Para o vereador, “na educação, o Coordenador Pedagógico é de suma importância; é o mediador do trabalho coletivo, na busca de qualidade no trabalho educativo”
Na Sessão Ordinária do dia 06 de agosto, o vereador José Carlos Gomes - Cal apresentou o Requerimento nº 2.907/2024, ao Executivo Municipal, com cópia à Secretaria de Educação, em que solicita com urgência, os estudos e as providências para o retorno do cargo de Coordenador Pedagógico em todas as unidades escolares de nossa cidade, mediante indicação como outrora. O requerimento foi aprovado por unanimidade. “Há décadas que nossas unidades escolares não contam com Coordenador Pedagógico, prejudicando o processo educacional”, afirmou.
O Coordenador Pedagógico é um agente transformador, que atua como o principal articulador do cotidiano escolar. A presença deste profissional é indispensável para a conquista do bom desenvolvimento dos professores e alunos. A função do coordenador pedagógico surgiu a partir da transformação na educação entre as décadas de 70 e 90. Com as novas mudanças, nasceu a necessidade de se fomentar novas práticas pedagógicas, trazendo para o cenário educacional a perspectiva de se pensar e de se fazer a educação.
“O Coordenador Pedagógico é uma liderança dentro do ambiente escolar, que atua sob uma visão integrada e participativa de todos os atores sociais, no sentido de mediar, formar, debater, articular, propor, transformar, dentre outras mais. É o profissional que acompanha e gerencia a rotina diária dos professores, avaliando as práticas e a consolidação dos objetivos educacionais”, analisa o vereador Cal.
A partir de suas técnicas e habilidades, o Coordenador Pedagógico desenvolve projetos, juntamente com professores e direção, voltados para o desenvolvimento da aprendizagem, trazendo a perspectiva das transformações sociais para a vivência escolar. “No passado, quando havia o profissional do coordenador pedagógico nas unidades escolares, ele desenvolvia o perfil relacional, e por estar situado numa posição intermediária na hierarquia da gestão, sendo exposto a conflitos de cunho hierárquico vertical entre o diretor, o coordenador pedagógico e o corpo docente. Era o responsável pelos processos administrativo e educacional de qualidade”, ressaltou Cal.
Finalizando o vereador José Carlos Gomes – Cal conclui: “a presença de um coordenador pedagógico dentro das escolas tem como objetivo garantir a formação continuada da equipe de professores e as articulações educacionais no ambiente escolar. Por isso, estou lutando para o retorno desse importante profissional na rede municipal de educação de Pindamonhangaba”.
Retorno??? Muito me admira um vereador com vários mandatos não saber que esse cargo não existe na estrutura da Secretaria de Educação. Passou da hora de sair do gabinete e exercer o papel para o qual foi eleito.
ResponderExcluir