sexta-feira, 3 de junho de 2022

Programa Livre debate pauta sobre violência e carceragem


O apresentador Herivelto Vela recebeu no Programa Livre dia  (01), a ex-vereadora de Potim  Fabiana Soler. Durante o programa eles fizeram um bate papo sobre violência e carceragem. 

Fabiana hoje realiza um trabalho como membro diretora da AFAPE (Associação de Familiares de Presos e Egressos) e falou durante o programa sobre a questão carcerária no Brasil. Ao ser questionada sobre o que ela acha sobre o Sistema Carcerário Brasileiro, Fabiana disse que acha que ele é falido. “Ele não cumpre com o papel dele, que é reabilitar a pessoa para a sociedade, e ele não cumpre porque começa que prende mal e muito. No Brasil temos uma superpopulação, no cárcere temos 120% da sua capacidade a mais do que deveria ter de pessoas presas. 31% de pessoas presas é por tráfico de droga e 40% por crimes de patrimônios ou crimes econômicos, então a gente precisa ver por que então está faltando políticas públicas para emprego e para a educação. O cárcere é a última decisão de tudo que deu errado. O município é responsável pela segurança pública, ao contrário do que a gente pensa que o município não”. 

Também foi abordado pela convidada a questão da educação de crianças e jovens. “O primeiro passo para a criminalidade é a evasão escolar, então precisamos estar atentos a isso. O município é responsável pela educação, então não pode desistir de cada aluno que tenta evadir da escola. A Escola, Prefeitura e Assistência Social tem esse papel de entender o porquê essa criança, não quer ir mais para escola, pois hoje é um adolescente, mas lá na frente ele vai ser um adulto desajustado, aí depois ninguém mais tem dó, ninguém mais quer cuidar e aí ele vai para a prisão. Então a Segurança Pública começa no nosso município”. 

Fabiana falou da importância de se fazer políticas públicas voltadas para a área de educação e geração de renda e emprego e também respondeu algumas perguntas dos ouvintes.   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário