sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Sindicato dos Metalúrgicos faz campanha por mais salas de amamentação

Crédito foto: Guilherme Moura
Legenda: À direita, a diretora Maria Auxiliadora, junto às trabalhadoras da Bontaz, onde a licença-maternidade já é de 180 dias


O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba está promovendo uma campanha nas fábricas da cidade pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se encerra nesta sexta-feira, dia 7.
Segundo Maria Auxiliadora, diretora do Departamento da Mulher, a categoria metalúrgica da CUT tem conquistado mais benefícios do que a legislação nacional em termos de proteção à mãe trabalhadora.
“Na Lei 11.770, a licença-maternidade de 180 dias é uma recomendação, mas a nossa categoria já conseguiu em alguns setores que isso seja obrigatório e continua brigando pela extensão dessa cláusula onde ainda não tem. Com a licença de seis meses, a mãe tem mais condições de amamentar seu filho no período mínimo indicado pela medicina”, disse.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva pelo leite materno por seis meses, mas depois desse tempo também é importante continuar com a amamentação, até os dois anos ou mais. Desde 2010, há uma portaria recomendando que as empresas criem salas de apoio à amamentação, onde a trabalhadora pode retirar e armazenar o seu leite para ser dado depois ao seu filho.
“Aqui em Pinda, a Tenaris Confab Tubos é a única fábrica que tem essa sala. Acredito que seja uma das poucas da região. As trabalhadoras usam e aprovam porque querem continuar amamentando. O objetivo nosso é sensibilizar outras fábricas para que também criem essas salas”, disse Auxiliadora.

O conteúdo do boletim distribuído às metalúrgicas e também a portaria com as normas para implantação da sala de amamentação estão disponíveis no site www.sindmetalpinda.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário