segunda-feira, 30 de abril de 2018

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES



A ortopedia funcional dos maxilares é a especialidade odontológica que cuida não só dos dentes más sim da boca como um todo, trabalhando todas as funções relacionadas ao crescimento ósseo da maxila e mandíbula (ossos superiores e inferiores da boca).
A ortopedia funcional dos maxilares é capaz de controlar, limitar ou até estimular o crescimento ósseo quando necessário, melhorando a estética do paciente e evitando distúrbios de crescimento e desenvolvimento facial, distúrbios posturais, posição incorreta dos dentes e assimetria facial.
Além da estética é possível por meio da ortopedia funcional dos maxilares, evitar problemas como: ronco, halitose (mal halito), infecções nas vias aéreas superiores, sono agitado, boca seca, dores de cabeça, etc.
A ortopedia funcional dos maxilares é um tratamento feito por meio de aparelhos móveis intra  e extra orais a partir dos seis anos de idade, na transição entre a dentição mista e permanente, e pode ser ministrado até o início da adolescência quando ocorrem as trocas hormonais e o estirão de crescimento. Nesta etapa, se preciso faz-se a transição para a ORTODONTIA, que vai trabalhar com aparelhos fixos buscando melhorar o posicionamento dos dentes.
Esperar o crescimento é um erro e pode agravar os problemas causando muitas vezes problemas irreversíveis. Portanto, se você notar que seu filho tem algum dos problemas citados acima, procure a ajuda de um cirurgião dentista.

Campo Society do Programa 100% Esporte para todos começa a ser instalado





Foi iniciada na última semana a instalação do campo de Futebol Society, do Programa 100% Esporte para Todos, do Governo do Estado. Projeto da Secretaria de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba entregue na Secretaria do Estado (SELJ) para candidatura e que foi aprovado e contemplado com o campo Society. Mais um espaço de Esporte e Lazer para a comunidade, que será construído no Centro Esportivo Zito, para maior segurança e comodidade da população.
“Agradecemos o empenho do prefeito Dr. Isael, com o qual tive a oportunidade de estar presente na assinatura do convênio, Subprefeito Nilson Luis, aos funcionários da Subprefeitura pelo preparo do espaço e demais servidores envolvidos desde a elaboração do Projeto até as providências para sua instalação”, agradece o secretário de Esportes, Professor Everton Chinaqui.

ASPMP realiza sorteio em comemoração ao Dia do Trabalhador



No mês de maio para comemorar o dia do trabalhador a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba (ASPMP) realizará mais um grande sorteio para seus associados. Serão cinco vales compras no valor de R$ 200,00 e cinco bicicletas. O sorteio será realizado no dia 5 de maio, às 9 horas, na Sede da ASPMP.
A Direção convida a todos associados para participarem do sorteio e, desde já parabeniza a todos servidores municipais pela comemoração do Dia do Trabalhador.


Felipe César – FC apresenta “Indicação de Projeto de Lei” ao Executivo visando inibir prática de malabares e acrobacias em vias urbanas




Exibições acarretam perigo para os artistas populares e para os pedestres de Pindamonhangaba

O vereador Felipe César – FC (PV) apresentou nesta semana a “Indicação de Projeto de Lei” ao Poder Executivo solicitando que seja “proibida no município de Pindamonhangaba, a prática de exibições artísticas por malabares, acrobatas e afins, nos cruzamentos de vias urbanas, sinalizadas por semáforo ou não”.
De acordo com o vereador, “esses artistas populares possuem aparatos de todo tipo, desde bolas, aros, clavas, bastões, bolas de fogo, monociclos, etc, e deste modo quando o semáforo fecha, eles se utilizam do acesso dos pedestres para fazerem suas performances”. Segundo Felipe César – FC, essas performances acarretam perigo ao próprio artista, que fica vulnerável a qualquer tipo de acidente, uma vez que, após sua performance ele circula na via de rolamento para receber de alguns motoristas o gesto de reconhecimento, ou em muitos casos, essa circulação após sua performance apresenta-se como forma de coagir o motorista que recebem até xingamentos por não contribuir com o artista”.
Por esta razão e com base no Código de trânsito Brasileiro, o vereador Felipe César alerta que “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito, notadamente, a segurança de motoristas e pedestres”.
Finalizando, o vereador enfatiza que “é competência do município diante desta problemática legislar sobre vias públicas para circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Secretaria de Esportes divulga agenda de eventos da semana


A Secretaria de Esportes de Pindamonhangaba divulgou hoje a agenda de eventos que os atletas da cidade irão participar do dia 27 abril a 03 de maio, e de eventos que acontecerão nos ginásios do município.

Confira

27/04 - Tabau II Copa Futsal - Escola de Esportes - 8h
27/04 – Sertãozinho - Campeonato Paulista de Judô
27/04 - Campos Jordão - Copa Mantiqueira Futsal Feminino
28/04 - JCO Pista - Jogos Juventude Atletismo - 8h
28/04 - JCO Piscina - Treino Águas Abertas - 8h
28/04 – Araretama - Futsal Solidário - Dia todo
28/04 –Tabau - Futsal - 15h às 18h
28/04 - São Caetano - Reunião Jogos Juventude - GA
28/04 – Taubaté - Copa SESC Futsal Feminino
28/04 – Boituva - Torneio Início Vôlei Infanto Feminino
29/04 - São Caetano - Reunião Jogos Juventude - GA
29/04 - Cruzeiro - Campeonato Paulista de Malha  
29/04 – Itu - Torneio Início - Liga Sorocabana de Vôlei Infantil Masculino
29/04 - Lorena Campeonato Metropolitano de Futsal Sub 16 / 18 Masculino
30/04 - JCO Piscina - Treino Natação           - 7h às 12h
30/04 - Caloi - Treino GA - 7h às 12h
30/04 - CO Campo - Treino Futebol Sub 14 - 9h às 11h00
01/05 - JCO Piscina - Treino Natação - 7h às 12h
01/05 – Caloi - Treino GA - 7h às 12h
01/05 – Ferroviária - Campeonato Metropolitano de Futsal Menores - 13h
02/05 - JCO Campo - Jogos Juventude Futebol Masculino -            19h
03/05 - Ferroviária - Campeonato Paulista Futsal Sub 20 - 20h
03/05 – Caloi - Intercambio de GA - 15h30



Vagas abertas para aulas de Xadrez da Prefeitura de Pinda



Será inaugurado, no próximo dia 03 de maio, o Clube do Xadrez de Pindamonhangaba, e já estão abertas as inscrições para aulas de Xadrez para crianças e adolescentes de 08 a 17 anos. Os interessados poderão entrar em contato pelo e-mail: clube.xadrez.pinda@gmail.com para mais informações e garantir a sua vaga. Ou se preferir, pessoalmente na sede do clube, localizado na Praça Melvin Jones (ao lado da “Quadra Coberta”) no dia 07 de maio, das 13h às 16h. Haverá turmas divididas nos seguintes horários:
Segunda-feira das 9h às 10h e das 14h às 15h;
Terça-feira das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Quarta-feira das 14h às 15h e das 15h às 16h;
Quinta-feira das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Sábado das 14h às 18h.
Para adultos interessados na prática do esporte, o clube estará à disposição no período noturno (a definir) e aos sábados. O início das aulas será dia 14 de maio. Participe!
Foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores no último dia 23 de abril, a denominação da Casa de Xadrez, que será Josino Rezende, ele que foi um dos pioneiros em defender a cidade em diversos campeonatos, foi professor por muito tempo em escolinhas de xadrez e agora com a criação da Casa de Xadrez foi merecidamente homenageado.
Para o professor Everton Chinaqui, além de estar ocupando um patrimônio público que estava abandonado, agora a Secretaria de Esporte dará a oportunidade de crianças, jovens e adultos aprender o xadrez, uma prática de esporte que desenvolve o conhecimento e habilidades. 


Vereador Toninho da Farmácia afirma que maus tratos aos animais é crime



O Projeto de Lei nº 85/2007 que Dispõe sobre o emplacamento, licenciamento, fiscalização e autuação de veículos de tração animal no município de Pindamonhangaba, já existe e foi aprovado pela Câmara em 2007.
O vereador Toninho da Farmácia vem há anos cobrando o departamento competente da Prefeitura, para que sejam tomadas providências urgentes na fiscalização de carros que utilizam a tração animal.
“Não podemos fechar os olhos para os animais da nossa cidade, que, anêmicos são forçados a trabalhar acima da sua capacidade física. Muitos deles são obrigados a trabalhar dia e noite não tendo seu horário de descanso ou de alimentação respeitados”, ressaltou Toninho.
“O Projeto de Lei aprovado pela Câmara precisa ser respeitado e cumprido pelo executivo”, finalizou o vereador.

Rodapé: Cobertores Usados
Associação Santo Antonio está arrecadando cobertores usados, colabore você também.
Rua Dr Eugênio Fortes Coelho, nº 269 - Bosque 
Telefone: 3642-7626


Jornal O Regional começa a circular hoje


Começou a circular hoje (27), a 227ª edição do jornal O Regional com diversas notícias de Pindamonhangaba e região. Confiram o link da edição no: 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1758696514168908&set=pcb.1758697577502135&type=3&theater

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Licitação do PS: das cinco entidades três entraram com recurso


Referente ao processo licitatório realizado no último dia 17, para escolha do novo administrador do Pronto socorro de Pindamonhangaba, das cinco entidades que participaram três entraram com recurso.
Até o dia 3 de maio é o período da contra razão, onde a Secretaria de Saúde e a de Assuntos Jurídicos irão apresentar um parecer dos recursos e dai caberá ao prefeito decidir o destino do PS local.
É bom frisar que o contrato da ABBC encerra no dia 04 de maio.
O Instituto Casa Brasil alegou em seu recurso: que o recebimento do presente recurso, dando a ele efeito suspensivo; Caso entenda a Comissão, pela não reconsideração da decisão, mantendo a HABILIT AÇAO das RECORRIDAS seja o presente encaminhado à autoridade superior; ou seja, Prefeito Municipal, para final decisão; Sejam reconhecidos os argumentos e Deferidos os pedidos, reformando a decisão anterior da Comissão Especial de Seleção, INABILITANDO os RECORRIDOS para a fase seguinte do Chamamento Publico; Ao final, reconhecidos os apontamentos indicados e INABILITANDO de plano as Organizações Sociais ACENI - Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu, Associação Paulista de Gestão Publica - APGP, Instituto Acqua - Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental e INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA E GESTÃO EM SAÚDE - INSAÚDE, pelas razões fundamentadas.
O Instituto Acqua finalizou seu recurso dizendo: “Ante o exposto, requer que sejam inabilitados os licitantes INSAÚDE, ACENI, Casa Brasil' e APGP, nos termos da fundamentação”.
E a Insaúde concluiu dentro de seus argumentos que “Diante do exposto REQUER que seja julgado totalmente procedente o Recurso interposto, afim de inabilitar as participantes do certame : ACENI ­ Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu; Associação Paulista de Gestão Pública ­ APGP; Instituto Acgua - Ação, Cidadania, Qualidade, Urbana e Ambiental; e, Instituto Casa Brasil, visto que não cumprida todas as exigências do Chamamento Público nº 003/2018 do Município de Pindamonhangaba”.

Vito Ardito visita redação do jornal O Regional



Na manhã de hoje, 26, logo após a definição da sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) o ex-prefeito Vito Ardito Lerário, juntamente com o ex-secretário da gestão passada Norbertinho estiveram visitando a redação do jornal regional.
Com relação a saída do PSDB, por onde militou por 30 anos, sendo 4 vezes prefeito, elegeu o Tchesco como prefeito e na oportunidade foi seu secretário de obras, e neste período ainda foi candidato a deputado federal e estadual, ficando suplente para federal.
Ao longo dos últimos 6 meses Vito Ardito foi assediado por diversos partidos dentre eles PSD, PRP, PRB, PT, PDT e PP.  A opção pelo PP, onde assinou sua filiação no dia 4, no apagar das luzes do prazo de 6 meses do pleito eleitoral, segundo ele foi porque o grupo comandado pelo presidente da Estadual, atual deputado estadual Guilherme Mussi, além de ter um grupo jovem e um projeto novo para o estado em especial para nossa região, o levou a este novo desafio.
Além de Vito Ardito, que obteve na última eleição municipal 30 mil votos, o PP conta também com algumas novidades: como Fausto Pinato, Coronel Telhada, Delegado Olim e Ricardo Izar, todos considerados puxadores de votos para deputado estadual, somando toda chapa independente se pura ou coligada o projeto poderá eleger entre 7 a 9 deputados.
Com esse número Vito Ardito tem uma grande chance, ele será o único estadual do PP no Vale do Paraíba, região que tem mais de 2 milhões de votos, quem conhece a política sabe que a eleição é número, e a realidade de Pindamonhangaba e região voltar a ter um representante na Assembleia Legislativa é muito grande, pois os últimos foram o ex-governador e o atleta João do Pulo, e agora com Vito Ardito, segundo as estatísticas com 60 mil votos a probabilidade de  ganhar uma cadeira para colocar a bandeira de Pindamonhangaba e Vale do Paraíba.
Vito Ardito já está visitando neste jornada de pré-campanha todos os municípios da região conversando com lideranças e apresentando o seu projeto e a importância de termos mais representantes na Assembleia Legislativa trazendo assim recursos para ajudar ainda mais o crescimento de nossa região que atualmente foi muito esquecida pelo ex-governador e por falta de mais deputados.    


Dito Bala faz repúdio com banana na Câmara de Pinda




Em tom de repúdio ao presidente da Câmara e a alguns vereadores, o presidente da Associação do Mombaça, Dito Bala, levou na sessão da última segunda-feira (23), uma penca de banana simbolizando a falta de compromisso dos parlamentares com a população.
Dito Bala ressaltou que hoje são os políticos que estão dando banana para o povo e que a partir do dia 15 de agosto, quando começa a Campanha eleitoral, é a população que tem que dar banana a esses deputados que com certeza terá apoio dos vereadores.
“Precisamos fazer uma limpeza na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, chega de só receber banana, precisamos votar em gente nova, ficha limpa, para assim ver se esses lembram do povo, pois os que estão lá só dão banana para nós”, disse Bala.


Diretora de Turismo visita 40° Feira de Expo Negócios


 A diretora de Turismo de Pindamonhangaba, Ana Lúcia Gomes Araújo esteve presente na 40° Feira de Expo Negócios em Campinas, com a missão de redescobrir as necessidades dos profissionais de turismo e o perfil do viajante moderno, explorar novas formas de se comunicar e de apresentar produtos e serviços turísticos.
Segundo a diretora ela foi com a intenção de redescobrir o significado de negócios, Networking e capacitação e, também aproveitar a oportunidade para estreitar os laços com a nova secretária de Turismo, Nanci Camagio.
“É o turismo sempre alerta e presente nos interesses de Pindamonhangaba”, finalizou Ana Lúcia.

