terça-feira, 29 de outubro de 2024

Monitoramento da educação e mensuração da aprendizagem escolar

 



             Monitoramento e mensuração do trabalho são práticas contínuas da gestão de negócios que visam manter a produtividade, segurança, controle de estoque, entre outros motivos de ordem gerencial. Lisura e integridade da empresa são vitrines fundamentais na sociedade e estão sob a responsabilidade do empregador, que, ao utilizar instrumentos de monitoramento e mensuração da produtividade institucional, proporciona dados para análise e, ao longo do tempo, indicadores suficientes para avaliação dos planos estratégico, tático e operacional da empresa. Acompanhar o processo produtivo e performance profissional requer observância a aspectos legais, a fim de não infringir a legislação, principalmente a liberdade e moral do colaborador.

            Entende-se por monitoramento o acompanhamento de qualquer assunto por diversos meios e ferramentas, podendo ser constante com utilização de câmeras de vídeo, softwares próprios da empresa e e-mail corporativo, ou de modo periódico, por meio de auditorias, balanços financeiros e relatórios diversos. Por mensuração, compreende-se uma avaliação do valor intrínseco de algo e sua respectiva variação, por meio de diversos instrumentos. No campo dos negócios, tanto o monitoramento quanto a mensuração de grandeza são realizados sob a perspectiva utilitária e pragmática, como resposta à dinâmica volátil do mercado consumidor. Transposto os conceitos de monitoramento e mensuração do campo dos negócios para o campo da educação, percebe-se, grosso modo, certa dicotomia, pelo fato de haver monitoramento da educação, sem suficiente e adequada mensuração dos processos de ensino e aprendizagem.

            A educação nos âmbitos federal, estadual e municipal é monitorada por processo censitário e ferramentas tecnológicas que compilam dados educacionais; já a aprendizagem é mensurada por exames que apontam o nível da aprendizagem do estudante por etapa de ensino. Sem maiores dados estatísticos, observa-se acelerado processo de digitalização da educação, resultando em maior monitoramento da educação em larga escala, em detrimento da mensuração da aprendizagem escolar de forma holística, que por sinal, mantém-se consolidada como classificatória. Permanece, nesse caso, o sinal de alerta com a embrionária mercantilização da educação básica, por atrelar fortemente a aprendizagem à instrumentos de monitoramento, tais como plataformas educacionais, que, de recursos complementares, passam a ser instrumentos oficiais de aprendizagem.

            Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), em seu artigo 24, diz que “a verificação da aprendizagem deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre o quantitativo”. Nesse sentido, uma mensuração da aprendizagem se torna completa com o olhar atento e apontamento qualificado do gestor da sala de aula – o professor, que, amparado por instrumentos avaliativos diversos sob a perspectiva holística, como projetos extraclasse e histórico do rendimento escolar, além de apoio de equipe multidisciplinar que forneça parecer descritivo sobre o comportamento e dimensão emocional do estudante, pode apontar sobre uma real mensuração da aprendizagem do estudante, tornando a educação verdadeiramente integral.

            A mensuração da aprendizagem conta com análise de atividades colaborativas, mas será sempre personalizada, por compreender o processo de desenvolvimento de cada estudante, que tem gaps de aprendizagem, pré-disposições psíquicas e sociais para se engajar mais facilmente a determinado método e instrumento avaliativo, bem como identificações com diferentes componentes curriculares, competências e habilidades a serem melhoradas e/ou potencializadas. Monitoramento imparcial da educação e mensuração da aprendizagem escolar de forma holística é possível e é para hoje.

            Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado em Filosofia e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

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