sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Capela do Santana corre risco de ser demolida



A Capela Histórica do Santana que foi construída por volta de 1879 está correndo o risco de ser demolida pela Comissão de Obra da Nova Igreja alegando que precisam utilizar o espaço para outros fins. Ao lado da Capela já foi construída uma nova igreja, porém a população é contra a demolição da Capela.
A população que conhece a história da Capela está lutando para que a demolição não aconteça, por causa da importância da memória histórica e afetiva do bairro. A Capela já é tombada pela lei municipal n°4.619/07 em razão de seu valor histórico para cidade.
Diversos órgãos da cidade estão desatentos com o caso da demolição da igreja, porém o Ministério Público entrou com uma ação civil pública de n°4000306-70.2013.8.26.0445 onde pede providências da Prefeitura para promover as reformas necessárias, a completa restauração e manutenção da Igreja do Santana, por se tratar de um imóvel tombado.
Mesmo com a determinação do Ministério Público a Capela se encontra abandonada e sendo utilizada como depósito da nova igreja. Uma das determinações do MP é que a Prefeitura e a Diocese paguem uma multa diária por não cumprimento da preservação da Capela. 
A própria Diocese, embora tenha aprovado em 2010 a restauração da Capela, em um documento deste ano se diz a favor da demolição alegando que desconsidera seu valor histórico.   
Em 2008 o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos aprovou uma verba de R$ 254.681,86 para restauração da Capela do Santana, mas a Prefeitura em 2010 perdeu a verba por demora na execução da licitação.
A população é contra a demolição da Capela por acreditar no seu valor histórico e afetivo, e acreditam que precisa acontecer a restauração do monumento e que a Prefeitura preserve este Patrimônio Histórico Cultural de Pindamonhangaba.  


Um comentário:

  1. Lamento pela falta de organização da prefeitura, e não adianta culpar essa ou aquela gestão, já não basto perder a Casa da Mulher e tem vereador ganhando licitação para mais um porto de areia...

    ResponderExcluir