SOS Mata Atlântica e Santuário Nacional de Aparecida unem forças pela restauração florestal




Parceria possibilitará o plantio de mais de meio milhão de mudas nativas da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, em São Paulo

Por Flávia Gabriela

A  Fundação SOS Mata Atlântica e o Santuário Nacional de Aparecida anunciam uma parceria para promover a restauração florestal de 248 hectares (ha) de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida e Taubaté, em São Paulo. Também serão realizados projetos de educação ambiental com jovens, ações de sensibilização e engajamento da sociedade pela conservação da Mata Atlântica, como uma campanha com devotos durante a comemoração do Dia do Meio Ambiente, Data comemorada no dia 5 de junho. 

O projeto será lançado oficialmente em  evento realizado amanhã (25), às 9h30 no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, nas imediações do Hotel Rainha do Brasil , em Aparecida. O evento tem como convidados, representantes de projetos ligados ao meio ambiente no Vale do Paraíba, das indústrias da região e especialistas da SOS Mata Atlântica. 

Mais de 620 mil mudas nativas serão plantadas em três propriedades do Santuário com recursos da SOS Mata Atlântica, por meio do programa Florestas do Futuro e empresas parceiras, além de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA). Até 2021, mais de R$ 9 milhões serão investidos no projeto. 

"As áreas escolhidas para a restauração fazem parte de importantes regiões de Mata Atlântica, mas que possuem poucos remanescentes, apenas 4% em Aparecida e 6% em Taubaté. As propriedades também estão localizadas em mananciais de abastecimento do Santuário e possuem alta vulnerabilidade de aquíferos", afirma Rafael Bitante, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica

Umas das propriedades é a Fazenda Santana, gerida pelo Santuário Nacional de Aparecida em parceria com a prefeitura da cidade. O espaço possui 175 mil metros quadrados e tem uma área de 121 hectares disponível para restauração. De acordo padre Daniel Antônio, ecônomo do Santuário, "essas ações visam um ambiente melhor para a cidade de Aparecida e seus peregrinos, mas também colaboram para a melhoria da qualidade de vida no Vale do Paraíba".                                                          

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica - A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br

Sobre o Santuário Nacional de Aparecida
O maior centro de evangelização católica do Brasil é um espelho da devoção popular brasileira e estrangeira pela Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No total cerca de 13 milhões de peregrinos visitam o Santuário por ano,  vindos de todas as partes do Brasil e fora dele. Segundo o Ministério do Turismo, Aparecida é considerado um dos mais importantes destinos religiosos do Brasil. 

Vereadora Gislene Cardoso visita projetos sociais da Casa da Amizade





A vereadora Gislene Cardoso ja vem realizando muitas parcerias com a Primeira Dama Doutora Claudia , presidente do Fundo Social, alem do lançamento do projeto de artesanatos para as pessoas especiais elas vem desenvolvendo diversas outras parcerias mostrando a força e a união das mulheres. Na tarde de quarta feira 
Juntamente com a Diretora da  Assistente Social Ana Paula também uma mulher guerreira que assumiu a diretoria da Assistência Social, elas visitaram os projetos sociais da casa da amizade que tem a frente da presidência Dona Valquiria e uma equipe de  diretoria e voluntários. A visita terminou com uma reuniao de trabalho e apresentações e futuras parcerias.
A vereadora agradece a parceria da Dra Claudia presidente do FSS e da Diretora de Assistência Ana Paula e tambem parabeniza toda equipe da casa da amizade. A vereadora afirma que futuras parcerias virão com os projetos de bale para as crianças e a dança de salão para melhor idade , projetos ja afirmados e em breve serao colocados em prática. 
#Aforçadamulher..

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Vem aí o Novo Código de Posturas



