sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Ministério da Cidadania firma parceria com Fiesp e Senai-SP para qualificar e incluir jovens do cadastro único no mercado de trabalho

  

O presidente da Fiesp/Ciesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, recebeu na tarde da segunda-feira (18), Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, para cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções do Plano Progredir, iniciativa do governo federal, que visa incluir pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, no mercado de trabalho.

Na ocasião, a Fiesp e o Senai-SP selaram a parceria com o Ministério para fomentar o Plano Progredir em seus três eixos: intermediação da mão de obra, qualificação profissional e empreendedorismo. O objetivo das entidades é o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre a Fiesp e o Senai-SP e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (Seisp), vinculada ao Ministério da Cidadania.

A cerimônia contou também com a presença do diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra, dos diretores-adjuntos do Departamento de Ação Regional (Depar) da Fiesp, Sylvio de Barros e Manuel Miguez, e do diretor regional adjunto da Fiesp, Elias Júnior.

A Fiesp promoverá, ainda, por meio das Diretorias Regionais do Depar, ações para estimular as empresas do setor industrial a integrarem a rede de parceiros do governo federal e disponibilizar oportunidade de emprego.

A primeira iniciativa do Depar será um projeto-piloto, na cidade de Santos, em parceria com o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps) com o objetivo de oferecer qualificação e oportunidade de contratação nas empresas da região.

Para a qualificação profissional dos usuários, o Senai-SP disponibilizará, no site do Ministério da Cidadania, cursos gratuitos que abordam competências transversais importantes para o mercado atual. “Os cursos oferecidos para o Plano Progredir são tradicionais do Senai-SP e estão atualizados com a demanda do mercado. Os conteúdos destes são importantes para os profissionais que queiram se inserir no mercado de trabalho quanto para os que desejam empreender,” contou Ricardo Terra.

No total, o Senai-SP cadastrou 18 cursos no site do Plano Progredir, entre eles, preparação para o mundo do trabalho, empreender Senai, Consumo Consciente de Energia, Finanças Pessoais, Excel Básico, Segurança no Trabalho, noções básicas de Mecânica Automotiva, Lei Geral de Privacidade e Proteção de Dados (LGPD), Economia Circular, Educação Ambiental, Fundamentos de Logística, Lógica de Programação, Metrologia, Propriedade Intelectual, Tecnologia da Informação e Comunicação, Desvendando o BIM e Desvendando a Blockchain.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário