar em prática, trazendo mais
segurança e dando uma nova estética ao nosso viaduto”, afirmou o vice-prefeito
Ricardo Piorino.
“Trata-se de um projeto moderno e inovador. As placas
metálicas perfuradas vão compor o conjunto com toque de modernidade e
internamente os balizadores e corrimãos com alturas diferenciadas trarão a
funcionalidade, além da iluminação em LED na peça que será outro detalhe que
trará um destaque à visão noturna do novo guarda-corpo”, explicou Marcela
Franco.
História
Até o início da década de 70, a cidade não possuía viaduto
sobre a passagem da linha férrea e sua construção começou a ser discutida
durante os governos militares da época. Durante o primeiro mandato do
ex-prefeito João Bosco Nogueira (1973-1976), Pindamonhangaba travou uma guerra
jurídica para alteração no projeto de construção, pois originalmente a largura
do viaduto seria menor. A obra chegou a ser paralisada e foi finalizada em
1978, quando foi inaugurada já na gestão do ex-prefeito Geraldo Alckmin.
“Esse viaduto teria uma largura semelhante ao construído no
final da Fortunato Moreira. Há quase 50 anos já planejávamos o crescimento da
cidade e lutamos pela alteração do projeto, uma vitória que custou muita luta e
que foi muito positiva para a região central ao longo das últimas décadas”,
contou o ex-prefeito João Bosco.
Segundo ele, a Rede Ferroviária impôs na época uma dimensão
padrão, bem menor que a atual e por essa razão a Prefeitura embargou a obra,
que acabou sendo paralisada. “Foi um luta árdua junto ao governo militar e
frequentemente recebíamos visitas de coronéis da RFFSA exigindo a suspensão do
embargo, sugerindo que nosso mandato poderia até sofrer eventual cassação. Por
fim, vencemos e as definições das atuais dimensões foram conquistadas no meu
governo”, explicou Bosco.
Fotos do viaduto em obra inicial construído na década
de 70 devem conter crédito do “Centro de Memória Barão Homem de Melo – Pref.
Pinda”
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