Em mais um cumprimento de promessa de campanha, o Prefeito Isael Domingues através do Departamento de Administração pelo Diretor João Gontijo enviou à Câmara de Vereadores Projeto do Novo Código de Posturas do Munícipio de Pindamonhangaba.
O atual Código de Posturas é uma lei de 1974 e se encontra defasado e o Município de Pindamonhangaba está necessitando de novas medidas de Polícia Administrativa que fica a cargo da Prefeitura em matéria de higiene, limpeza, segurança, ordem e costumes públicos, atividades comerciais, industriais e estatui as necessárias relações jurídicas entre o Poder Público e os munícipes visando disciplinar o uso e gozo dos direitos individuais em benefício do bem-estar geral.
O atual Código de Posturas possui 143 artigos e o Projeto do Novo Código de Posturas possui 498 artigos e 6 artigos de disposições transitórias e dispõe sobre higiene das vias públicas, higiene das habitações, higiene dos logradouros públicos, controle de lixo, limpeza e desobstrução das valas e valetas, veículos abandonados, terrenos não edificados, calçadas, muros e cercas, extinção de insetos nocivos, cercas energizadas, uso do logradouros públicos, instalação de mobiliário urbano, uso de mesa e cadeiras, toldo, sanitário público, bancas, caçambas, abrigo de ônibus, execução de obra ou serviços, antenas de telefonia celular, marquises, fachadas e elementos decorativos, comercio de ambulante, regulamentação de Food Truck, eventos, feiras, engenho de publicidade, atividade exercida por pessoa com deficiência, operação de construção, conservação e manutenção da propriedade, obra na propriedade e interferência em logradouro público, uso da propriedade, comercio diferenciado, atividade perigosa, inflamáveis e explosivos, exploração mineral e terraplenagem, elevadores e escadas rolantes, estacionamentos, atividade de diversão pública, polícia de costume, segurança e ordem pública, ordem e sossego público, pichação, sons e ruídos, anúncios e cartazes, queimadas e dos cortes de árvores  e pastagens, arborização urbana, supressão e da poda de vegetação de porte arbóreo, funcionamento do comercio, indústria e demais órgãos públicos, e das infrações e das penas de apreensão.
Na avaliação do Diretor de Administração João Gontijo foi uma missão incumbida pelo Prefeito Isael Domingues e que está sendo cumprida depois de muito estudo, audiência pública e coleta de sugestões e que o próximo passo é o diálogo com os vereadores para finalizar e pôr em votação para posterior sancionamento aonde entrará em vigor 180 (cento e oitenta) dias.    


Pindamonhangaba inaugura Centro de Operações Integradas nesta quinta-feira


A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura, nesta quinta-feira (26), o COI - Centro de Operações Integradas, do Programa Pinda Inteligente, da Prefeitura de Pindamonhangaba. A cerimônia está marcada para as 16 horas e será realizada na Praça Dr. Emílio Ribas, 112, bairro São Benedito.
O prédio do COI receberá o nome de Paulo Alves, ex-funcionário da Prefeitura, que foi vigia na Fazenda da Represa do Trabiju por mais de 20 anos. Nascido em 25 de janeiro de 1943 e falecido em 14 de maio de 2002.
Mesmo estando em fase de implantação desde julho do ano passado, o COI vem contribuindo para aumentar a segurança no município e elucidação de ocorrências de crimes em diversas regiões da cidade. Dentre alguns dos casos estão a recuperação de um Fox prata roubado no bairro Parque São Domingos, a detenção de pichadores no centro, de estelionatários que aplicavam golpes em idosos em bancos, e a prisão por tráfico de drogas no Cidade Nova, entre outros.
Atualmente, o COI atua com 18 câmeras instaladas em diversos pontos do município: Moreira César, Araretama, Cidade Nova, principais rotatórias e região central, além do Parque da Cidade. A base operacional do COI, instalada na Praça Dr. Emílio Ribas, conta com sala de gestão integrada - que receberá reuniões do Conselho de Segurança, da Polícia Militar, Departamento de Trânsito e Guarda Municipal, além de sala de monitoramento com toda a infraestrutura de segurança, como vidros blindados.
De acordo com informações do secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão,  a próxima etapa do COI será utilizar o Sistema Detecta que, por meio de um software de computador, torna possível o reconhecimento de placas de veículos roubados, furtados ou utilizados em crimes. Essa implantação será realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Ainda dentro do Pinda Inteligente, também está em implantação a integração do sistema do COI com imagens de câmeras de segurança particulares, aumentando ainda mais a sua área de cobertura e atuação.
*      _______________________
*       

Ponto de Vista com Edu kogempa

ESTA COLUNA E DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR
Silêncio

Nada silenciará as vozes dos justos quando estes falam a verdade que doem aos ouvidos daqueles que não fazem o certo.

Pronto-Socorro

Desde que o atual prefeito mexeu na administração do Pronto-Socorro, mesmo que tenha surtido algum efeito positivo devido o comprometimento dos funcionários, a coisa é temerária é um bom enredo de novela.

Pronto-Socorro II

Agora o capítulo é a licitação, a qual a população pouco sabe do que acontece por falta de informações da administração.

Pronto-Socorro III

Como foi noticiado pelo blog do Magui, a ABBC (atual administradora do PS) entrou com processo contra a Prefeitura. Será que com este processo e a licitação sem sabermos como está e se vai terminar antes do fim do contrato com a ABBC, a Organização Social vai querer aditar?
Espero que estejam se articulando para não deixarem o povo sem atendimento de urgência e emergência.

UPA Moreira César

Estive passando por esses dias na frente das UPA 24 horas de Moreira que há um bom tempo está "pronta", vi uma movimentação por lá, onde até o diretor de Meio Ambiente esteve. Será que vão inaugurar esta importante obra deixada pela gestão passada?

Moreira  César
É público e notório a quantidade de mato nós canteiros centrais e terrenos públicos, principalmente no Azeredo e Terra dos Ipês II. Um absurdo!

Vito Ardito Lerário

Quem deu diversas entrevistas na última semana foi o ex-presidente Vito, falou para a Aline, na Ótima FM, e para o Norberto Moraes, na 107,1 FM. Pontuou a política da cidade, da atual gestão, de suas pretensões para o ano de 2018 e mais a frente. Uma sobriedade de quem tem uma experiência de vida.

Carlos Gabas

Quem esteve visitando Pindamonhangaba foi o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, que é muito ligado ao ex-deputado e que trouxe muitos recursos para Pinda, Ricardo Berzoini. Foi recebido pelo presidente do PT local, o companheiro Herivelto Vela. Na oportunidade pudemos falar sobre a conjuntura nacional e estadual.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Programa Impacto Regional fala sobre importância do Papanicolau


O jornalista e apresentador do Programa Impacto Regional Saúde recebeu no dia 24 de abril o Dr. Cristian Moratti Volodka para falar sobre a importância do exame Papanicolau.
Confira o programa no link: https://www.facebook.com/valevertv/videos/1911770368835767/

Vereadores pedem esclarecimentos sobre licitação do Pronto Socorro



Foi aprovado na última sessão da Câmara de Pindamonhangaba um requerimento de N° 1047 assinado pelos vereadores Rafael Goffi, Roderley Miotto e Ronaldo Andrade pedindo esclarecimentos ao prefeito em relação ao processo licitatório ocorrido no dia 17, para definir o novo administrador do Pronto Socorro.
Pediram também esclarecimento da dívida do município com a ABBC e providências do Tribunal de Contas e Ministério Público por entender que existe algo confusão desde a publicação do edital, a troca de última hora da comissão da licitação, a habillitação indevida e, também a confusão que provavelmente poderá colocar em situação difícil a saúde do município.

Parecer do presidente da Comissão de Saúde, vereador Roderley Miotto

Apresentamos os requerimentos por conta de situações que entendemos ser alheias a normalidade de um certame licitatório. Por esse motivo, solicitamos os devidos esclarecimentos da secretaria de saúde e assistência social.
 A grande preocupação é em relação ao atendimento da população que merece ter um atendimento digno no pronto socorro municipal. Logo, o impasse sobre quem será a entidade responsável por sua administração gera uma sensação de insegurança em todos nós. Manteremos nosso posicionamento firme até que tudo esteja resolvido.

Toda esta confusão na área da saúde de Pindamonhangaba causada ao longo desses 16 meses pela secretária e equipe, começou com a precipitação em acabar com o laboratório, hoje os exames estão atrasando, a licitação teve problemas que levou até o presidente da Unimed de Pindamonhangaba, Renato Shimidt fazer uma explanação da atual situação da empresa e deixando no ar que foi supostamente prejudicado finalizando seu discurso dizendo “o meu maior erro foi investir em Pinda”.
 A Unimed atende diversos municípios da região e possui um grupo grande de médicos e emprega direta e indiretamente muitas pessoas no município, esse problema no laboratório gerou abertura de inquérito civil público.
Outro problema causado pela secretária é com a falta de medicamentos, insatisfação de 90% dos servidores da pasta, agora problema na licitação do Pronto Socorro que supostamente dará de presente ao prefeito mais um inquérito civil público. O aumento de natimorto também resultou em outro inquérito civil.
Todos esses problemas, além da ação de cobrança da ABBC na justiça de quase 7 milhões de reais que dará mais dor de cabeça para administração na justiça. O grande problema do aumento da dívida do município com a ABBC é que a rede municipal de saúde não funciona e a população busca o Pronto Socorro para atendimentos e acabam utilizando Raio X, medicamentos e exames laboratoriais, principalmente quando existe suspeita de dengue, zica e febre amarela, exames de urgência que os médicos do PS tem que diagnosticar rápido, pois pode levar a morte.
Com a falta do SAMU, em especial do Consórcio de Taubaté deixa a população descoberta, como por exemplo, se acontece um acidente de moto o SAMU de Pinda hoje ligada a Guaratinguetá vai pegar o acidentado e levar para o Pronto Socorro, o município vai atender fazer a medicação de momento, ou seja, custo para os cofres públicos, e o plantonista vai solicitar vaga de internação nos hospitais da região para melhor atender esse paciente. Já em caso de uma pessoa enfartando e que necessite de UTI também será o mesmo procedimento, enfim o SAMU de Pinda, fará o serviço que a Emercor realizava, já se um munícipe de Pinda se acidentar em cidades da região será atendido pelo SAMU e se for em caso de urgência tais como cirurgia e UTI terá entrada direta em hospitais.
Segundo informações de pessoas ligadas ao prefeito ele não faz uma mudança na Secretaria de Saúde, pois ele tem uma consideração com a atual secretária pela conquista do credenciamento do SAMU, mas não fala que os pacientes continuarão dependendo do Pronto Socorro, a Prefeitura terá que pagar o credenciamento para Guará e os munícipes ficaram dependendo de vagas em hospitais, principalmente o prefeito que já trabalhou por muitos anos na Santa Casa de Aparecida e sabe o quanto é dificultoso conseguir vagas.
A população espera que o prefeito tire essa venda e reconheça os problemas que a secretária está gerando para o município e faça a tão sonhada mudança na saúde e em outras pastas para que amanhã não acarrete em processos e ações que supostamente prejudicará a sua reeleição e toda a sua carreira política.
A população pede socorro ao vice-prefeito Ricardo Piorino que ajude a fazer pra ontem a reforma administrativa em Pindamonhangaba.


Ciclistas da equipe de São José dos Campos vencem a edição 2018 do Gran Cup Brasil de Ciclismo em Ubatuba


Fotos: Luis Claudio Antunes/Bike76

A equipe Funvic/São José dos Campos, fez uma participação vitoriosa, no domingo (22), na edição 2018 do Gran Cup Brasil de Ciclismo, disputado em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A competição reuniu mais de 700 ciclistas de várias regiões do país, divididos em diversas categorias para a disputa da edição 2018, com duas quilometragens, uma de 96 km e outra de 140, ambas pela BR-101, margeando o litoral, com paisagens belíssimas e muitas subidas, exigindo bastante dos ciclistas. 

árias equipes marcaram presença na disputa da categoria Elite. No masculino, depois de algumas tentativas e pequenas fugas, o pelotão seguiu tranquilo até por volta do km 50. Logo após o trecho onde os ciclistas dos 96 km retornavam, o pelotão ficou mais agressivo e, depois de uma longa descida, uma fuga com quatro ciclistas se formou e eles não seriam mais alcançados.
Caio Godoy e Francisco Chamorro, ambos da Funvic/São José dos Campos,  e mais dois ciclistas de outras equipes, se revezaram e abriram boa vantagem para o segundo grupo que vinha na perseguição.
Na última subida do percurso, Godoy conseguiu conseguiu abrir uma vantagem para os companheiros de fuga, manteve a diferença até o final e cruzou a linha de chegada com tranquilidade e sozinho, com o tempo de 3h44minutos, para comemorar o bicampeoanato consecutivo na prova.
“Foi um prova dura, com muitas subidas e um forte calor. Graças a Deus e ao grande trabalho da equipe, consegui vencer. Dedico essa vitória a minha irmã Camila Godoy, que há uma semana saiu da UTI depois de um quadro de hidrocefalia”, disse Godoy em comemoração ao bicampeonato.
Francisco Chamorro ficou com o quarto lugar. Ainda no masculino, a equipe ainda teve André Almeida como campeão do prêmio de Montanha. 

Já no feminino, a vitória também ficou com São José dos Campos. Cristiane Pereira da Silva, foi a campeã. A ciclista que sofreu uma queda logo no início da prova, conseguiu voltar, encostou nas lideres e veio para a chegada, vencendo a disputa com Alice Mello, de Indaiatuba.
A equipe ainda teve no pódio Wellyda Rodrigues e Tatielle Valadares, em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Após o compromisso em Ubatuba, a equipe Funvic/São José dos Campos continua treinando para os próximos desafios, focando na tradicional Prova Ciclística 1º de Maio, a ser disputada no Dia do Trabalhador em Indaiatuba/SP.
Patrocinadores: Prefeitura de São José dos Campos, Funvic (Fundação Universitária Vida Cristã), Spiuk, cremes Solifes, ERT Cycle Sport e Fastcycle
Apoios: Meias Young, Hidrotabs, géis Going, Logos Design e Bike76    

COLUNA: “RESENHA DA PRINCESA DO NORTE”

ESTA COLUNA E DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR


Por Luis Rosas (advogado)

POLÍTICA OU POLITICAGEM?


Muitas vezes deparamos com esta interrogação nas diversas atitudes de alguns políticos, buscamos tentar diferenciar ou até compreender qual ou quais as razões que levaram a certas decisões ou comportamentos corriqueiros que fazem confundir as duas definições. Ao tentar descrever as diferenças, fui até ao dicionário para compreender as nuances das diferenças entre as atitudes de nosso tema da coluna, até para evitar de certa forma algum tipo de injustiça. Achei os conceitos apontados, poderia até ousar a dizer, não preciso mais escrever sobre isso, visto que os conceitos são de certa forma bem claros. Vejam como é interessante:
Política = arte ou ciência da organização, direção e administração de Nações ou Estados (Municípios); aplicação desta arte aos negócios internos (política interna) ou aos negócios externos (política externa).
Politicagem = política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes.
Não pairam dúvidas que a diferença sempre foi clara e muitos já puderam vivenciar e presenciar atitudes que refletem bem as mesmas, mas o que queremos para nosso futuro a manutenção da politicagem tão perversa e malfeitora ou uma política de verdade, onde o interesse público prevaleça e que cada vez mais possas ter eficiência nos serviços públicos oferecidos.
Ao aceitarmos a politicagem como algo normal, estaremos sim na contramão de nossos sonhos, não será mais necessário lutar por uma saúde melhor, uma educação de qualidade, ou também por melhorias na segurança de nossa família e vizinhos! Basta! Quando tivermos em nossos objetivos a real mudança de estado de coisas da comunidade que vivemos certamente vamos alcançar um mundo melhor, e por consequência uma sociedade mais justa e solidária!
Mas é possível? Tenho plena convicção de que podemos mudar os estados das coisas como hoje se encontram, mas apenas se realmente unirmos nossos objetivos na solução dos problemas coletivos e não apenas de forma particular ou individual, deixar o “Eu” de lado e pensar em “Nós” já será um grande passo, não haverá mudança se ela não começar em nós mesmos! Só existirá um mundo melhor se melhorarmos de dentro para fora, se dermos o primeiro passo no sentido de que ser egoísta só levará a um resultado: a existência prolongada da “politicagem” e o afastamento da real e verdadeira politica. Façamos nossa parte!
Até a próxima coluna e um forte abraço a todos!

Festa dos metalúrgicos terá show do Salgadinho, do Katinguelê


Crédito da foto: Divulgação
Legenda: Evento terá pagode, sertanejo, missa, show de luta livre, dança de rua, pop rock e atividades para as crianças


Neste domingo, dia 29, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba irá realizar a festa pelo Dia do Trabalhador, no Sítio 4 Milhas. Este ano, a atração principal será o show do Salgadinho, ex-vocalista do grupo de pagode Katinguelê. O evento é exclusivo para sócios.
O evento terá início às 9h30, com a Missa do Trabalhador. Este ano a celebração será feita pelo frei Diego e a equipe de música será com Brais OSS, da Canção Nova.
Uma novidade deste ano será um show de luta livre com o grupo Reis do Ringue. Também terá shows para todos os gostos: sertanejo com Cézar Barbosa, pop rock com a banda Radiola, hip hop com o DJ Célio Lopes, samba e pagode com o Nota Samba, forró sertanejo com Estrela do Vale, e uma apresentação de dança de rua com o grupo Dancing Soul, do projeto Rayane. Também haverá atividades para as crianças e sorteio de brindes.
Segundo o presidente do sindicato Herivelto Vela, manter a realização do evento é algo comemorado pela diretoria da entidade.
“Um evento deste tamanho só é possível porque a grande maioria dos metalúrgicos são sócios do sindicato. É claro que o Processo da Confab está tendo um peso importante nas nossas ações, mas sem os sócios não se faz nada. É o apoio dos sócios que fortalece o sindicato na mesa de negociação e nós dá uma condição trazer muitos benefícios, como esse evento, médico do trabalho, advogados, clube de campo, entre outros”, disse Vela.
O Sítio 4 Milhas fica na av. Antonio Pinheiro Junior, no Jardim Cristina, em frente ao colégio Anglo.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Idosos de nove lares participam de coral, dança de salão e zumba


Um grupo de cerca de 250 idosos de nove lares da região vai participar de uma grande festa de confraternização, promovida pela Fundação José Carlos Rocha, no dia 26 de abril, no Lar Irmã Terezinha, de Pindamonhangaba. O objetivo é levar alegria aos 'vovós' e 'vovós' de instituições atendidas pela Fundação José Carlos da Rocha, cujo idealizador faleceu há 99 anos (abril de 1919) - por isso a festa no mês de aniversário de sua morte.
Além de receber uma festa especial, os idosos também vão participar de diversas atrações. Haverá um coral composto por um grupo de idosos do Lar São Vicente de Paulo (Pindamonhangaba) com a professora Flávia do Amaral; coreografia de zumba gold adaptada desenvolvida pelos professores Viviam Puppio e Ricardo Rodrigues com internos do Centro de Convivência Amélia Ozanam (Tremembé) e da Vila São Vicente de Paulo (São Luiz do Paraitinga).
Além disso, terá dança de salão com Alexandre Botelho para membros da Casa do Ancião Luiza de Marillac (Taubaté); leitura de poemas organizados por Cristiane Dias com os residentes do Lar Vicentino (Lagoinha).
Outra atração da festa será a exposição de telas baseadas em obras do artista Romero Brito, organizada por Letícia Godinho e pintadas por idosos dos lares São Vicente de Paulo e Irmã Terezinha (Pindamonhangaba) e Casa do Ancião Luiza de Marillac (Taubaté), bem como outras atividades envolvendo idosos dos nove lares participantes.
Além das apresentações, música não pode faltar e ficará a comando do cantor Anderson e do DJ Barata. O evento é restrito aos internos dos lares. As pessoas que quiserem colaborar com doação de produtos para a festa ou para os lares e fraldas geriátricas devem ligar para os telefones (12) 3522-6351 ou enviar e-mail para adm@fundacaojcr.org.br.
Relação de lares envolvidos:
Lar Irmã Terezinha e São Vicente de Paulo (Pindamonhangaba), Casa São Francisco de Idosos e Casa do Ancião (Taubaté), Centro de Convivência Amélia Ozanam (Tremembé), Lar Fraterno da Acácia e Lar Frederico Ozanam (Jacareí), Lar Vicentino (Lagoinha), e Vila São Vicente de Paulo (São Luiz do Paraitinga).